Ser TDA/H: construções contemporâneas de bioidentidades e o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6273 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo a análise do processo de construção de bioidentidades a partir do diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDA/H). Deste modo, avaliou-se como a confirmação diagnóstica pode operar como uma classificação capaz de afetar o comportamento e a autodescrição identitária de indivíduos. Este projeto foi motivado devido à grande relevância do tema na atualidade. Essa categoria clínica é considerada como a principal causadora de encaminhamento de crianças a centros especializados de neurologia e saúde mental, e por isso vem se tornando um tema amplamente debatido no campo da saúde mental, no campo educacional e entre o público leigo. A análise de cunho teórico foi produzida a partir de um estudo bibliográfico sobre o TDA/H, e o exame das particularidades bioidentitárias do transtorno foram obtidas através de depoimentos e relatos clínicos amplamente divulgados na literatura especializada e na internet. Com as declarações encontradas pôde-se observar que após o diagnóstico modificações ou produções de certos comportamentos começaram a ocorrer, além de todo um novo olhar sobre si mesmo, e do seu caráter, numa ressignificação de diversas ações ou atitudes agora sob o signo do transtorno. Nota-se ainda que o TDA/H acaba por produzir uma desestigmatização e desresponsabilização por ser considerado como um transtorno neurodesenvolvimental, promovendo um distanciamento das questões morais no comportamento do indivíduo |
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Ser TDA/H: construções contemporâneas de bioidentidades e o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividadeTDA/HBioidentidadeEfeito de arcoDiagnósticoTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadeDiagnósticoADHDBio-identityLooping effectDiagnosisEste trabalho teve como objetivo a análise do processo de construção de bioidentidades a partir do diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDA/H). Deste modo, avaliou-se como a confirmação diagnóstica pode operar como uma classificação capaz de afetar o comportamento e a autodescrição identitária de indivíduos. Este projeto foi motivado devido à grande relevância do tema na atualidade. Essa categoria clínica é considerada como a principal causadora de encaminhamento de crianças a centros especializados de neurologia e saúde mental, e por isso vem se tornando um tema amplamente debatido no campo da saúde mental, no campo educacional e entre o público leigo. A análise de cunho teórico foi produzida a partir de um estudo bibliográfico sobre o TDA/H, e o exame das particularidades bioidentitárias do transtorno foram obtidas através de depoimentos e relatos clínicos amplamente divulgados na literatura especializada e na internet. Com as declarações encontradas pôde-se observar que após o diagnóstico modificações ou produções de certos comportamentos começaram a ocorrer, além de todo um novo olhar sobre si mesmo, e do seu caráter, numa ressignificação de diversas ações ou atitudes agora sob o signo do transtorno. Nota-se ainda que o TDA/H acaba por produzir uma desestigmatização e desresponsabilização por ser considerado como um transtorno neurodesenvolvimental, promovendo um distanciamento das questões morais no comportamento do indivíduoThis study aimed to analyze the bio-identities construction process of the diagnosis of attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). Thus it was evaluated how a diagnostic can affect the behavior and identity of individual’s self-description. This project was motivated because of the great importance of this topic today. This category is considered as the main source of referral of children to specialized centers of neurology and mental health, and so it has become a theme extensively debated in the mental health field, in the educational field and for the general public. The theoretical analysis was produced from a bibliographic survey on the ADHD, and the examination of bio-identity characteristics were obtained through testimonials and clinical reports widely reported in the literature and on the Internet. With the statements found in the specialized literature and on the Internet, it can be seen that after diagnosis, modification or production of certain behaviors began to occur, and a whole new look about oneself and one’s character, a reinterpretation of several actions or attitudes now under the sign of the disorder. The ADHD produces an unbranded and unaccountability by considering as a neurodevelopmental disorder, promoting a detachment of moral issues in individual behaviorVenturi, Camilo BarbosaSilva, Nancy Lamenza Sholl daFerraz, Gustavo CruzFaria, Gabriela de Sergio2018-04-16T19:26:05Z2018-04-16T19:26:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6273Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T16:49:35Zoai:app.uff.br:1/6273Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:41.756120Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Este trabalho teve como objetivo a análise do processo de construção de bioidentidades a partir do diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDA/H). Deste modo, avaliou-se como a confirmação diagnóstica pode operar como uma classificação capaz de afetar o comportamento e a autodescrição identitária de indivíduos. Este projeto foi motivado devido à grande relevância do tema na atualidade. Essa categoria clínica é considerada como a principal causadora de encaminhamento de crianças a centros especializados de neurologia e saúde mental, e por isso vem se tornando um tema amplamente debatido no campo da saúde mental, no campo educacional e entre o público leigo. A análise de cunho teórico foi produzida a partir de um estudo bibliográfico sobre o TDA/H, e o exame das particularidades bioidentitárias do transtorno foram obtidas através de depoimentos e relatos clínicos amplamente divulgados na literatura especializada e na internet. Com as declarações encontradas pôde-se observar que após o diagnóstico modificações ou produções de certos comportamentos começaram a ocorrer, além de todo um novo olhar sobre si mesmo, e do seu caráter, numa ressignificação de diversas ações ou atitudes agora sob o signo do transtorno. Nota-se ainda que o TDA/H acaba por produzir uma desestigmatização e desresponsabilização por ser considerado como um transtorno neurodesenvolvimental, promovendo um distanciamento das questões morais no comportamento do indivíduo |
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