Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Compreender o invisível é difícil!!! Compreender o incomum também é difícil. Assim, compreender os seres que habitam o fundo do mar se encaixa nesta categoria. Apresentar o conteúdo de maneira mais interativa, sem perder a qualidade do que está sendo estudado é fundamental. OBJETIVO: Desenvolver uma proposta de aprendizagem que versa sobre o estudo dos invertebrados marinhos, composta por uma sequência de três atividades lúdicas/interativas, para estudantes da educação básica no Brasil e validar essa atividade com os alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF. MÉTODOS: Levantamento bibliográfico e uso de editores de texto e quebra-cabeças. RESULTADOS: Foram selecionados representantes das diversas categorias de invertebrados marinhos e elaboradas fichas técnicas. A partir das informações presentes nas fichas foi elaborado uma palavra cruzada e uma atividade que denominamos de quebra-cabeça. O material foi apresentado a uma turma de licenciandos em Biologia que opinaram sobre a adequação do material e apresentaram sugestões de melhorias. A partir da apresentação das atividades propostas aos licenciandos foram realizadas modificações. CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF, verificaram a aplicabilidade e relevância das atividades desenvolvidas, para os alunos da educação básica, e aprovaram o conteúdo e a forma. |
id |
UFF-2_5adcaba7a73170d68343a38518271617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32360 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativaProcesso de ensino-aprendizagemEducação básicaJogo educativoLúdicoInvertebrado marinhoINTRODUÇÃO: Compreender o invisível é difícil!!! Compreender o incomum também é difícil. Assim, compreender os seres que habitam o fundo do mar se encaixa nesta categoria. Apresentar o conteúdo de maneira mais interativa, sem perder a qualidade do que está sendo estudado é fundamental. OBJETIVO: Desenvolver uma proposta de aprendizagem que versa sobre o estudo dos invertebrados marinhos, composta por uma sequência de três atividades lúdicas/interativas, para estudantes da educação básica no Brasil e validar essa atividade com os alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF. MÉTODOS: Levantamento bibliográfico e uso de editores de texto e quebra-cabeças. RESULTADOS: Foram selecionados representantes das diversas categorias de invertebrados marinhos e elaboradas fichas técnicas. A partir das informações presentes nas fichas foi elaborado uma palavra cruzada e uma atividade que denominamos de quebra-cabeça. O material foi apresentado a uma turma de licenciandos em Biologia que opinaram sobre a adequação do material e apresentaram sugestões de melhorias. A partir da apresentação das atividades propostas aos licenciandos foram realizadas modificações. CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF, verificaram a aplicabilidade e relevância das atividades desenvolvidas, para os alunos da educação básica, e aprovaram o conteúdo e a forma.INTRODUCTION: Understanding the invisible is difficult!!! Understanding the unusual is also difficult. Thus, understanding the life that inhabits the bottom of the sea fits into this category. Presenting the content in a more interactive way, without losing the quality of what is being studied is fundamental. OBJECTIVE: Develop a learning proposal that deals with the study of marine invertebrates, composed of a sequence of three playful/interactive activities, for basic education students in Brazil and validate this activity with undergraduate students (preservice teachers) in Biological Sciences at UFF. METHODS: A bibliographic survey was performed, and text and puzzles editors were used to prepare the activities RESULTS: Representatives of different categories of marine invertebrates were selected and fact sheets were prepared. From the information present in the cards, a crossword and an activity that we called a puzzle was elaborated. The material was presented to a group of undergraduates in Biology who gave their opinion on the suitability of the material and presented suggestions for improvements. After the presentation of the proposed activities to the undergraduates, most of the suggested modifications were made. CONCLUSIONS: The undergraduate students (preservice teachers) in Biological Sciences at UFF, verified the applicability and relevance of the activities developed for basic education students and approved the content and the form.48 f.Teixeira, Gerlinde Agate Platais BrasilAlô, Camilla Ferreira SouzaGuimarães, Isabelle MazzaMarmello, Bárbara OliveiraMiranda, Natasha Fonseca2024-02-23T13:04:03Z2024-02-23T13:04:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA. Natasha Fonseca. Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-23T13:04:08Zoai:app.uff.br:1/32360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-23T13:04:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa |
title |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa |
spellingShingle |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa Miranda, Natasha Fonseca Processo de ensino-aprendizagem Educação básica Jogo educativo Lúdico Invertebrado marinho |
title_short |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa |
title_full |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa |
title_fullStr |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa |
title_full_unstemmed |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa |
title_sort |
Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa |
author |
Miranda, Natasha Fonseca |
author_facet |
Miranda, Natasha Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil Alô, Camilla Ferreira Souza Guimarães, Isabelle Mazza Marmello, Bárbara Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Natasha Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem Educação básica Jogo educativo Lúdico Invertebrado marinho |
topic |
Processo de ensino-aprendizagem Educação básica Jogo educativo Lúdico Invertebrado marinho |
description |
INTRODUÇÃO: Compreender o invisível é difícil!!! Compreender o incomum também é difícil. Assim, compreender os seres que habitam o fundo do mar se encaixa nesta categoria. Apresentar o conteúdo de maneira mais interativa, sem perder a qualidade do que está sendo estudado é fundamental. OBJETIVO: Desenvolver uma proposta de aprendizagem que versa sobre o estudo dos invertebrados marinhos, composta por uma sequência de três atividades lúdicas/interativas, para estudantes da educação básica no Brasil e validar essa atividade com os alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF. MÉTODOS: Levantamento bibliográfico e uso de editores de texto e quebra-cabeças. RESULTADOS: Foram selecionados representantes das diversas categorias de invertebrados marinhos e elaboradas fichas técnicas. A partir das informações presentes nas fichas foi elaborado uma palavra cruzada e uma atividade que denominamos de quebra-cabeça. O material foi apresentado a uma turma de licenciandos em Biologia que opinaram sobre a adequação do material e apresentaram sugestões de melhorias. A partir da apresentação das atividades propostas aos licenciandos foram realizadas modificações. CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF, verificaram a aplicabilidade e relevância das atividades desenvolvidas, para os alunos da educação básica, e aprovaram o conteúdo e a forma. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-23T13:04:03Z 2024-02-23T13:04:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA. Natasha Fonseca. Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360 |
identifier_str_mv |
MIRANDA. Natasha Fonseca. Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838686576902144 |