Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21865 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem por finalidade realizar uma leitura interpretativa da chamada geração nem-nem. O termo nem-nem se refere à população jovem que está fora das instituições educacionais e também fora do mercado de trabalho. Desse modo, a presente monografia segue duas distintas linhas de pensamento. A primeira linha de pensamento visa explorar e entender as mazelas governamentais e políticas que a educação vem sofrendo nos últimos anos. A segunda linha de pensamento tem caráter econômico e visa explorar questões associadas sobre as dificuldades de transição dos jovens entre a escola e a vida de trabalho. Portanto, numa perspectiva sociológica os fundamentos de Durkheim e Marx auxiliam no entendimento mais amplo deste fenômeno contemporâneo. |
id |
UFF-2_56a2d902a9e84346f20eaca0e26b82e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21865 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidadeGeração nem-nemEducaçãoTrabalhoSociologiaEducaçãoTrabalhoJovemGeração nem-nemGeneration nem-nemEducationWorkSociologyO presente trabalho monográfico tem por finalidade realizar uma leitura interpretativa da chamada geração nem-nem. O termo nem-nem se refere à população jovem que está fora das instituições educacionais e também fora do mercado de trabalho. Desse modo, a presente monografia segue duas distintas linhas de pensamento. A primeira linha de pensamento visa explorar e entender as mazelas governamentais e políticas que a educação vem sofrendo nos últimos anos. A segunda linha de pensamento tem caráter econômico e visa explorar questões associadas sobre as dificuldades de transição dos jovens entre a escola e a vida de trabalho. Portanto, numa perspectiva sociológica os fundamentos de Durkheim e Marx auxiliam no entendimento mais amplo deste fenômeno contemporâneo.The present monographic work aims to perform an interpretative reading of the so-called nem-nem generation. The term nem-nem refers to the young population that is outside educational institutions and also outside the labor market. Thus, the present monograph follows two distinct lines of thought. The first line of thought aims to explore and understand the governmental and political ills that education has suffered in recent years. The second line of thought has an economic character and aims to explore associated issues about the difficulties of young people's transition between school and working life. Therefore, from a sociological perspective, the foundations of Durkheim and Marx help in the broader understanding of this contemporary phenomenonUniversidade Federal FluminenseNiteróiSoares, David GonçalvesFelgueiras, Carmen Lucia TavaresTeixeira, Rosana da CâmaraRocha, John Rudega2021-05-04T17:17:19Z2021-05-04T17:17:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, John Rudega. Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21865Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T17:04:09Zoai:app.uff.br:1/21865Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-27T17:04:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade |
title |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade |
spellingShingle |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade Rocha, John Rudega Geração nem-nem Educação Trabalho Sociologia Educação Trabalho Jovem Geração nem-nem Generation nem-nem Education Work Sociology |
title_short |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade |
title_full |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade |
title_fullStr |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade |
title_sort |
Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade |
author |
Rocha, John Rudega |
author_facet |
Rocha, John Rudega |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, David Gonçalves Felgueiras, Carmen Lucia Tavares Teixeira, Rosana da Câmara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, John Rudega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração nem-nem Educação Trabalho Sociologia Educação Trabalho Jovem Geração nem-nem Generation nem-nem Education Work Sociology |
topic |
Geração nem-nem Educação Trabalho Sociologia Educação Trabalho Jovem Geração nem-nem Generation nem-nem Education Work Sociology |
description |
O presente trabalho monográfico tem por finalidade realizar uma leitura interpretativa da chamada geração nem-nem. O termo nem-nem se refere à população jovem que está fora das instituições educacionais e também fora do mercado de trabalho. Desse modo, a presente monografia segue duas distintas linhas de pensamento. A primeira linha de pensamento visa explorar e entender as mazelas governamentais e políticas que a educação vem sofrendo nos últimos anos. A segunda linha de pensamento tem caráter econômico e visa explorar questões associadas sobre as dificuldades de transição dos jovens entre a escola e a vida de trabalho. Portanto, numa perspectiva sociológica os fundamentos de Durkheim e Marx auxiliam no entendimento mais amplo deste fenômeno contemporâneo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-04T17:17:19Z 2021-05-04T17:17:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, John Rudega. Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21865 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
ROCHA, John Rudega. Geração nem-nem: uma leitura acerca das perspectivas sociológicas sobre a educação e o trabalho na contemporaneidade. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135476321124352 |