O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sergio Campos de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17642
Resumo: Através de uma pesquisa bibliográfica, foi abordada a criação do Programa Universidade para Todos ProUni como uma nova forma de transferência de recursos públicos para as instituições de educação superior de caráter privado. O pano de fundo foi a reforma do Estado e da educação superior brasileira implementada a partir do início dos anos 1990, que em consonância com as diretrizes de organismos internacional, em especial do Banco Mundial, continuam sendo os alicerces da Reforma Universitária do governo Lula, ora em curso. Atualmente a educação superior brasileira que já teve como forma organizacional a universidade com predominância de instituições públicas apresenta uma variedade de formas organizacionais e de oferta de cursos em institutos isolados. Essa nova caracterização da educação superior no Brasil foi proveniente de políticas educacionais que buscavam favorecer a grupos privados. Políticas essas preconizadas, com grande intensidade, pelas idéias de privatização, publicização e terceirização que foram utilizadas para nortear a delimitação do Estado, sobretudo no período correspondente aos dois mandatos de FHC. A enorme expansão do setor privado na educação superior brasileira neste período, evidenciada neste trabalho através da análise dos dados do Censo da Educação Superior, conjugada com o aumento do desemprego e achatamento salarial, provocou um crescimento significativo de inadimplência e vagas ociosas nas instituições de educação superior privadas. Este fato, associado à procura por ensino superior das camadas de baixa renda, incentivada pela grande propaganda da educação como principal fator de ascensão social, virá então fundamentar a proposta do MEC de estatização de vagas nas instituições particulares, em troca da renuncia fiscal. Como uma operação de salvamento para o setor privado, apesar de mascarado por um discurso demagógico de democratizar o acesso ao ensino superior, o governo Lula implementou o ProUni. Além de relacionar o ProUni com outras formas de transferência de recursos públicos através de fontes diretas e indiretas para as instituições privadas de educação superior, a considerar Creduc, Fies e renúncias fiscais e previdenciárias. Esta pesquisa também associou o Programa Universidade para Todos com alguns aspectos da Reforma Universitária, com a Lei de Inovação Tecnológica e com o decreto que regulariza as fundações de apoio, contextualizando-o como corolário das Parcerias Público-Privadas na educação superior brasileira. Em termos conclusivos foi possível inferir que o governo Lula vem colocando em andamento um projeto de reforma da educação superior que deixa claramente especificado duas estratégias: desobrigar o Estado no financiamento das universidades públicas criando mecanismos para que estas captem recursos junto ao mercado e criar mecanismos que permitam a transferência de recursos públicos direta ou indiretamente para as instituições de ensino superior privadas.
id UFF-2_583021747a016f904e10adbce606e569
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17642
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privadoEnsino superiorPrivatização na educaçãoEnsino superior e EstadoReforma universitáriaEducação SuperiorReforma EducacionalProUniBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAtravés de uma pesquisa bibliográfica, foi abordada a criação do Programa Universidade para Todos ProUni como uma nova forma de transferência de recursos públicos para as instituições de educação superior de caráter privado. O pano de fundo foi a reforma do Estado e da educação superior brasileira implementada a partir do início dos anos 1990, que em consonância com as diretrizes de organismos internacional, em especial do Banco Mundial, continuam sendo os alicerces da Reforma Universitária do governo Lula, ora em curso. Atualmente a educação superior brasileira que já teve como forma organizacional a universidade com predominância de instituições públicas apresenta uma variedade de formas organizacionais e de oferta de cursos em institutos isolados. Essa nova caracterização da educação superior no Brasil foi proveniente de políticas educacionais que buscavam favorecer a grupos privados. Políticas essas preconizadas, com grande intensidade, pelas idéias de privatização, publicização e terceirização que foram utilizadas para nortear a delimitação do Estado, sobretudo no período correspondente aos dois mandatos de FHC. A enorme expansão do setor privado na educação superior brasileira neste período, evidenciada neste trabalho através da análise dos dados do Censo da Educação Superior, conjugada com o aumento do desemprego e achatamento salarial, provocou um crescimento significativo de inadimplência e vagas ociosas nas instituições de educação superior privadas. Este fato, associado à procura por ensino superior das camadas de baixa renda, incentivada pela grande propaganda da educação como principal fator de ascensão social, virá então fundamentar a proposta do MEC de estatização de vagas nas instituições particulares, em troca da renuncia fiscal. Como uma operação de salvamento para o setor privado, apesar de mascarado por um discurso demagógico de democratizar o acesso ao ensino superior, o governo Lula implementou o ProUni. Além de relacionar o ProUni com outras formas de transferência de recursos públicos através de fontes diretas e indiretas para as instituições privadas de educação superior, a considerar Creduc, Fies e renúncias fiscais e previdenciárias. Esta pesquisa também associou o Programa Universidade para Todos com alguns aspectos da Reforma Universitária, com a Lei de Inovação Tecnológica e com o decreto que regulariza as fundações de apoio, contextualizando-o como corolário das Parcerias Público-Privadas na educação superior brasileira. Em termos conclusivos foi possível inferir que o governo Lula vem colocando em andamento um projeto de reforma da educação superior que deixa claramente especificado duas estratégias: desobrigar o Estado no financiamento das universidades públicas criando mecanismos para que estas captem recursos junto ao mercado e criar mecanismos que permitam a transferência de recursos públicos direta ou indiretamente para as instituições de ensino superior privadas.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoSiqueira, Angela Carvalho deCPF:19000807622http://lattes.cnpq.br/1582845755311904Mancebo, DeiseCPF:87866655522http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728862D0Lima, Kátia Regina de SouzaCPF:79979670798http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790081H3Almeida, Sergio Campos de2021-03-10T20:42:19Z2008-01-162021-03-10T20:42:19Z2006-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17642porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:42:19Zoai:app.uff.br:1/17642Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:11.196709Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
title O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
spellingShingle O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
Almeida, Sergio Campos de
Ensino superior
Privatização na educação
Ensino superior e Estado
Reforma universitária
Educação Superior
Reforma Educacional
ProUni
Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
title_full O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
title_fullStr O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
title_full_unstemmed O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
title_sort O avanço da privatização na educação superior brasileira : o ProUni como uma nova estratégia para a transferência de recursos públicos para o setor privado
author Almeida, Sergio Campos de
author_facet Almeida, Sergio Campos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Angela Carvalho de
CPF:19000807622
http://lattes.cnpq.br/1582845755311904
Mancebo, Deise
CPF:87866655522
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728862D0
Lima, Kátia Regina de Souza
CPF:79979670798
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790081H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sergio Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Privatização na educação
Ensino superior e Estado
Reforma universitária
Educação Superior
Reforma Educacional
ProUni
Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino superior
Privatização na educação
Ensino superior e Estado
Reforma universitária
Educação Superior
Reforma Educacional
ProUni
Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Através de uma pesquisa bibliográfica, foi abordada a criação do Programa Universidade para Todos ProUni como uma nova forma de transferência de recursos públicos para as instituições de educação superior de caráter privado. O pano de fundo foi a reforma do Estado e da educação superior brasileira implementada a partir do início dos anos 1990, que em consonância com as diretrizes de organismos internacional, em especial do Banco Mundial, continuam sendo os alicerces da Reforma Universitária do governo Lula, ora em curso. Atualmente a educação superior brasileira que já teve como forma organizacional a universidade com predominância de instituições públicas apresenta uma variedade de formas organizacionais e de oferta de cursos em institutos isolados. Essa nova caracterização da educação superior no Brasil foi proveniente de políticas educacionais que buscavam favorecer a grupos privados. Políticas essas preconizadas, com grande intensidade, pelas idéias de privatização, publicização e terceirização que foram utilizadas para nortear a delimitação do Estado, sobretudo no período correspondente aos dois mandatos de FHC. A enorme expansão do setor privado na educação superior brasileira neste período, evidenciada neste trabalho através da análise dos dados do Censo da Educação Superior, conjugada com o aumento do desemprego e achatamento salarial, provocou um crescimento significativo de inadimplência e vagas ociosas nas instituições de educação superior privadas. Este fato, associado à procura por ensino superior das camadas de baixa renda, incentivada pela grande propaganda da educação como principal fator de ascensão social, virá então fundamentar a proposta do MEC de estatização de vagas nas instituições particulares, em troca da renuncia fiscal. Como uma operação de salvamento para o setor privado, apesar de mascarado por um discurso demagógico de democratizar o acesso ao ensino superior, o governo Lula implementou o ProUni. Além de relacionar o ProUni com outras formas de transferência de recursos públicos através de fontes diretas e indiretas para as instituições privadas de educação superior, a considerar Creduc, Fies e renúncias fiscais e previdenciárias. Esta pesquisa também associou o Programa Universidade para Todos com alguns aspectos da Reforma Universitária, com a Lei de Inovação Tecnológica e com o decreto que regulariza as fundações de apoio, contextualizando-o como corolário das Parcerias Público-Privadas na educação superior brasileira. Em termos conclusivos foi possível inferir que o governo Lula vem colocando em andamento um projeto de reforma da educação superior que deixa claramente especificado duas estratégias: desobrigar o Estado no financiamento das universidades públicas criando mecanismos para que estas captem recursos junto ao mercado e criar mecanismos que permitam a transferência de recursos públicos direta ou indiretamente para as instituições de ensino superior privadas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-10
2008-01-16
2021-03-10T20:42:19Z
2021-03-10T20:42:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/17642
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823722204495872