Libras e o ensino de Ciências de Bioquímica no curso de Ciências e Biológicas: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Mariana Olaya Lourenço
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31848
Resumo: O aumento expressivo do ingresso de estudantes com as mais diversas deficiências no Ensino Superior torna urgente a adoção de medidas que promovam a inclusão desses indivíduos no ambiente acadêmico. Já existem normas e critérios estabelecidos por lei que visam garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nesses espaços, dentre elas, os estudantes surdos. No caso da UFF, a disponibilização de tradutores e intérpretes de Libras para alunos com surdez é um exemplo de uma dessas políticas educacionais. Porém, é evidente que para esse processo de inclusão ocorrer efetivamente é essencial, para além dessas políticas, ações colaborativas de todas as frentes envolvidas com desenvolvimento educacional do aluno, como equipes bilíngues, grupos de pesquisas, professores e os próprios alunos. Este trabalho surgiu com a entrada da primeira aluna surda da história do curso de Ciências Biológicas da UFF. O fato das disciplinas do curso, como é o caso da Bioquímica, tratarem de assuntos complexos e específicos, criou obstáculos para os intérpretes, que em sua grande maioria não possuem formação na área científica. Neste sentido, criou-se um melhor planejamento para acompanhar a aluna e garantir tanto a sua permanência quanto sua conclusão do curso. O objetivo do estudo foi relatar como se deu esse acompanhamento, especificamente na disciplina de Bioquímica, e identificar os principais obstáculos presentes no processo de ensino e aprendizagem da estudante. Lembrando que o período cursado foi o primeiro no formato remoto, gerando ainda mais dificuldades. Foi realizado o acompanhamento da aluna, pela autora deste trabalho, ouvinte, fluente em Libras e aluna do mesmo curso, em todas as aulas síncronas da disciplina, além de reuniões com a mesma, no formato de sessões de monitoria, para um apoio extraclasse. Além disso, as aulas ministradas foram gravadas e posteriormente analisadas com intuito de identificar se existiu alguma conceituação equivocada durante as interpretações. Também foi realizado um levantamento de sinais em Libras referente a conceitos da disciplina. Por fim, os profissionais intérpretes foram entrevistados para que fosse possível evidenciar pontos importantes a respeito do processo. A mediação realizada pela aluna ouvinte se demonstrou muito eficaz. Ressaltou-se que, apesar da existência de alguns sinais-termos relacionados à área, o vocabulário científico da Libras ainda é incipiente. Foram identificados também alguns equívocos de conceituação por parte dos intérpretes, visto que os mesmos não possuem formação na área. Além disso, percebeu-se que, apesar da mobilização dos professores, intérpretes, mediadores, alguns pontos ainda precisam ser melhorados como comunicação, estratégias didáticas e metodológicas, dentre outros. O modo de Ensino Remoto criou ainda mais obstáculos nesse processo, sendo o maior deles a impossibilidade de interação entre a equipe e a estudante surda. Neste sentido, torna-se urgente a criação de programas que garantam a inclusão e integração desses alunos de forma plena, para além das políticas estabelecidas por lei, que se demonstraram insuficientes.
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Porém, é evidente que para esse processo de inclusão ocorrer efetivamente é essencial, para além dessas políticas, ações colaborativas de todas as frentes envolvidas com desenvolvimento educacional do aluno, como equipes bilíngues, grupos de pesquisas, professores e os próprios alunos. Este trabalho surgiu com a entrada da primeira aluna surda da história do curso de Ciências Biológicas da UFF. O fato das disciplinas do curso, como é o caso da Bioquímica, tratarem de assuntos complexos e específicos, criou obstáculos para os intérpretes, que em sua grande maioria não possuem formação na área científica. Neste sentido, criou-se um melhor planejamento para acompanhar a aluna e garantir tanto a sua permanência quanto sua conclusão do curso. O objetivo do estudo foi relatar como se deu esse acompanhamento, especificamente na disciplina de Bioquímica, e identificar os principais obstáculos presentes no processo de ensino e aprendizagem da estudante. Lembrando que o período cursado foi o primeiro no formato remoto, gerando ainda mais dificuldades. Foi realizado o acompanhamento da aluna, pela autora deste trabalho, ouvinte, fluente em Libras e aluna do mesmo curso, em todas as aulas síncronas da disciplina, além de reuniões com a mesma, no formato de sessões de monitoria, para um apoio extraclasse. Além disso, as aulas ministradas foram gravadas e posteriormente analisadas com intuito de identificar se existiu alguma conceituação equivocada durante as interpretações. Também foi realizado um levantamento de sinais em Libras referente a conceitos da disciplina. Por fim, os profissionais intérpretes foram entrevistados para que fosse possível evidenciar pontos importantes a respeito do processo. A mediação realizada pela aluna ouvinte se demonstrou muito eficaz. Ressaltou-se que, apesar da existência de alguns sinais-termos relacionados à área, o vocabulário científico da Libras ainda é incipiente. Foram identificados também alguns equívocos de conceituação por parte dos intérpretes, visto que os mesmos não possuem formação na área. Além disso, percebeu-se que, apesar da mobilização dos professores, intérpretes, mediadores, alguns pontos ainda precisam ser melhorados como comunicação, estratégias didáticas e metodológicas, dentre outros. O modo de Ensino Remoto criou ainda mais obstáculos nesse processo, sendo o maior deles a impossibilidade de interação entre a equipe e a estudante surda. Neste sentido, torna-se urgente a criação de programas que garantam a inclusão e integração desses alunos de forma plena, para além das políticas estabelecidas por lei, que se demonstraram insuficientes.The significant increase in the admission of students with diverse deficiencies in University education makes it urgent to adopt measures that promote the inclusion of these individuals in the academic environment. There are already norms and criteria established by law that aim to guarantee the accessibility of people with disabilities or reduced mobility in these spaces, including deaf students. In the case of UFF, the availability of Libras translators and interpreters for deaf students is an example of one of these educational policies. However, it is evident that, in addition to these policies, collaborative actions from all areas involved in the student's educational development, such as bilingual teams, research groups, teachers and the students themselves, are essential for this inclusion process to occur effectively. This work began with the entry of the first deaf student in the Biological Sciences course at UFF. The fact that the course's disciplines, such as Biochemistry, deal with complex and specific concepts, created obstacles for interpreters, who for the most part are not graduated in the scientific area. In this sense, a better plan was created to keep up with the student and ensure both her permanence and her completion of the course. The goal of this study is to report how this monitoring took place, specifically in the discipline of Biochemistry, and to identify the main obstacles present in the student's learning process. It is worth mentioning that the period attended was the first in remote format, generating even more difficulties. The student was monitored by the author of this work, a listener, fluent in Libras and a student of the same course, in all synchronous classes of the discipline, in addition to meetings with her, as a tutor, for extra-class support. In addition, the classes taught were recorded and later analyzed in order to identify if there was any misconception during the interpretations. Data collection of Libras signs referring Biochemistry's concepts was also carried out. Finally, professional interpreters were interviewed so that it was possible to highlight important points about the process. The mediation performed by the listening student proved to be very effective. It was highlighted that, despite the existence of some signs related to the area, the scientific vocabulary of Libras is still incipient. Some conceptual misconceptions by the interpreters were also identified, as they do not have graduation in the area. In addition, it was noticed that, despite the mobilization of teachers, interpreters and mediators, some points still need to be improved, such as communication, didactic and methodological strategies, among others. The remote learning mode created even more obstacles in this process, the biggest one being the impossibility of interaction between the team and the deaf student. In this sense, it is urgent to create programs that fully guarantee the inclusion and integration of these students, apart from the policies established by law, which proved to be insufficient.43 f.Ribeiro, Manuel Gustavo LeitãoDawes, Tathianna PradoCabral, Luiz MorsFrancisco, Gildete da Silva Amorim MendesMendes, Maria Cristina BarbosaLeal, Mariana Olaya Lourenço2024-01-09T14:02:01Z2024-01-09T14:02:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEAL, Mariana Olaya Lourenço. Libras e o ensino de Ciências de Bioquímica no curso de Ciências e Biológicas: um relato de experiência. 43 f. 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