Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238593 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as relações didáticas/metodológicas envolvidas e abordadas dentro dos museus e centros de ciência, buscando explorar de forma qualitativa como se é dado o ensino informal de física em tais ambientes a partir do uso de experimentos didáticos, a divulgação de ciência, analisar o que caracterizam os experimentos didáticos de tais espaços, assim como a forma de interação planejada com o publico alvo. A partir dos museus escolhidos para análise (museu Curie e museu Catavento) iremos apontar elementos que enriqueçam o ensino de física e a forma como eles podem vir a despertar o interesse do visitante por ciências. Visando ainda, formas de interação entre as escolas e os museus, buscando explorar as maneiras que esses ambientes tem para enriquecer o ensino de física a partir de uma parceria. |
id |
UNSP_e536208e039d2fdd6501d961f02b8bed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238593 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciênciasPhysics Teaching and didactic experiments: emphasis and perspectives in museums and science centersMuseu de CiênciaEnsino de FísicaDivulgação cientificaScience MuseumPhysics TeachingScientific divulgationO presente trabalho trata-se de um estudo sobre as relações didáticas/metodológicas envolvidas e abordadas dentro dos museus e centros de ciência, buscando explorar de forma qualitativa como se é dado o ensino informal de física em tais ambientes a partir do uso de experimentos didáticos, a divulgação de ciência, analisar o que caracterizam os experimentos didáticos de tais espaços, assim como a forma de interação planejada com o publico alvo. A partir dos museus escolhidos para análise (museu Curie e museu Catavento) iremos apontar elementos que enriqueçam o ensino de física e a forma como eles podem vir a despertar o interesse do visitante por ciências. Visando ainda, formas de interação entre as escolas e os museus, buscando explorar as maneiras que esses ambientes tem para enriquecer o ensino de física a partir de uma parceria.The present work is a study on the didactic/methodological relationships involved and addressed within museums and science centers, seeking to explore in a qualitative way how the informal teaching of physics is given in such environments from the use of didactic experiments, the dissemination of science, analyze what characterize the didactic experiments of such spaces, as well as the planned form of interaction with the target audience. From the museums chosen for analysis (Curie museum and Catavento museum) we will point out elements that enrich the teaching of physics and the way in which they may awaken the visitor's interest in science. Still aiming at forms of interaction between schools and museums, seeking to explore the ways that these environments have to enrich the teaching of physics from a partnership.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tiengo, Yuri Állan2023-01-06T13:34:22Z2023-01-06T13:34:22Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:18:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências Physics Teaching and didactic experiments: emphasis and perspectives in museums and science centers |
title |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências |
spellingShingle |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências Tiengo, Yuri Állan Museu de Ciência Ensino de Física Divulgação cientifica Science Museum Physics Teaching Scientific divulgation |
title_short |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências |
title_full |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências |
title_fullStr |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências |
title_full_unstemmed |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências |
title_sort |
Ensino de Física e experimentos didáticos: ênfases e perspectivas em museus e centros de ciências |
author |
Tiengo, Yuri Állan |
author_facet |
Tiengo, Yuri Állan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiengo, Yuri Állan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu de Ciência Ensino de Física Divulgação cientifica Science Museum Physics Teaching Scientific divulgation |
topic |
Museu de Ciência Ensino de Física Divulgação cientifica Science Museum Physics Teaching Scientific divulgation |
description |
O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as relações didáticas/metodológicas envolvidas e abordadas dentro dos museus e centros de ciência, buscando explorar de forma qualitativa como se é dado o ensino informal de física em tais ambientes a partir do uso de experimentos didáticos, a divulgação de ciência, analisar o que caracterizam os experimentos didáticos de tais espaços, assim como a forma de interação planejada com o publico alvo. A partir dos museus escolhidos para análise (museu Curie e museu Catavento) iremos apontar elementos que enriqueçam o ensino de física e a forma como eles podem vir a despertar o interesse do visitante por ciências. Visando ainda, formas de interação entre as escolas e os museus, buscando explorar as maneiras que esses ambientes tem para enriquecer o ensino de física a partir de uma parceria. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24 2023-01-06T13:34:22Z 2023-01-06T13:34:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238593 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650007906123776 |