O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Viviani Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29159
Resumo: No Brasil, a inclusão escolar vem se desenvolvendo e ganhando força por meio de políticas públicas de inclusão. Porém, ainda há muito que ser feito para alcançarmos uma educação que seja realmente inclusiva. A escola precisa responder às necessidades especiais dos alunos deficientes, oferecendo um ambiente adequado e um serviço de qualidade. Nesta perspectiva, a Tecnologia Assistiva tem se revelado muito importante para a promoção da acessibilidade e autonomia da pessoa com deficiência. O presente estudo busca apresentar tecnologias que podem ser utilizadas nas escolas, com o intuito de contribuir para o processo de inclusão de crianças com deficiência visual e tem como principal objetivo, analisar o processo de inclusão escolar no Brasil por meio do levantamento bibliográfico e pela pesquisa de campo, realizada em seis escolas da rede pública do município de Santo Antônio de Pádua - RJ. O trabalho de campo também teve como finalidade, identificar a existência de alunos deficientes visuais matriculados nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e como as escolas lidamcom estes alunos. Porém, nos estabelecimentos visitados, não encontramos alunos com deficiência visual. No entanto esta pesquisa pode revelar problemas enfrentados por muitas escolas públicas do país, no que diz respeito à infraestrutura, a qualificação do corpo docente e a carência de investimento do Estado. Por fim, esperamos que outros trabalhos possam surgir e provocar reflexões para a efetivação da inclusão de pessoas com deficiênciana Educação Básica.
id UFF-2_563081c5cf546ebf289dee58ebc020e8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29159
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visualEducação InclusivaDeficiência VisualTecnologia AssistivaComputaçãoInclusive EducationVisual ImpairmentAssistive TechnologyNo Brasil, a inclusão escolar vem se desenvolvendo e ganhando força por meio de políticas públicas de inclusão. Porém, ainda há muito que ser feito para alcançarmos uma educação que seja realmente inclusiva. A escola precisa responder às necessidades especiais dos alunos deficientes, oferecendo um ambiente adequado e um serviço de qualidade. Nesta perspectiva, a Tecnologia Assistiva tem se revelado muito importante para a promoção da acessibilidade e autonomia da pessoa com deficiência. O presente estudo busca apresentar tecnologias que podem ser utilizadas nas escolas, com o intuito de contribuir para o processo de inclusão de crianças com deficiência visual e tem como principal objetivo, analisar o processo de inclusão escolar no Brasil por meio do levantamento bibliográfico e pela pesquisa de campo, realizada em seis escolas da rede pública do município de Santo Antônio de Pádua - RJ. O trabalho de campo também teve como finalidade, identificar a existência de alunos deficientes visuais matriculados nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e como as escolas lidamcom estes alunos. Porém, nos estabelecimentos visitados, não encontramos alunos com deficiência visual. No entanto esta pesquisa pode revelar problemas enfrentados por muitas escolas públicas do país, no que diz respeito à infraestrutura, a qualificação do corpo docente e a carência de investimento do Estado. Por fim, esperamos que outros trabalhos possam surgir e provocar reflexões para a efetivação da inclusão de pessoas com deficiênciana Educação Básica.In Brazil, the school inclusion has been develop and gaining strength through public policies of inclusion. However, much remains to be done to achieve an education that is truly inclusive. The school needs to meet the special needs of disabled students, providing a suitable environment and a quality service. In this perspective, the Assistive Technology has proved very important for the promotion of accessibility and autonomy of people with disabilities. This study aims to present technologies that can be used in schools, in order to contribute to the children's inclusion process with visual impairment and aims to analyze the process of school inclusion in Brazil through the literature and research field, held in six public schools of Santo Antônio de Padua - RJ. Fieldwork also aimed to identify the existence of visually impaired students enrolled in the first years of primary education, and how schools deal with these students. However, the establishments visited, we found students with visual impairment. However this research can reveal problems faced by many public schools in the country, with regard to infrastructure, the qualification of the teaching staff and the lack of state investment. Finally, we hope that other works may arise and cause reflections for effective inclusion of people with disabilities in Basic Education.58 f.Pacheco, Margarida dos SantosFernandes, Viviani Silveira2023-06-19T17:55:23Z2023-06-19T17:55:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29159CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-19T17:55:27Zoai:app.uff.br:1/29159Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:22.738836Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
title O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
spellingShingle O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
Fernandes, Viviani Silveira
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Tecnologia Assistiva
Computação
Inclusive Education
Visual Impairment
Assistive Technology
title_short O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
title_full O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
title_fullStr O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
title_full_unstemmed O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
title_sort O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual
author Fernandes, Viviani Silveira
author_facet Fernandes, Viviani Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Margarida dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Viviani Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Tecnologia Assistiva
Computação
Inclusive Education
Visual Impairment
Assistive Technology
topic Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Tecnologia Assistiva
Computação
Inclusive Education
Visual Impairment
Assistive Technology
description No Brasil, a inclusão escolar vem se desenvolvendo e ganhando força por meio de políticas públicas de inclusão. Porém, ainda há muito que ser feito para alcançarmos uma educação que seja realmente inclusiva. A escola precisa responder às necessidades especiais dos alunos deficientes, oferecendo um ambiente adequado e um serviço de qualidade. Nesta perspectiva, a Tecnologia Assistiva tem se revelado muito importante para a promoção da acessibilidade e autonomia da pessoa com deficiência. O presente estudo busca apresentar tecnologias que podem ser utilizadas nas escolas, com o intuito de contribuir para o processo de inclusão de crianças com deficiência visual e tem como principal objetivo, analisar o processo de inclusão escolar no Brasil por meio do levantamento bibliográfico e pela pesquisa de campo, realizada em seis escolas da rede pública do município de Santo Antônio de Pádua - RJ. O trabalho de campo também teve como finalidade, identificar a existência de alunos deficientes visuais matriculados nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e como as escolas lidamcom estes alunos. Porém, nos estabelecimentos visitados, não encontramos alunos com deficiência visual. No entanto esta pesquisa pode revelar problemas enfrentados por muitas escolas públicas do país, no que diz respeito à infraestrutura, a qualificação do corpo docente e a carência de investimento do Estado. Por fim, esperamos que outros trabalhos possam surgir e provocar reflexões para a efetivação da inclusão de pessoas com deficiênciana Educação Básica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19T17:55:23Z
2023-06-19T17:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/29159
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823670625042432