Elaboração e validação de vídeo educativo para familiares de crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Veronica Braga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14827
Resumo: Objetivos: identificar temas para elaboração de vídeo educativo sobre cuidados domiciliares às crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantado na perspectiva de familiares cuidadores; buscar evidências científicas para fundamentar a elaboração do vídeo educativo sobre o cuidado domiciliar realizado pelo familiar a criança em uso de CVCSI; elaborar um vídeo educativo para familiares de crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantável; validar vídeo educativo sobre os cuidados domiciliares às crianças com leucemia em uso de CVCSI com juízes especialistas e público-alvo. Metodologia: pesquisa metodológica, realizada em sete etapas. 1a etapa: busca dos temas através de entrevista com familiares de crianças com leucemia em uso de CVCSI; 2a etapa: estudo teórico para fundamentação teórica do vídeo; 3a etapa: desenvolvimento do vídeo educativo; 4a etapa: validação do vídeo educativo com juízes especialistas; 5a etapa: adequação do material educativo; 6a etapa: validação do vídeo educativo com familiares de crianças com leucemia em uso de CVCSI; 7a etapa: adequação final do vídeo. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética com os respectivos números de parecer 3.469.941 e 3.335.505. Resultados: nas entrevistas com os familiares foram identificados os temas: higienização das mãos e curativo do cateter, cuidados para manter o curativo do cateter em casa; fixação do cateter; cuidados com o cateter no banho; e, sentimentos relacionados a complicações com o cateter. A partir destes foi criado o vídeo educativo em animação 2D, que foi validado pelos juízes especialistas com índice de concordância de 97%, posteriormente foram selecionados adaptações ao vídeo sugeridas pelos juízes para complementar e qualificar os conteúdos referentes ao produto proposto, buscando melhor coerência educativa do vídeo. Após a adequação do vídeo, o vídeo foi validado pelos familiares o que resultou em 100% de validade do material. Conclusão: a pesquisa teve rigor metodológico para criar uma tecnologia educacional confiável e validada podendo ser utilizada pelos profissionais na prática assistencial como educação em saúde para esta clientela.
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Metodologia: pesquisa metodológica, realizada em sete etapas. 1a etapa: busca dos temas através de entrevista com familiares de crianças com leucemia em uso de CVCSI; 2a etapa: estudo teórico para fundamentação teórica do vídeo; 3a etapa: desenvolvimento do vídeo educativo; 4a etapa: validação do vídeo educativo com juízes especialistas; 5a etapa: adequação do material educativo; 6a etapa: validação do vídeo educativo com familiares de crianças com leucemia em uso de CVCSI; 7a etapa: adequação final do vídeo. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética com os respectivos números de parecer 3.469.941 e 3.335.505. Resultados: nas entrevistas com os familiares foram identificados os temas: higienização das mãos e curativo do cateter, cuidados para manter o curativo do cateter em casa; fixação do cateter; cuidados com o cateter no banho; e, sentimentos relacionados a complicações com o cateter. A partir destes foi criado o vídeo educativo em animação 2D, que foi validado pelos juízes especialistas com índice de concordância de 97%, posteriormente foram selecionados adaptações ao vídeo sugeridas pelos juízes para complementar e qualificar os conteúdos referentes ao produto proposto, buscando melhor coerência educativa do vídeo. Após a adequação do vídeo, o vídeo foi validado pelos familiares o que resultou em 100% de validade do material. Conclusão: a pesquisa teve rigor metodológico para criar uma tecnologia educacional confiável e validada podendo ser utilizada pelos profissionais na prática assistencial como educação em saúde para esta clientela.Objectives: to identify topics for the elaboration of an educational video on home care for children with leukemia using a semi-implanted catheter from the perspective of family caregivers; seek scientific evidence to support the elaboration of the educational video on home care provided by the family member to the child using CVCSI; elaborate an educational video for family members of children with leukemia using a semi-implantable catheter; validate educational video on home care for children with leukemia using CVCSI with expert judges and target audience. Methodology: methodological research, carried out in seven stages. 1st stage: search for topics through interviews with family members of children with leukemia using CVCSI; 2nd stage: theoretical study for the theoretical foundation of the video; 3rd stage: development of the educational video; 4th stage: validation of the educational video with expert judges; 5th stage: adequacy of the educational material; 6th stage: validation of the educational video with family members of children with leukemia using CVCSI and 7th stage: final adequacy of the educational material. The research was approved by the ethics committee with the respective numbers 3.469.941 and 3.335.505. Results: in the interviews with family members, the following themes were identified: hand hygiene and catheter dressing, care to keep the catheter dressing at home; catheter fixation; care of the catheter at bath time; and, feelings related to complications with the catheter. From these, the educational video in 2D animation was created, which was validated by the expert judges with a 97% agreement index, and later adaptations to the video suggested by the judges were selected to complement and qualify the contents related to the proposed product, seeking better educational consistency from the video. After the adequacy of the video, the video was validated by the family members, which resulted in 100% validity of the material. Conclusion: the research had methodological rigor to create a reliable and validated educational technology that can be used by professionals in healthcare practice as health education for this clienteleObjetivos: identificar temas para la preparación de un video educativo sobre atención domiciliaria para niños con leucemia utilizando un catéter semi-implantado desde la perspectiva de los cuidadores familiares; buscar evidencia científica para apoyar la elaboración del video educativo sobre el cuidado en el hogar proporcionado por el miembro de la familia al niño usando CVCSI; preparar un video educativo para familiares de niños con leucemia utilizando un catéter semi-implantable; validar video educativo sobre atención domiciliaria para niños con leucemia utilizando CVC-SI con jueces expertos y público objetivo. Metodología: investigación metodológica, realizada en seis etapas. 1a etapa: búsqueda de temas a través de entrevistas con familiares de niños con leucemia utilizando CVCSI; 2a etapa: estudio teórico para la base teórica del video; 3ª etapa: desarrollo del video educativo; 4a etapa: validación del video educativo con jueces expertos; 5a etapa: adaptación del material educativo; 6a etapa validación del video educativo con familiares de niños con leucemia utilizando CVCSI y 7a etapa adaptación final del material educativo. La investigación fue aprobada por el comité de ética con los respectivos números 3.469.941y 3.335.505. Resultados: en las entrevistas con miembros de la familia, se identificaron los siguientes temas: higiene de las manos y vendaje del catéter, cuidado de mantener el vendaje del catéter en casa; fijación del catéter; cuidado del catéter en el baño; y, sentimientos relacionados con complicaciones con el catéter. En base a esto, se creó el video educativo en animación 2D, que fue validado por los jueces expertos con índice de acuerdo del 97%. Posteriormente, se seleccionaron las adaptaciones al video sugeridas por los jueces para complementar y calificar los contenidos relacionados con el producto propuesto, buscando una mejor consistencia educativa del video. Después de la adecuación del video, el video fue validado por los miembros de la familia, lo que resultó en una validez del 100% del material. Conclusión: la investigación tuvo un rigor metodológico para crear una tecnología educativa confiable y validada que pueda ser utilizada por profesionales en la práctica de la salud como educación sanitaria para esta clientela.142f.Silva, Liliane Faria daPacheco, Sandra Teixeira de AraújoSilveira, Ana Luiza Dorneles dahttp://lattes.cnpq.br/2428845715144252http://lattes.cnpq.br/9071782541107295http://lattes.cnpq.br/7585694881009907http://lattes.cnpq.br/9862893379399340Corrêa, Veronica Braga2020-08-31T21:03:47Z2020-08-31T21:03:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCorrêa, Veronica Braga. Elaboração e validação de vídeo educativo para familiares de crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantável. 142 f. 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