Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62929 |
Resumo: | Existe uma crescente preocupação com a responsabilização social das organizações, inclusive com a causa da diversidade. Como consequência, muitas empresas buscam se atualizar perante o mercado, gerindo a marca empregadora e explorando a diversidade como diferencial. Apesar disso, muitos discursos organizacionais não são observados na prática, sendo apenas de “fachada”, prática conhecida como bluewashing ou mesmo diversitywashing. À luz do exposto, o trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação das organizações quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de como eles percebem a efetividade (ou não) das ações divulgadas. O referencial teórico englobou as bases conceituais de Marca Empregadora (Employer Branding), diversidade e bluewashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de dois grupos focais (focus group) com entrevistas semiestruturadas, o primeiro composto por univesitários em regime de estágio e o segundo com funcionários em regime efetivo (CLT). Como resultado, destacou-se a importância das práticas supracitadas na percepção geral dos participantes, com nítidos consequentes benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Ainda, reconheceu-se a ampla divulgação do meio organizacional nesse sentido, porém com pouca prática que respalde efetivamente tais discursos, promovendo uma desconfiança geral dos funcionários acerca das práticas veiculadas pelas organizações. |
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Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?Marca empregadoraDiversidadeBluewashingDiversitywashingGrupo focalExiste uma crescente preocupação com a responsabilização social das organizações, inclusive com a causa da diversidade. Como consequência, muitas empresas buscam se atualizar perante o mercado, gerindo a marca empregadora e explorando a diversidade como diferencial. Apesar disso, muitos discursos organizacionais não são observados na prática, sendo apenas de “fachada”, prática conhecida como bluewashing ou mesmo diversitywashing. À luz do exposto, o trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação das organizações quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de como eles percebem a efetividade (ou não) das ações divulgadas. O referencial teórico englobou as bases conceituais de Marca Empregadora (Employer Branding), diversidade e bluewashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de dois grupos focais (focus group) com entrevistas semiestruturadas, o primeiro composto por univesitários em regime de estágio e o segundo com funcionários em regime efetivo (CLT). Como resultado, destacou-se a importância das práticas supracitadas na percepção geral dos participantes, com nítidos consequentes benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Ainda, reconheceu-se a ampla divulgação do meio organizacional nesse sentido, porém com pouca prática que respalde efetivamente tais discursos, promovendo uma desconfiança geral dos funcionários acerca das práticas veiculadas pelas organizações.There is a growing concern with the social responsibility of organizations, including diversity. Consequently, many companies seek to update themselves for the market, managing the employer brand and exploring diversity as a differential. Despite this, many organizational discourses are not observed in practice, keeping these actions only in order to external image, a practice known as bluewashing or even diversitywashing. Considering this, the objective of this work was to analyze the perception of employees about the performance of organizations regarding the management of the employer brand and the issue of diversity, especially in the sense of how they perceive the effectiveness (or not) of the actions disclosed. The theoretical framework encompassed the conceptual bases of Employer Branding, diversity and bluewashing. As a method, a qualitative approach was used, carried out through two focus groups with semi-structured interviews, the first composed of university students in an internship regime and the second with permanent employees (CLT). As a result, the importance of the practices was highlighted in the general perception of the participants, with clear consequent benefits for both employees and organizations. Still, the wide dissemination of the organizational environment in this sense was recognized, but with little practice that effectively supports such discourses, promoting a general distrust of employees about the practices conveyed by organizations.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAndreoli, Taís Pasquotto [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4402149857270524http://lattes.cnpq.br/5517945693216027Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]2022-02-16T20:23:44Z2022-02-16T20:23:44Z2022-02-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion39 f.application/pdfFREITAS, Fernanda Arruda de. Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.https://hdl.handle.net/11600/62929porOsasco, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:33:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62929Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:33:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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