Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano, Emília
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30051
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como um distúrbio do neurodesenvolvimento que impacta a interação social dos indivíduos, sendo comum a dificuldade de reconhecimento de emoções, que se mantem ao longo da vida do indivíduo. Essa pesquisa tem como objetivo propor um instrumento para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para aluno adolescente com Transtorno do Espectro Autista, tendo como referência as habilidades socioemocionais propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Foram selecionadas para o nosso trabalho as habilidades de autoconhecimento e autocuidado. A pesquisa propôs a aplicação de um questionário de competências socioemocionais para um aluno com TEA e três alunos neurotípicos. Esses alunos, ao responderem às perguntas propostas, possibilitavam ou reforçavam a habilidade de autoconhecimento. Os resultados indicaram que o aluno com TEA apresenta padrão diferenciado na construção das respostas. Em seguida, através da atividade vídeo/questionário, o aluno com TEA pôde se expressar livremente, já que as perguntas eram todas abertas; sendo assim as informações adquiridas até então puderam ser aprofundadas e posteriormente utilizadas na realização da atividade exercícios/intervenção, que foram elaborados de acordo com as necessidades observadas. Ao final houve a replicação do mesmo vídeo/questionário, a fim de verificar o impacto dos exercícios/intervenção no desenvolvimento socioemocional do aluno com TEA. Foi possível verificar algumas mudanças positivas no padrão de respostas do aluno com TEA, sendo as mais significativas em relação à emoção da tristeza. Com isso, podemos indicar o instrumento constituído por questionário e vídeos/questionários e exercícios/intervenção como uma ferramenta para melhorar a aquisição de habilidades emocionais de adolescente com TEA, atendendo, portanto, às diretrizes da BNCC, cujo produto será o Manual para Elaboração e Implementação de Atividades de Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais para Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo
id UFF-2_5a8c028629c763ebdd8a5d441ef0b4e6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30051
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do AutismoAutista, Currículo, Habilidade socioemocionalTranstorno autístico, Inclusão social, Emoção, CurrículoAutistic, Resume, Social-emotional skillsO Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como um distúrbio do neurodesenvolvimento que impacta a interação social dos indivíduos, sendo comum a dificuldade de reconhecimento de emoções, que se mantem ao longo da vida do indivíduo. Essa pesquisa tem como objetivo propor um instrumento para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para aluno adolescente com Transtorno do Espectro Autista, tendo como referência as habilidades socioemocionais propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Foram selecionadas para o nosso trabalho as habilidades de autoconhecimento e autocuidado. A pesquisa propôs a aplicação de um questionário de competências socioemocionais para um aluno com TEA e três alunos neurotípicos. Esses alunos, ao responderem às perguntas propostas, possibilitavam ou reforçavam a habilidade de autoconhecimento. Os resultados indicaram que o aluno com TEA apresenta padrão diferenciado na construção das respostas. Em seguida, através da atividade vídeo/questionário, o aluno com TEA pôde se expressar livremente, já que as perguntas eram todas abertas; sendo assim as informações adquiridas até então puderam ser aprofundadas e posteriormente utilizadas na realização da atividade exercícios/intervenção, que foram elaborados de acordo com as necessidades observadas. Ao final houve a replicação do mesmo vídeo/questionário, a fim de verificar o impacto dos exercícios/intervenção no desenvolvimento socioemocional do aluno com TEA. Foi possível verificar algumas mudanças positivas no padrão de respostas do aluno com TEA, sendo as mais significativas em relação à emoção da tristeza. Com isso, podemos indicar o instrumento constituído por questionário e vídeos/questionários e exercícios/intervenção como uma ferramenta para melhorar a aquisição de habilidades emocionais de adolescente com TEA, atendendo, portanto, às diretrizes da BNCC, cujo produto será o Manual para Elaboração e Implementação de Atividades de Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais para Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismodisorder that impacts the social interaction of individuals, with difficulty in recognizing emotions being common, which is maintained throughout the individual's life. This research aims to propose an instrument for the development of socio-emotional skills for adolescent students with Autism Spectrum Disorder, having as a reference the socio-emotional skills proposed by the National Common Curricular Base. Self-knowledge and self-care skills were selected for our work. The research proposed the application of a socio-emotional skills questionnaire to a student with ASD and three neurotypical students. These students, by answering the proposed questions, enabled or reinforced the ability to self-knowledge. The results indicated that the student with ASD presents a different pattern in the construction of the answers. Then, through the video/questionnaire activity, the student with ASD was able to express himself freely, since the questions were all open; thus, the information acquired so far could be deepened and later used in carrying out the exercise/intervention activity, which were prepared according to the observed needs. At the end, the same video/questionnaire was replicated, in order to verify the impact of the exercises/intervention on the socio-emotional development of the student with ASD. It was possible to verify some positive changes in the pattern of responses of the student with ASD, the most significant being in relation to the emotion of sadness. With this, we can indicate the instrument consisting of a questionnaire and videos/questionnaires and exercises/intervention as a tool to improve the acquisition of emotional skills in adolescents with ASD, thus meeting the BNCC guidelines, whose product will be the Manual for the Elaboration and Implementation of Activities for the Development of Social and Emotional Skills for Adolescents with Autistic Spectrum Disorder.123 p.Cavalcanti, Diana NegrãoCaminha, Vera Lúcia Prudência dos SantosGomes, Ana Maria Paula MarquesGrokoski, Kamila CastroRibeiro, Manuel Gustavo LeitãoGiordano, Emília2023-08-21T20:51:15Z2023-08-21T20:51:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGIORDANO, Emília. Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. 2022. 123 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30051CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-21T20:51:19Zoai:app.uff.br:1/30051Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-21T20:51:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
title Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
spellingShingle Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
Giordano, Emília
Autista, Currículo, Habilidade socioemocional
Transtorno autístico, Inclusão social, Emoção, Currículo
Autistic, Resume, Social-emotional skills
title_short Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
title_full Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
title_fullStr Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
title_full_unstemmed Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
title_sort Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
author Giordano, Emília
author_facet Giordano, Emília
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Diana Negrão
Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos
Gomes, Ana Maria Paula Marques
Grokoski, Kamila Castro
Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordano, Emília
dc.subject.por.fl_str_mv Autista, Currículo, Habilidade socioemocional
Transtorno autístico, Inclusão social, Emoção, Currículo
Autistic, Resume, Social-emotional skills
topic Autista, Currículo, Habilidade socioemocional
Transtorno autístico, Inclusão social, Emoção, Currículo
Autistic, Resume, Social-emotional skills
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como um distúrbio do neurodesenvolvimento que impacta a interação social dos indivíduos, sendo comum a dificuldade de reconhecimento de emoções, que se mantem ao longo da vida do indivíduo. Essa pesquisa tem como objetivo propor um instrumento para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para aluno adolescente com Transtorno do Espectro Autista, tendo como referência as habilidades socioemocionais propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Foram selecionadas para o nosso trabalho as habilidades de autoconhecimento e autocuidado. A pesquisa propôs a aplicação de um questionário de competências socioemocionais para um aluno com TEA e três alunos neurotípicos. Esses alunos, ao responderem às perguntas propostas, possibilitavam ou reforçavam a habilidade de autoconhecimento. Os resultados indicaram que o aluno com TEA apresenta padrão diferenciado na construção das respostas. Em seguida, através da atividade vídeo/questionário, o aluno com TEA pôde se expressar livremente, já que as perguntas eram todas abertas; sendo assim as informações adquiridas até então puderam ser aprofundadas e posteriormente utilizadas na realização da atividade exercícios/intervenção, que foram elaborados de acordo com as necessidades observadas. Ao final houve a replicação do mesmo vídeo/questionário, a fim de verificar o impacto dos exercícios/intervenção no desenvolvimento socioemocional do aluno com TEA. Foi possível verificar algumas mudanças positivas no padrão de respostas do aluno com TEA, sendo as mais significativas em relação à emoção da tristeza. Com isso, podemos indicar o instrumento constituído por questionário e vídeos/questionários e exercícios/intervenção como uma ferramenta para melhorar a aquisição de habilidades emocionais de adolescente com TEA, atendendo, portanto, às diretrizes da BNCC, cujo produto será o Manual para Elaboração e Implementação de Atividades de Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais para Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21T20:51:15Z
2023-08-21T20:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIORDANO, Emília. Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. 2022. 123 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30051
identifier_str_mv GIORDANO, Emília. Instrumento para elaboração e implementação de atividades para desenvolvimento das habilidades socioemocionais de aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. 2022. 123 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044694873538560