A utilização da ciência forense como metodologia ativa para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rayanne Cristina da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25927
Resumo: Com a globalização e a informatização do mundo, o modo de ensinar tem apresentado diversas transformações e adaptações, mais evidentes durante o ensino remoto, e com o intuito de acompanhar os novos avanços tecnológicos, os professores buscam constantemente por estratégias alternativas dentro do contexto sala de aula a fim de tornar as aulas atrativas, divertidas e interessantes tanto para os estudantes como para eles. Por isso no Ensino da Química, a utilização de jogos digitais em sala de aula, tem se mostrado um instrumento motivador na relação ensino-aprendizagem nos últimos anos, isso porque se tratando da disciplina Química, ela geralmente se sustenta na sobrecarga de conteúdo e compartimentalização dos conceitos. Desse modo, visando tornar o ensino dos conceitos relacionados à Tabela Periódica, Ligações Químicas, Número de Oxidação e Funções Inorgânicas mais claros e acessíveis, de maneira a proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, foram criados três jogos digitais (games) dentro de uma sequência didática: “Escape Home Digital”, “Química da Descoberta” e “Análise de cena de crime (3 suspeitos, mas apenas um culpado)”, todos utilizando a Ciência Forense, em especial, a Química Forense, para então, se tornarem recursos facilitadores e potencializadores da aprendizagem. A escolha de cada um desses temas sucedeu-se como um momento de revisão de todo o conteúdo visto no trimestre. A discussão dos resultados fundamentou-se nos questionários respondidos tanto pelos alunos quanto pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica. E a partir disso, também apresentou-se a importância e a necessidade de se adotar diferentes mecanismos, como o desenvolvimento de atividades lúdicas, já que a aplicação das mesmas se mostrou eficaz na consolidação de um conhecimento sobre os temas em questão.
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