O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Edinéia Terezinha de Jesus [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139502
Resumo: Nessa pesquisa apresentamos uma compreensão das condições que estão postas para a inclusão escolar do aluno com deficiência visual, observando quais poderiam ser as condições necessárias para que o aluno cego possa participar e obter sucesso no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, a partir de um estudo de caso duplo. Este estudo foi dividido em dois blocos, sendo que no primeiro analisamos as entrevistas realizadas com professoras e mães, destacando suas percepções em torno da escola inclusiva; no segundo, analisamos as observações realizadas no ambiente escolar, focando a inclusão escolar do aluno com deficiência visual e sua interação com o professor de Matemática. Além disso, trazemos a relação que se estabelece no ambiente escolar entre alunos cegos e videntes por meio de escrita de alunos vidente. Trouxemos uma reflexão sobre o uso da dêixis e a Matemática falada que pode levar a um ambiente desfavorável para a aprendizagem matemática dos alunos cegos. Ressaltamos que quando o processo de ensino e de aprendizado (de Matemática) é adaptado, ao aluno cego permite potencializar suas experiências e aprendizados, e a formação inicial e continuada do professor tem influência direta nesse processo. Por fim, com o desenvolvimento dessa pesquisa corroboramos as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva, trazendo novos elementos para a discussão acerca do ensino e aprendizado de Matemática para alunos com deficiência visual.
id UNSP_ca2af19037f50c3ddf30a03430b4b49a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139502
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemáticaThe blind student in the school inclusion of context : challenges in the process of teaching and mathsEducação Matemática inclusivaDeficiência visualTecnologia assistivaInclusive education in MathematicsVisual impairmentAssistive technologyNessa pesquisa apresentamos uma compreensão das condições que estão postas para a inclusão escolar do aluno com deficiência visual, observando quais poderiam ser as condições necessárias para que o aluno cego possa participar e obter sucesso no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, a partir de um estudo de caso duplo. Este estudo foi dividido em dois blocos, sendo que no primeiro analisamos as entrevistas realizadas com professoras e mães, destacando suas percepções em torno da escola inclusiva; no segundo, analisamos as observações realizadas no ambiente escolar, focando a inclusão escolar do aluno com deficiência visual e sua interação com o professor de Matemática. Além disso, trazemos a relação que se estabelece no ambiente escolar entre alunos cegos e videntes por meio de escrita de alunos vidente. Trouxemos uma reflexão sobre o uso da dêixis e a Matemática falada que pode levar a um ambiente desfavorável para a aprendizagem matemática dos alunos cegos. Ressaltamos que quando o processo de ensino e de aprendizado (de Matemática) é adaptado, ao aluno cego permite potencializar suas experiências e aprendizados, e a formação inicial e continuada do professor tem influência direta nesse processo. Por fim, com o desenvolvimento dessa pesquisa corroboramos as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva, trazendo novos elementos para a discussão acerca do ensino e aprendizado de Matemática para alunos com deficiência visual.In this research, it is presented an understanding of the conditions that are settled to the school inclusion of visually impaired students, observing the necessary conditions for the blind one to be able to participate and succeed in the teaching and learning process of Mathematics. This is a qualitative research of ethnographic approach, from a double case study. This study was divided into two parts: in the first one, the interviews with teachers and mothers were analyzed, highlighting their perceptions about the inclusive school; in the second, the observations made in the school environment were analyzed, focusing on the school inclusion of visually impaired students and their interaction with the Mathematics teacher. In addition, the relationship established in the school environment between blind students and sighted ones through the writing of sighted students is brought to study. It was also brought a reflection on the use of deixis and Spoken Mathematics which may lead to an unfavorable environment for learning mathematics of blind students. It is pointed out that when the teaching and learning process (of Mathematics) is adapted to the blind pupil, it allows to enhance their experiences and learning, and the initial and continuing teacher education has direct influence on this process. In summary, this research contributed to corroborate the researches in inclusive education in Mathematics, bringing new elements to the discussion about teaching and learning Mathematics for visually impaired students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Edinéia Terezinha de Jesus [UNESP]2016-06-22T13:03:07Z2016-06-22T13:03:07Z2016-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13950200087276933004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:22:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:43:37.081353Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
The blind student in the school inclusion of context : challenges in the process of teaching and maths
title O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
spellingShingle O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
Miranda, Edinéia Terezinha de Jesus [UNESP]
Educação Matemática inclusiva
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
Inclusive education in Mathematics
Visual impairment
Assistive technology
title_short O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
title_full O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
title_fullStr O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
title_sort O aluno cego no contexto da inclusão escolar: desafios no processo de ensino e de aprendizagem de matemática
author Miranda, Edinéia Terezinha de Jesus [UNESP]
author_facet Miranda, Edinéia Terezinha de Jesus [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Edinéia Terezinha de Jesus [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática inclusiva
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
Inclusive education in Mathematics
Visual impairment
Assistive technology
topic Educação Matemática inclusiva
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
Inclusive education in Mathematics
Visual impairment
Assistive technology
description Nessa pesquisa apresentamos uma compreensão das condições que estão postas para a inclusão escolar do aluno com deficiência visual, observando quais poderiam ser as condições necessárias para que o aluno cego possa participar e obter sucesso no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, a partir de um estudo de caso duplo. Este estudo foi dividido em dois blocos, sendo que no primeiro analisamos as entrevistas realizadas com professoras e mães, destacando suas percepções em torno da escola inclusiva; no segundo, analisamos as observações realizadas no ambiente escolar, focando a inclusão escolar do aluno com deficiência visual e sua interação com o professor de Matemática. Além disso, trazemos a relação que se estabelece no ambiente escolar entre alunos cegos e videntes por meio de escrita de alunos vidente. Trouxemos uma reflexão sobre o uso da dêixis e a Matemática falada que pode levar a um ambiente desfavorável para a aprendizagem matemática dos alunos cegos. Ressaltamos que quando o processo de ensino e de aprendizado (de Matemática) é adaptado, ao aluno cego permite potencializar suas experiências e aprendizados, e a formação inicial e continuada do professor tem influência direta nesse processo. Por fim, com o desenvolvimento dessa pesquisa corroboramos as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva, trazendo novos elementos para a discussão acerca do ensino e aprendizado de Matemática para alunos com deficiência visual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22T13:03:07Z
2016-06-22T13:03:07Z
2016-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/139502
000872769
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/139502
identifier_str_mv 000872769
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129350824886272