O influenciador digital e as intenções de compra de consumidores da Geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carmela Domingues Mathias dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238352
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender o papel do influenciador digital e as intenções de compras de consumidores da geração Z. Busca-se entender a conexão da geração Z com o influenciador digital, o seu comportamento em redes sociais e a sua atitude e confiança em relação a um produto quando divulgado pelo influenciador. A partir de uma revisão de literatura, foi desenvolvido um questionário para uma pesquisa experimental, de caráter causal. Os resultados indicaram que os jovens dessa geração são muito presentes nas redes sociais, seguem os influenciadores digitais em suas plataformas, consomem os diversos conteúdos produzidos por eles e o principal motivo que os levam a seguir, é a afinidade com o perfil do influenciador. No que se diz respeito a atitude e a confiança, nota-se que a atitude é menos positiva quando o produto é promovido pelo influenciador, fazendo com que a confiança se torne menor também. Desse modo, é possível perceber que a confiança medeia a relação entre quem está apresentando o produto e a atitude. Portanto, conclui-se que os influenciadores digitais são capazes de influenciar os consumidores da geração Z, apenas quando há uma relação de confiança por parte desses jovens.
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