O comportamento do consumidor na era digital: informações em meios digitais e sua influência no processo decisório de compra dos consumidores de maquiagem do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Raquel Amorim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11323
Resumo: No atual contexto da era digital, este trabalho se propõe a investigar como as informações compartilhadas em meios virtuais influenciam as decisões de compra de consumidores, tendo como limitador os consumidores de maquiagem do Rio de Janeiro. Os conceitos de comportamento do consumidor, processo decisório, o papel do marketing, fatores de influência e consumo na era digital, foram discutidos através de pesquisa bibliográfica, que serviu como embasamento teórico para a pesquisa de campo. Esta foi realizada por meio de uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário do tipo survey, aplicado a 100 consumidores de maquiagem, no 1º semestre do ano 2019. A análise dos dados obtidos indicou que o consumidor de maquiagem atual é jovem, se mostra constantemente conectado, acessando mídias digitais. Esse consumidor tem na internet sua fonte principal de busca de informações para orientar seu processo decisório de compra. Por fim, concluímos que as informações disponíveis em meios virtuais são atualmente a principal fonte para auxiliar os consumidores de maquiagem em seu processo decisório. Esses jovens buscam, principalmente, experiências de compra de outros consumidores como ele. Esse processo, porém, não invalida as informações que são transmitidas em grupos sociais da vida real. Ademais, os consumidores não são atuantes em compartilhar suas experiências na internet. Vale ressaltar que esta pesquisa está limitada a certo número de participantes, e pode figurar pouca representatividade frente à quantidade de consumidores de maquiagem. Diante disso, esse estudo não busca esgotar os aspectos do tema, mas fomentar uma análise e interesse pelo assunto, e servir como orientação para trabalhos futuros
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