"A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ana Isabel Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12794
Resumo: Este trabalho de pesquisa intitulado "A letra do medonho é sua?” Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças, buscou tecer reflexões no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita no qual a poesia aparece como potente elemento da expressão escrita das crianças no cotidiano escolar da turma do 1º ano da alfabetização na Escola Municipal Alzira Carvalho dos Santos, no município de Palma, Zona da Mata Mineira. Dialogamos a respeito das produções de poesias de crianças que ainda não sabem ler e escrever alfabeticamente, mas praticam suas "leituras de mundo" que antecedem o texto escrito e se apropriam dos usos da linguagem a partir do dialogismo da palavra. Percebemos que as crianças ao descobrirem o tecer de poesias com o que recolhem em suas leituras de mundo, sem moldes e sem amarras, elas se tornam sujeitos de sua aprendizagem, aliado a essa descoberta, descortina-se, para essas crianças, a leitura e a escrita como experiência. As discussões teóricas foram desfiadas a partir de Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio e Morais (2011), Kramer (2001). A proposta metodológica utilizada foi a partir do viés qualitativo utilizando os seguintes instrumentos para coletas de dados: observação no cotidiano da escola, conversas com as professoras e com as crianças e anotações no diário de pesquisa. A partir das anotações do Diário de Pesquisa, pudemos compreender que ao tecê-lo ampliamos nossa visão diante do mundo e diante de nós mesmos. Foi utilizado também um levantamento bibliográfico de autores que abordam sobre as temáticas: alfabetização, leitura e escrita
id UFF-2_4cd24293ed645a5124e237c8f84fbb04
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12794
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das criançasCotidianoAlfabetizaçãoPoesiaLeituraEscritaLeitura e escritaAlfabetização de criançasProdução intelectualDaily routineLiteracyPoetryReadingWritingEste trabalho de pesquisa intitulado "A letra do medonho é sua?” Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças, buscou tecer reflexões no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita no qual a poesia aparece como potente elemento da expressão escrita das crianças no cotidiano escolar da turma do 1º ano da alfabetização na Escola Municipal Alzira Carvalho dos Santos, no município de Palma, Zona da Mata Mineira. Dialogamos a respeito das produções de poesias de crianças que ainda não sabem ler e escrever alfabeticamente, mas praticam suas "leituras de mundo" que antecedem o texto escrito e se apropriam dos usos da linguagem a partir do dialogismo da palavra. Percebemos que as crianças ao descobrirem o tecer de poesias com o que recolhem em suas leituras de mundo, sem moldes e sem amarras, elas se tornam sujeitos de sua aprendizagem, aliado a essa descoberta, descortina-se, para essas crianças, a leitura e a escrita como experiência. As discussões teóricas foram desfiadas a partir de Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio e Morais (2011), Kramer (2001). A proposta metodológica utilizada foi a partir do viés qualitativo utilizando os seguintes instrumentos para coletas de dados: observação no cotidiano da escola, conversas com as professoras e com as crianças e anotações no diário de pesquisa. A partir das anotações do Diário de Pesquisa, pudemos compreender que ao tecê-lo ampliamos nossa visão diante do mundo e diante de nós mesmos. Foi utilizado também um levantamento bibliográfico de autores que abordam sobre as temáticas: alfabetização, leitura e escritaThis paper aimed to reflect on the teaching and learning of reading and writing, where poetry appears as a powerful element of written expression in the academic routine of children attending the first year of literacy at Alzira Carvalho dos Santos Municipal School, in Palma, state of Minas Gerais, Brazil. We discussed poetry produced by children who still have not learned how to read and write alphabetically but practice their "world view" that precedes the written text to appropriate of the use of the language that arises from the dialogism present in the word. We realized that as children start producing poetry based on their world views, unframed and unattached, they become responsible for their own learning. In addition to this discovery, children unfold the experience of reading and writing. The theoretical framework used proceeds from Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio and Morais (2011), Kramer (2001). This research used a qualitative method to analyze data collected based on the following: observation of the school’s daily routine, conversations with professors, and notes registered on the Research Notebook. From annotating our findings on the Research Notebook, we were able to widen the view we have on the world and on ourselves. A bibliographical survey was performed with respect to the authors’ literacy, reading, and writing146 f.Souza, Cristiana Callai deReis, Andrea CardosoMorais, JacquelineMagalhães, Ana Isabel Ferreira de2020-02-10T12:34:52Z2020-02-10T12:34:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12794http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-13T18:04:40Zoai:app.uff.br:1/12794Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:11.411642Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
title "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
spellingShingle "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
Magalhães, Ana Isabel Ferreira de
Cotidiano
Alfabetização
Poesia
Leitura
Escrita
Leitura e escrita
Alfabetização de crianças
Produção intelectual
Daily routine
Literacy
Poetry
Reading
Writing
title_short "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
title_full "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
title_fullStr "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
title_full_unstemmed "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
title_sort "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças
author Magalhães, Ana Isabel Ferreira de
author_facet Magalhães, Ana Isabel Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cristiana Callai de
Reis, Andrea Cardoso
Morais, Jacqueline
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ana Isabel Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
Alfabetização
Poesia
Leitura
Escrita
Leitura e escrita
Alfabetização de crianças
Produção intelectual
Daily routine
Literacy
Poetry
Reading
Writing
topic Cotidiano
Alfabetização
Poesia
Leitura
Escrita
Leitura e escrita
Alfabetização de crianças
Produção intelectual
Daily routine
Literacy
Poetry
Reading
Writing
description Este trabalho de pesquisa intitulado "A letra do medonho é sua?” Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças, buscou tecer reflexões no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita no qual a poesia aparece como potente elemento da expressão escrita das crianças no cotidiano escolar da turma do 1º ano da alfabetização na Escola Municipal Alzira Carvalho dos Santos, no município de Palma, Zona da Mata Mineira. Dialogamos a respeito das produções de poesias de crianças que ainda não sabem ler e escrever alfabeticamente, mas praticam suas "leituras de mundo" que antecedem o texto escrito e se apropriam dos usos da linguagem a partir do dialogismo da palavra. Percebemos que as crianças ao descobrirem o tecer de poesias com o que recolhem em suas leituras de mundo, sem moldes e sem amarras, elas se tornam sujeitos de sua aprendizagem, aliado a essa descoberta, descortina-se, para essas crianças, a leitura e a escrita como experiência. As discussões teóricas foram desfiadas a partir de Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio e Morais (2011), Kramer (2001). A proposta metodológica utilizada foi a partir do viés qualitativo utilizando os seguintes instrumentos para coletas de dados: observação no cotidiano da escola, conversas com as professoras e com as crianças e anotações no diário de pesquisa. A partir das anotações do Diário de Pesquisa, pudemos compreender que ao tecê-lo ampliamos nossa visão diante do mundo e diante de nós mesmos. Foi utilizado também um levantamento bibliográfico de autores que abordam sobre as temáticas: alfabetização, leitura e escrita
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-02-10T12:34:52Z
2020-02-10T12:34:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12794
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823693794377728