Ser TDA/H: construções contemporâneas de bioidentidades e o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Gabriela de Sergio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6273
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a análise do processo de construção de bioidentidades a partir do diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDA/H). Deste modo, avaliou-se como a confirmação diagnóstica pode operar como uma classificação capaz de afetar o comportamento e a autodescrição identitária de indivíduos. Este projeto foi motivado devido à grande relevância do tema na atualidade. Essa categoria clínica é considerada como a principal causadora de encaminhamento de crianças a centros especializados de neurologia e saúde mental, e por isso vem se tornando um tema amplamente debatido no campo da saúde mental, no campo educacional e entre o público leigo. A análise de cunho teórico foi produzida a partir de um estudo bibliográfico sobre o TDA/H, e o exame das particularidades bioidentitárias do transtorno foram obtidas através de depoimentos e relatos clínicos amplamente divulgados na literatura especializada e na internet. Com as declarações encontradas pôde-se observar que após o diagnóstico modificações ou produções de certos comportamentos começaram a ocorrer, além de todo um novo olhar sobre si mesmo, e do seu caráter, numa ressignificação de diversas ações ou atitudes agora sob o signo do transtorno. Nota-se ainda que o TDA/H acaba por produzir uma desestigmatização e desresponsabilização por ser considerado como um transtorno neurodesenvolvimental, promovendo um distanciamento das questões morais no comportamento do indivíduo
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