Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25578 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de execução de um jogo em sala de aula: o Rapote. Primeiramente, é apresentada a história do autor e tudo que leva este projeto a ser elaborado. Em seguida, o contexto deste tipo de prática na educação é discutido com base em argumentos de alguns autores que falam de jogos e dos documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. Como eles devem ser aplicados, quais cuidados devem ser tomados e quais os ben efícios de sua aplicação. Posteriormente são apresentados os conceitos que constituem o Rapote em si e que são relevantes para a educação: a álgebra “est á tica” e cálculo mental . Esta parte se baseia muito em documentos oficiais. Ao final, é apresentado o j ogo, com suas regras e particularidades. São propostas reflexões sobre seu uso e qual a importância que ele pode ter para os alunos que usufru a m dele, além de possíveis adaptações. Em anexo , um pequeno texto sobre o Guia PNLD 2020 e os jogos, que nos ajudo u a refletir sobre os jogos e suas relações com os livros didáticos |
id |
UFF-2_4c8c0ffa2ea0459498bbfad2efea04b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25578 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de MatemáticaJogoEducaçãoCálculoJogo em educação matemáticaÁlgebraEnsino de matemáticaEste trabalho apresenta uma proposta de execução de um jogo em sala de aula: o Rapote. Primeiramente, é apresentada a história do autor e tudo que leva este projeto a ser elaborado. Em seguida, o contexto deste tipo de prática na educação é discutido com base em argumentos de alguns autores que falam de jogos e dos documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. Como eles devem ser aplicados, quais cuidados devem ser tomados e quais os ben efícios de sua aplicação. Posteriormente são apresentados os conceitos que constituem o Rapote em si e que são relevantes para a educação: a álgebra “est á tica” e cálculo mental . Esta parte se baseia muito em documentos oficiais. Ao final, é apresentado o j ogo, com suas regras e particularidades. São propostas reflexões sobre seu uso e qual a importância que ele pode ter para os alunos que usufru a m dele, além de possíveis adaptações. Em anexo , um pequeno texto sobre o Guia PNLD 2020 e os jogos, que nos ajudo u a refletir sobre os jogos e suas relações com os livros didáticosInstituto de Matemática e Estatística37 f.37 f.Dassie, Bruno AlvesGomes, Anne Michelle DysmanMarins, Pedro de NogueiraPerez, Daniel Lopes da Silva2022-07-06T14:18:11Z2022-07-06T14:18:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREZ, Daniel Lopes da Silva. Rapote: Uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25578Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T14:05:15Zoai:app.uff.br:1/25578Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:10.294175Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática |
title |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática |
spellingShingle |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática Perez, Daniel Lopes da Silva Jogo Educação Cálculo Jogo em educação matemática Álgebra Ensino de matemática |
title_short |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática |
title_full |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática |
title_fullStr |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática |
title_sort |
Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática |
author |
Perez, Daniel Lopes da Silva |
author_facet |
Perez, Daniel Lopes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dassie, Bruno Alves Gomes, Anne Michelle Dysman Marins, Pedro de Nogueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Daniel Lopes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Educação Cálculo Jogo em educação matemática Álgebra Ensino de matemática |
topic |
Jogo Educação Cálculo Jogo em educação matemática Álgebra Ensino de matemática |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta de execução de um jogo em sala de aula: o Rapote. Primeiramente, é apresentada a história do autor e tudo que leva este projeto a ser elaborado. Em seguida, o contexto deste tipo de prática na educação é discutido com base em argumentos de alguns autores que falam de jogos e dos documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. Como eles devem ser aplicados, quais cuidados devem ser tomados e quais os ben efícios de sua aplicação. Posteriormente são apresentados os conceitos que constituem o Rapote em si e que são relevantes para a educação: a álgebra “est á tica” e cálculo mental . Esta parte se baseia muito em documentos oficiais. Ao final, é apresentado o j ogo, com suas regras e particularidades. São propostas reflexões sobre seu uso e qual a importância que ele pode ter para os alunos que usufru a m dele, além de possíveis adaptações. Em anexo , um pequeno texto sobre o Guia PNLD 2020 e os jogos, que nos ajudo u a refletir sobre os jogos e suas relações com os livros didáticos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-07-06T14:18:11Z 2022-07-06T14:18:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREZ, Daniel Lopes da Silva. Rapote: Uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25578 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
PEREZ, Daniel Lopes da Silva. Rapote: Uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823660796739584 |