Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Isabelle Gomes da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34295
Resumo: O trabalho propõe-se a analisar de que maneira a publicidade tem capturado e representado as Pessoas com Deficiência (PcD), através de uma marca que a define como seu mercado-alvo. Intentamos compreender de que maneira isso ocorre por meio de pesquisa bibliográfica, análise de publicidades com a presença de PcD e estudo de caso de uma marca de moda inclusiva. Sendo assim, abordamos também o papel da moda como perpetuador de padrões de beleza, estereótipos, estigmas e preconceitos e como isso afeta a representação e percepção das PcD pelo imaginário coletivo. Tal análise foi complementada através de pesquisa exploratória qualitativa com pessoas desse grupo. Identificamos a necessidade da utilização de ferramentas de acessibilidade e retratos menos estereotipados das PcD, além da relação do uso da inclusão como recurso para capitalização de uma marca.
id UFF-2_4f68d6a2fd899e847464ed13f09cf5e0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34295
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de modaPessoas com Deficiência (PcD)MarketingModa inclusivaInclusãoDiversitywashingPessoa com deficiênciaMarketingModaPublicidadePeople with DisabilitiesAdvertisingAdaptive FashionInclusionDiversitywashingO trabalho propõe-se a analisar de que maneira a publicidade tem capturado e representado as Pessoas com Deficiência (PcD), através de uma marca que a define como seu mercado-alvo. Intentamos compreender de que maneira isso ocorre por meio de pesquisa bibliográfica, análise de publicidades com a presença de PcD e estudo de caso de uma marca de moda inclusiva. Sendo assim, abordamos também o papel da moda como perpetuador de padrões de beleza, estereótipos, estigmas e preconceitos e como isso afeta a representação e percepção das PcD pelo imaginário coletivo. Tal análise foi complementada através de pesquisa exploratória qualitativa com pessoas desse grupo. Identificamos a necessidade da utilização de ferramentas de acessibilidade e retratos menos estereotipados das PcD, além da relação do uso da inclusão como recurso para capitalização de uma marca.This work aims to analyze how advertising has captured and represented People with Disabilities (PWD), through a brand that defines it as its target market. We try to understand how this occurs through bibliographic research, analysis of advertisements with the presence of PWD, and case study of an adaptive fashion brand. Therefore, we also approach the fashion's domain as a perpetuator of beauty standards, stereotypes, stigmas, and prejudices and how it affects the representation and perception of PWD by the collective imaginary. Such analysis was complemented by qualitative exploratory research with people in this group. We identified the need to use accessibility tools and less stereotyped portraits of PWD, in addition to the relationship of using inclusion as a resource for capitalizing a brand.76 p.Abreu, Fernanda Ferreira deBragaglia, Ana PaulaSilva, Geisa Rodrigues Leite daLeite, Isabelle Gomes da Silva2024-08-19T14:29:57Z2024-08-19T14:29:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34295CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-19T14:30:01Zoai:app.uff.br:1/34295Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T14:30:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
title Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
spellingShingle Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
Leite, Isabelle Gomes da Silva
Pessoas com Deficiência (PcD)
Marketing
Moda inclusiva
Inclusão
Diversitywashing
Pessoa com deficiência
Marketing
Moda
Publicidade
People with Disabilities
Advertising
Adaptive Fashion
Inclusion
Diversitywashing
title_short Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
title_full Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
title_fullStr Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
title_full_unstemmed Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
title_sort Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
author Leite, Isabelle Gomes da Silva
author_facet Leite, Isabelle Gomes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Fernanda Ferreira de
Bragaglia, Ana Paula
Silva, Geisa Rodrigues Leite da
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Isabelle Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com Deficiência (PcD)
Marketing
Moda inclusiva
Inclusão
Diversitywashing
Pessoa com deficiência
Marketing
Moda
Publicidade
People with Disabilities
Advertising
Adaptive Fashion
Inclusion
Diversitywashing
topic Pessoas com Deficiência (PcD)
Marketing
Moda inclusiva
Inclusão
Diversitywashing
Pessoa com deficiência
Marketing
Moda
Publicidade
People with Disabilities
Advertising
Adaptive Fashion
Inclusion
Diversitywashing
description O trabalho propõe-se a analisar de que maneira a publicidade tem capturado e representado as Pessoas com Deficiência (PcD), através de uma marca que a define como seu mercado-alvo. Intentamos compreender de que maneira isso ocorre por meio de pesquisa bibliográfica, análise de publicidades com a presença de PcD e estudo de caso de uma marca de moda inclusiva. Sendo assim, abordamos também o papel da moda como perpetuador de padrões de beleza, estereótipos, estigmas e preconceitos e como isso afeta a representação e percepção das PcD pelo imaginário coletivo. Tal análise foi complementada através de pesquisa exploratória qualitativa com pessoas desse grupo. Identificamos a necessidade da utilização de ferramentas de acessibilidade e retratos menos estereotipados das PcD, além da relação do uso da inclusão como recurso para capitalização de uma marca.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-19T14:29:57Z
2024-08-19T14:29:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34295
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823554128248832