Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34295 |
Resumo: | O trabalho propõe-se a analisar de que maneira a publicidade tem capturado e representado as Pessoas com Deficiência (PcD), através de uma marca que a define como seu mercado-alvo. Intentamos compreender de que maneira isso ocorre por meio de pesquisa bibliográfica, análise de publicidades com a presença de PcD e estudo de caso de uma marca de moda inclusiva. Sendo assim, abordamos também o papel da moda como perpetuador de padrões de beleza, estereótipos, estigmas e preconceitos e como isso afeta a representação e percepção das PcD pelo imaginário coletivo. Tal análise foi complementada através de pesquisa exploratória qualitativa com pessoas desse grupo. Identificamos a necessidade da utilização de ferramentas de acessibilidade e retratos menos estereotipados das PcD, além da relação do uso da inclusão como recurso para capitalização de uma marca. |
id |
UFF-2_4f68d6a2fd899e847464ed13f09cf5e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34295 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de modaPessoas com Deficiência (PcD)MarketingModa inclusivaInclusãoDiversitywashingPessoa com deficiênciaMarketingModaPublicidadePeople with DisabilitiesAdvertisingAdaptive FashionInclusionDiversitywashingO trabalho propõe-se a analisar de que maneira a publicidade tem capturado e representado as Pessoas com Deficiência (PcD), através de uma marca que a define como seu mercado-alvo. Intentamos compreender de que maneira isso ocorre por meio de pesquisa bibliográfica, análise de publicidades com a presença de PcD e estudo de caso de uma marca de moda inclusiva. Sendo assim, abordamos também o papel da moda como perpetuador de padrões de beleza, estereótipos, estigmas e preconceitos e como isso afeta a representação e percepção das PcD pelo imaginário coletivo. Tal análise foi complementada através de pesquisa exploratória qualitativa com pessoas desse grupo. Identificamos a necessidade da utilização de ferramentas de acessibilidade e retratos menos estereotipados das PcD, além da relação do uso da inclusão como recurso para capitalização de uma marca.This work aims to analyze how advertising has captured and represented People with Disabilities (PWD), through a brand that defines it as its target market. We try to understand how this occurs through bibliographic research, analysis of advertisements with the presence of PWD, and case study of an adaptive fashion brand. Therefore, we also approach the fashion's domain as a perpetuator of beauty standards, stereotypes, stigmas, and prejudices and how it affects the representation and perception of PWD by the collective imaginary. Such analysis was complemented by qualitative exploratory research with people in this group. We identified the need to use accessibility tools and less stereotyped portraits of PWD, in addition to the relationship of using inclusion as a resource for capitalizing a brand.76 p.Abreu, Fernanda Ferreira deBragaglia, Ana PaulaSilva, Geisa Rodrigues Leite daLeite, Isabelle Gomes da Silva2024-08-19T14:29:57Z2024-08-19T14:29:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34295CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-19T14:30:01Zoai:app.uff.br:1/34295Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T14:30:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda |
title |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda |
spellingShingle |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda Leite, Isabelle Gomes da Silva Pessoas com Deficiência (PcD) Marketing Moda inclusiva Inclusão Diversitywashing Pessoa com deficiência Marketing Moda Publicidade People with Disabilities Advertising Adaptive Fashion Inclusion Diversitywashing |
title_short |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda |
title_full |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda |
title_fullStr |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda |
title_full_unstemmed |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda |
title_sort |
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda |
author |
Leite, Isabelle Gomes da Silva |
author_facet |
Leite, Isabelle Gomes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Fernanda Ferreira de Bragaglia, Ana Paula Silva, Geisa Rodrigues Leite da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Isabelle Gomes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com Deficiência (PcD) Marketing Moda inclusiva Inclusão Diversitywashing Pessoa com deficiência Marketing Moda Publicidade People with Disabilities Advertising Adaptive Fashion Inclusion Diversitywashing |
topic |
Pessoas com Deficiência (PcD) Marketing Moda inclusiva Inclusão Diversitywashing Pessoa com deficiência Marketing Moda Publicidade People with Disabilities Advertising Adaptive Fashion Inclusion Diversitywashing |
description |
O trabalho propõe-se a analisar de que maneira a publicidade tem capturado e representado as Pessoas com Deficiência (PcD), através de uma marca que a define como seu mercado-alvo. Intentamos compreender de que maneira isso ocorre por meio de pesquisa bibliográfica, análise de publicidades com a presença de PcD e estudo de caso de uma marca de moda inclusiva. Sendo assim, abordamos também o papel da moda como perpetuador de padrões de beleza, estereótipos, estigmas e preconceitos e como isso afeta a representação e percepção das PcD pelo imaginário coletivo. Tal análise foi complementada através de pesquisa exploratória qualitativa com pessoas desse grupo. Identificamos a necessidade da utilização de ferramentas de acessibilidade e retratos menos estereotipados das PcD, além da relação do uso da inclusão como recurso para capitalização de uma marca. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-19T14:29:57Z 2024-08-19T14:29:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34295 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823554128248832 |