O uso de tecnologias nos primeiros anos do ensino fundamental com alunos portadores de deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Viviani Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29159
Resumo: No Brasil, a inclusão escolar vem se desenvolvendo e ganhando força por meio de políticas públicas de inclusão. Porém, ainda há muito que ser feito para alcançarmos uma educação que seja realmente inclusiva. A escola precisa responder às necessidades especiais dos alunos deficientes, oferecendo um ambiente adequado e um serviço de qualidade. Nesta perspectiva, a Tecnologia Assistiva tem se revelado muito importante para a promoção da acessibilidade e autonomia da pessoa com deficiência. O presente estudo busca apresentar tecnologias que podem ser utilizadas nas escolas, com o intuito de contribuir para o processo de inclusão de crianças com deficiência visual e tem como principal objetivo, analisar o processo de inclusão escolar no Brasil por meio do levantamento bibliográfico e pela pesquisa de campo, realizada em seis escolas da rede pública do município de Santo Antônio de Pádua - RJ. O trabalho de campo também teve como finalidade, identificar a existência de alunos deficientes visuais matriculados nos primeiros anos do Ensino Fundamental, e como as escolas lidamcom estes alunos. Porém, nos estabelecimentos visitados, não encontramos alunos com deficiência visual. No entanto esta pesquisa pode revelar problemas enfrentados por muitas escolas públicas do país, no que diz respeito à infraestrutura, a qualificação do corpo docente e a carência de investimento do Estado. Por fim, esperamos que outros trabalhos possam surgir e provocar reflexões para a efetivação da inclusão de pessoas com deficiênciana Educação Básica.
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