A utilização da ciência forense como metodologia ativa para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25927 |
Resumo: | Com a globalização e a informatização do mundo, o modo de ensinar tem apresentado diversas transformações e adaptações, mais evidentes durante o ensino remoto, e com o intuito de acompanhar os novos avanços tecnológicos, os professores buscam constantemente por estratégias alternativas dentro do contexto sala de aula a fim de tornar as aulas atrativas, divertidas e interessantes tanto para os estudantes como para eles. Por isso no Ensino da Química, a utilização de jogos digitais em sala de aula, tem se mostrado um instrumento motivador na relação ensino-aprendizagem nos últimos anos, isso porque se tratando da disciplina Química, ela geralmente se sustenta na sobrecarga de conteúdo e compartimentalização dos conceitos. Desse modo, visando tornar o ensino dos conceitos relacionados à Tabela Periódica, Ligações Químicas, Número de Oxidação e Funções Inorgânicas mais claros e acessíveis, de maneira a proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, foram criados três jogos digitais (games) dentro de uma sequência didática: “Escape Home Digital”, “Química da Descoberta” e “Análise de cena de crime (3 suspeitos, mas apenas um culpado)”, todos utilizando a Ciência Forense, em especial, a Química Forense, para então, se tornarem recursos facilitadores e potencializadores da aprendizagem. A escolha de cada um desses temas sucedeu-se como um momento de revisão de todo o conteúdo visto no trimestre. A discussão dos resultados fundamentou-se nos questionários respondidos tanto pelos alunos quanto pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica. E a partir disso, também apresentou-se a importância e a necessidade de se adotar diferentes mecanismos, como o desenvolvimento de atividades lúdicas, já que a aplicação das mesmas se mostrou eficaz na consolidação de um conhecimento sobre os temas em questão. |
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A utilização da ciência forense como metodologia ativa para o ensino de químicaEnsino de QuímicaQuímica ForenseSequência DidáticaContextualizaçãoGamificaçãoAprendizagem SignificativaSequência didáticaProcesso de ensino-aprendizagemRecurso didáticoQuímica legalLúdicoEnsino médioChemistry TeachingForensic ChemistryDidactic SequenceContextualizationGamificationMeaningful LearningCom a globalização e a informatização do mundo, o modo de ensinar tem apresentado diversas transformações e adaptações, mais evidentes durante o ensino remoto, e com o intuito de acompanhar os novos avanços tecnológicos, os professores buscam constantemente por estratégias alternativas dentro do contexto sala de aula a fim de tornar as aulas atrativas, divertidas e interessantes tanto para os estudantes como para eles. Por isso no Ensino da Química, a utilização de jogos digitais em sala de aula, tem se mostrado um instrumento motivador na relação ensino-aprendizagem nos últimos anos, isso porque se tratando da disciplina Química, ela geralmente se sustenta na sobrecarga de conteúdo e compartimentalização dos conceitos. Desse modo, visando tornar o ensino dos conceitos relacionados à Tabela Periódica, Ligações Químicas, Número de Oxidação e Funções Inorgânicas mais claros e acessíveis, de maneira a proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, foram criados três jogos digitais (games) dentro de uma sequência didática: “Escape Home Digital”, “Química da Descoberta” e “Análise de cena de crime (3 suspeitos, mas apenas um culpado)”, todos utilizando a Ciência Forense, em especial, a Química Forense, para então, se tornarem recursos facilitadores e potencializadores da aprendizagem. A escolha de cada um desses temas sucedeu-se como um momento de revisão de todo o conteúdo visto no trimestre. A discussão dos resultados fundamentou-se nos questionários respondidos tanto pelos alunos quanto pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica. E a partir disso, também apresentou-se a importância e a necessidade de se adotar diferentes mecanismos, como o desenvolvimento de atividades lúdicas, já que a aplicação das mesmas se mostrou eficaz na consolidação de um conhecimento sobre os temas em questão.With the globalization and computerization of the world, the way of teaching has presented several transformations and adaptations, more evident during remote teaching, and in order to keep up with new technological advances, teachers are constantly looking for alternative strategies within the classroom context, class in order to make classes attractive, fun and interesting for both students and them. That's why in Chemistry Teaching, the use of digital games in the classroom has been shown to be a motivating tool in the teaching-learning relationship in recent years, because when it comes to the Chemistry discipline, it is generally supported by an overload of content and compartmentalization. of the concepts. Thus, in order to make the teaching of concepts related to the Periodic Table, Chemical Bonds, Oxidation Number and Inorganic Functions clearer and more accessible, in order to provide students with meaningful learning, three digital games (games) were created within a didactic sequence: “Digital Escape Home”, “Discovery Chemistry” and “Crime Scene Analysis (3 suspects, but only one guilty)”, all using Forensic Science, in particular Forensic Chemistry, to then become resources learning facilitators and enhancers. The choice of each of these themes followed as a moment to review all the content seen in the quarter. The discussion of the results was based on questionnaires answered by both students and residents of the Pedagogical Residency Program. And from that, the importance and the need to adopt different mechanisms was also presented, such as the development of recreational activities, since their application proved to be effective in consolidating knowledge on the themes in question.111 p.Marques, Marcelo MonteiroSelles, Jairo PaesCanuto, Claudiane CostaSantos, Rayanne Cristina da Silva2022-08-01T17:08:13Z2022-08-01T17:08:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Rayanne Cristina da Silva.A utilização da ciência forense como metodologia ativa para o ensino de química. 2021. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021http://app.uff.br/riuff/handle/1/25927CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-01T17:08:16Zoai:app.uff.br:1/25927Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:21.614217Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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