Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiengo, Yuri Állan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238593
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as relações didáticas/metodológicas envolvidas e abordadas dentro dos museus e centros de ciência, buscando explorar de forma qualitativa como se é dado o ensino informal de física em tais ambientes a partir do uso de experimentos didáticos, a divulgação de ciência, analisar o que caracterizam os experimentos didáticos de tais espaços, assim como a forma de interação planejada com o publico alvo. A partir dos museus escolhidos para análise (museu Curie e museu Catavento) iremos apontar elementos que enriqueçam o ensino de física e a forma como eles podem vir a despertar o interesse do visitante por ciências. Visando ainda, formas de interação entre as escolas e os museus, buscando explorar as maneiras que esses ambientes tem para enriquecer o ensino de física a partir de uma parceria.
id UNSP_e536208e039d2fdd6501d961f02b8bed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238593
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciênciasPhysics Teaching and didactic experiments: emphasis and perspectives in museums and science centersMuseu de CiênciaEnsino de FísicaDivulgação cientificaScience MuseumPhysics TeachingScientific divulgationO presente trabalho trata-se de um estudo sobre as relações didáticas/metodológicas envolvidas e abordadas dentro dos museus e centros de ciência, buscando explorar de forma qualitativa como se é dado o ensino informal de física em tais ambientes a partir do uso de experimentos didáticos, a divulgação de ciência, analisar o que caracterizam os experimentos didáticos de tais espaços, assim como a forma de interação planejada com o publico alvo. A partir dos museus escolhidos para análise (museu Curie e museu Catavento) iremos apontar elementos que enriqueçam o ensino de física e a forma como eles podem vir a despertar o interesse do visitante por ciências. Visando ainda, formas de interação entre as escolas e os museus, buscando explorar as maneiras que esses ambientes tem para enriquecer o ensino de física a partir de uma parceria.The present work is a study on the didactic/methodological relationships involved and addressed within museums and science centers, seeking to explore in a qualitative way how the informal teaching of physics is given in such environments from the use of didactic experiments, the dissemination of science, analyze what characterize the didactic experiments of such spaces, as well as the planned form of interaction with the target audience. From the museums chosen for analysis (Curie museum and Catavento museum) we will point out elements that enrich the teaching of physics and the way in which they may awaken the visitor's interest in science. Still aiming at forms of interaction between schools and museums, seeking to explore the ways that these environments have to enrich the teaching of physics from a partnership.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tiengo, Yuri Állan2023-01-06T13:34:22Z2023-01-06T13:34:22Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:18:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
Physics Teaching and didactic experiments: emphasis and perspectives in museums and science centers
title Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
spellingShingle Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
Tiengo, Yuri Állan
Museu de Ciência
Ensino de Física
Divulgação cientifica
Science Museum
Physics Teaching
Scientific divulgation
title_short Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
title_full Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
title_fullStr Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
title_full_unstemmed Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
title_sort Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
author Tiengo, Yuri Állan
author_facet Tiengo, Yuri Állan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiengo, Yuri Állan
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de Ciência
Ensino de Física
Divulgação cientifica
Science Museum
Physics Teaching
Scientific divulgation
topic Museu de Ciência
Ensino de Física
Divulgação cientifica
Science Museum
Physics Teaching
Scientific divulgation
description O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as relações didáticas/metodológicas envolvidas e abordadas dentro dos museus e centros de ciência, buscando explorar de forma qualitativa como se é dado o ensino informal de física em tais ambientes a partir do uso de experimentos didáticos, a divulgação de ciência, analisar o que caracterizam os experimentos didáticos de tais espaços, assim como a forma de interação planejada com o publico alvo. A partir dos museus escolhidos para análise (museu Curie e museu Catavento) iremos apontar elementos que enriqueçam o ensino de física e a forma como eles podem vir a despertar o interesse do visitante por ciências. Visando ainda, formas de interação entre as escolas e os museus, buscando explorar as maneiras que esses ambientes tem para enriquecer o ensino de física a partir de uma parceria.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
2023-01-06T13:34:22Z
2023-01-06T13:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238593
url http://hdl.handle.net/11449/238593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650007906123776