Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62929
Resumo: Existe uma crescente preocupação com a responsabilização social das organizações, inclusive com a causa da diversidade. Como consequência, muitas empresas buscam se atualizar perante o mercado, gerindo a marca empregadora e explorando a diversidade como diferencial. Apesar disso, muitos discursos organizacionais não são observados na prática, sendo apenas de “fachada”, prática conhecida como bluewashing ou mesmo diversitywashing. À luz do exposto, o trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação das organizações quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de como eles percebem a efetividade (ou não) das ações divulgadas. O referencial teórico englobou as bases conceituais de Marca Empregadora (Employer Branding), diversidade e bluewashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de dois grupos focais (focus group) com entrevistas semiestruturadas, o primeiro composto por univesitários em regime de estágio e o segundo com funcionários em regime efetivo (CLT). Como resultado, destacou-se a importância das práticas supracitadas na percepção geral dos participantes, com nítidos consequentes benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Ainda, reconheceu-se a ampla divulgação do meio organizacional nesse sentido, porém com pouca prática que respalde efetivamente tais discursos, promovendo uma desconfiança geral dos funcionários acerca das práticas veiculadas pelas organizações.
id UFSP_dd02a465b67e796c7c2119c065b74328
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62929
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?Marca empregadoraDiversidadeBluewashingDiversitywashingGrupo focalExiste uma crescente preocupação com a responsabilização social das organizações, inclusive com a causa da diversidade. Como consequência, muitas empresas buscam se atualizar perante o mercado, gerindo a marca empregadora e explorando a diversidade como diferencial. Apesar disso, muitos discursos organizacionais não são observados na prática, sendo apenas de “fachada”, prática conhecida como bluewashing ou mesmo diversitywashing. À luz do exposto, o trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação das organizações quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de como eles percebem a efetividade (ou não) das ações divulgadas. O referencial teórico englobou as bases conceituais de Marca Empregadora (Employer Branding), diversidade e bluewashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de dois grupos focais (focus group) com entrevistas semiestruturadas, o primeiro composto por univesitários em regime de estágio e o segundo com funcionários em regime efetivo (CLT). Como resultado, destacou-se a importância das práticas supracitadas na percepção geral dos participantes, com nítidos consequentes benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Ainda, reconheceu-se a ampla divulgação do meio organizacional nesse sentido, porém com pouca prática que respalde efetivamente tais discursos, promovendo uma desconfiança geral dos funcionários acerca das práticas veiculadas pelas organizações.There is a growing concern with the social responsibility of organizations, including diversity. Consequently, many companies seek to update themselves for the market, managing the employer brand and exploring diversity as a differential. Despite this, many organizational discourses are not observed in practice, keeping these actions only in order to external image, a practice known as bluewashing or even diversitywashing. Considering this, the objective of this work was to analyze the perception of employees about the performance of organizations regarding the management of the employer brand and the issue of diversity, especially in the sense of how they perceive the effectiveness (or not) of the actions disclosed. The theoretical framework encompassed the conceptual bases of Employer Branding, diversity and bluewashing. As a method, a qualitative approach was used, carried out through two focus groups with semi-structured interviews, the first composed of university students in an internship regime and the second with permanent employees (CLT). As a result, the importance of the practices was highlighted in the general perception of the participants, with clear consequent benefits for both employees and organizations. Still, the wide dissemination of the organizational environment in this sense was recognized, but with little practice that effectively supports such discourses, promoting a general distrust of employees about the practices conveyed by organizations.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAndreoli, Taís Pasquotto [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4402149857270524http://lattes.cnpq.br/5517945693216027Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]2022-02-16T20:23:44Z2022-02-16T20:23:44Z2022-02-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion39 f.application/pdfFREITAS, Fernanda Arruda de. Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.https://hdl.handle.net/11600/62929porOsasco, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:33:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62929Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:33:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
title Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
spellingShingle Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]
Marca empregadora
Diversidade
Bluewashing
Diversitywashing
Grupo focal
title_short Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
title_full Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
title_fullStr Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
title_full_unstemmed Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
title_sort Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?
author Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]
author_facet Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andreoli, Taís Pasquotto [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4402149857270524
http://lattes.cnpq.br/5517945693216027
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Fernanda Arruda de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Marca empregadora
Diversidade
Bluewashing
Diversitywashing
Grupo focal
topic Marca empregadora
Diversidade
Bluewashing
Diversitywashing
Grupo focal
description Existe uma crescente preocupação com a responsabilização social das organizações, inclusive com a causa da diversidade. Como consequência, muitas empresas buscam se atualizar perante o mercado, gerindo a marca empregadora e explorando a diversidade como diferencial. Apesar disso, muitos discursos organizacionais não são observados na prática, sendo apenas de “fachada”, prática conhecida como bluewashing ou mesmo diversitywashing. À luz do exposto, o trabalho teve como objetivo analisar a percepção de funcionários acerca da atuação das organizações quanto à gestão da marca empregadora e à questão da diversidade, especialmente no sentido de como eles percebem a efetividade (ou não) das ações divulgadas. O referencial teórico englobou as bases conceituais de Marca Empregadora (Employer Branding), diversidade e bluewashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de dois grupos focais (focus group) com entrevistas semiestruturadas, o primeiro composto por univesitários em regime de estágio e o segundo com funcionários em regime efetivo (CLT). Como resultado, destacou-se a importância das práticas supracitadas na percepção geral dos participantes, com nítidos consequentes benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Ainda, reconheceu-se a ampla divulgação do meio organizacional nesse sentido, porém com pouca prática que respalde efetivamente tais discursos, promovendo uma desconfiança geral dos funcionários acerca das práticas veiculadas pelas organizações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16T20:23:44Z
2022-02-16T20:23:44Z
2022-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Fernanda Arruda de. Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.
https://hdl.handle.net/11600/62929
identifier_str_mv FREITAS, Fernanda Arruda de. Marca empregadora e diversidade nas organizações: realidade ou bluewashing?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.
url https://hdl.handle.net/11600/62929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Osasco, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268448213041152