Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Natasha Fonseca
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360
Resumo: INTRODUÇÃO: Compreender o invisível é difícil!!! Compreender o incomum também é difícil. Assim, compreender os seres que habitam o fundo do mar se encaixa nesta categoria. Apresentar o conteúdo de maneira mais interativa, sem perder a qualidade do que está sendo estudado é fundamental. OBJETIVO: Desenvolver uma proposta de aprendizagem que versa sobre o estudo dos invertebrados marinhos, composta por uma sequência de três atividades lúdicas/interativas, para estudantes da educação básica no Brasil e validar essa atividade com os alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF. MÉTODOS: Levantamento bibliográfico e uso de editores de texto e quebra-cabeças. RESULTADOS: Foram selecionados representantes das diversas categorias de invertebrados marinhos e elaboradas fichas técnicas. A partir das informações presentes nas fichas foi elaborado uma palavra cruzada e uma atividade que denominamos de quebra-cabeça. O material foi apresentado a uma turma de licenciandos em Biologia que opinaram sobre a adequação do material e apresentaram sugestões de melhorias. A partir da apresentação das atividades propostas aos licenciandos foram realizadas modificações. CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF, verificaram a aplicabilidade e relevância das atividades desenvolvidas, para os alunos da educação básica, e aprovaram o conteúdo e a forma.
id UFF-2_5adcaba7a73170d68343a38518271617
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32360
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativaProcesso de ensino-aprendizagemEducação básicaJogo educativoLúdicoInvertebrado marinhoINTRODUÇÃO: Compreender o invisível é difícil!!! Compreender o incomum também é difícil. Assim, compreender os seres que habitam o fundo do mar se encaixa nesta categoria. Apresentar o conteúdo de maneira mais interativa, sem perder a qualidade do que está sendo estudado é fundamental. OBJETIVO: Desenvolver uma proposta de aprendizagem que versa sobre o estudo dos invertebrados marinhos, composta por uma sequência de três atividades lúdicas/interativas, para estudantes da educação básica no Brasil e validar essa atividade com os alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF. MÉTODOS: Levantamento bibliográfico e uso de editores de texto e quebra-cabeças. RESULTADOS: Foram selecionados representantes das diversas categorias de invertebrados marinhos e elaboradas fichas técnicas. A partir das informações presentes nas fichas foi elaborado uma palavra cruzada e uma atividade que denominamos de quebra-cabeça. O material foi apresentado a uma turma de licenciandos em Biologia que opinaram sobre a adequação do material e apresentaram sugestões de melhorias. A partir da apresentação das atividades propostas aos licenciandos foram realizadas modificações. CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF, verificaram a aplicabilidade e relevância das atividades desenvolvidas, para os alunos da educação básica, e aprovaram o conteúdo e a forma.INTRODUCTION: Understanding the invisible is difficult!!! Understanding the unusual is also difficult. Thus, understanding the life that inhabits the bottom of the sea fits into this category. Presenting the content in a more interactive way, without losing the quality of what is being studied is fundamental. OBJECTIVE: Develop a learning proposal that deals with the study of marine invertebrates, composed of a sequence of three playful/interactive activities, for basic education students in Brazil and validate this activity with undergraduate students (preservice teachers) in Biological Sciences at UFF. METHODS: A bibliographic survey was performed, and text and puzzles editors were used to prepare the activities RESULTS: Representatives of different categories of marine invertebrates were selected and fact sheets were prepared. From the information present in the cards, a crossword and an activity that we called a puzzle was elaborated. The material was presented to a group of undergraduates in Biology who gave their opinion on the suitability of the material and presented suggestions for improvements. After the presentation of the proposed activities to the undergraduates, most of the suggested modifications were made. CONCLUSIONS: The undergraduate students (preservice teachers) in Biological Sciences at UFF, verified the applicability and relevance of the activities developed for basic education students and approved the content and the form.48 f.Teixeira, Gerlinde Agate Platais BrasilAlô, Camilla Ferreira SouzaGuimarães, Isabelle MazzaMarmello, Bárbara OliveiraMiranda, Natasha Fonseca2024-02-23T13:04:03Z2024-02-23T13:04:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA. Natasha Fonseca. Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-23T13:04:08Zoai:app.uff.br:1/32360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-23T13:04:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
title Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
spellingShingle Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
Miranda, Natasha Fonseca
Processo de ensino-aprendizagem
Educação básica
Jogo educativo
Lúdico
Invertebrado marinho
title_short Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
title_full Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
title_fullStr Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
title_full_unstemmed Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
title_sort Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa
author Miranda, Natasha Fonseca
author_facet Miranda, Natasha Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil
Alô, Camilla Ferreira Souza
Guimarães, Isabelle Mazza
Marmello, Bárbara Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Natasha Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem
Educação básica
Jogo educativo
Lúdico
Invertebrado marinho
topic Processo de ensino-aprendizagem
Educação básica
Jogo educativo
Lúdico
Invertebrado marinho
description INTRODUÇÃO: Compreender o invisível é difícil!!! Compreender o incomum também é difícil. Assim, compreender os seres que habitam o fundo do mar se encaixa nesta categoria. Apresentar o conteúdo de maneira mais interativa, sem perder a qualidade do que está sendo estudado é fundamental. OBJETIVO: Desenvolver uma proposta de aprendizagem que versa sobre o estudo dos invertebrados marinhos, composta por uma sequência de três atividades lúdicas/interativas, para estudantes da educação básica no Brasil e validar essa atividade com os alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF. MÉTODOS: Levantamento bibliográfico e uso de editores de texto e quebra-cabeças. RESULTADOS: Foram selecionados representantes das diversas categorias de invertebrados marinhos e elaboradas fichas técnicas. A partir das informações presentes nas fichas foi elaborado uma palavra cruzada e uma atividade que denominamos de quebra-cabeça. O material foi apresentado a uma turma de licenciandos em Biologia que opinaram sobre a adequação do material e apresentaram sugestões de melhorias. A partir da apresentação das atividades propostas aos licenciandos foram realizadas modificações. CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF, verificaram a aplicabilidade e relevância das atividades desenvolvidas, para os alunos da educação básica, e aprovaram o conteúdo e a forma.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23T13:04:03Z
2024-02-23T13:04:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA. Natasha Fonseca. Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360
identifier_str_mv MIRANDA. Natasha Fonseca. Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838686576902144