Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Layla de Oliveira Sampaio da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Thiago dos Santos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671
Resumo: O presente trabalho aborda o Problema de Roteamento de Veículos – PRV (Vehicle Routing Problem – VRP) por meio do estudo de heurísticas. O objetivo é fazer uso das heurísticas para encontrar soluções que serão aproximadas, em virtude de o problema ser NP-difícil, mas que minimizem o número de veículos necessários para realizar uma sequência de entregas e retornar ao depósito. Serão apresentados resultados comparativos em tabelas, que demonstram a eficiência das heurísticas para uma situação ou cenário. Três heurísticas serão apresentadas: o Método da Economia (Saving Algorithm) de Clarke e Wright, o Método da Varredura (Sweep Algorithm) e o Método de Fisher e Jaikumar. Essas heurísticas abrangem duas categorias: as construtivas e as de duas fases. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica de ordem comparativa e crítica. Visando a alcançar patamares tratáveis para o escopo de um trabalho monográfico de graduação, foi feita uma restrição da abordagem para circunscrever-se sobre o aspecto métrico da PRV, que em alguns casos pode ser identificado como uma generalização PCV (Problema do Caixeiro Viajante, ou TSP - Travelling Salesman Problem). A abordagem crítico-comparativa se estende em direção ao teste de um algoritmo programado, levando-se em conta o melhor perfil de otimização discutido ao longo do trabalho
id UFF-2_5b15bd525519a77bbdaedac31e810f7a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33671
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de VeículosProblema de Roteamento de VeículosHeurísticasMétodo da Economia de Clarke e WrightMétodo da VarreduraMétodo de Fischer e JaikumarHeurísticaAbordagens heurísticasVehicle Routing ProblemHeuristicsClarke’s and Wright’s Saving MethodSweep MethodFisher and Jaikumar’s methodO presente trabalho aborda o Problema de Roteamento de Veículos – PRV (Vehicle Routing Problem – VRP) por meio do estudo de heurísticas. O objetivo é fazer uso das heurísticas para encontrar soluções que serão aproximadas, em virtude de o problema ser NP-difícil, mas que minimizem o número de veículos necessários para realizar uma sequência de entregas e retornar ao depósito. Serão apresentados resultados comparativos em tabelas, que demonstram a eficiência das heurísticas para uma situação ou cenário. Três heurísticas serão apresentadas: o Método da Economia (Saving Algorithm) de Clarke e Wright, o Método da Varredura (Sweep Algorithm) e o Método de Fisher e Jaikumar. Essas heurísticas abrangem duas categorias: as construtivas e as de duas fases. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica de ordem comparativa e crítica. Visando a alcançar patamares tratáveis para o escopo de um trabalho monográfico de graduação, foi feita uma restrição da abordagem para circunscrever-se sobre o aspecto métrico da PRV, que em alguns casos pode ser identificado como uma generalização PCV (Problema do Caixeiro Viajante, ou TSP - Travelling Salesman Problem). A abordagem crítico-comparativa se estende em direção ao teste de um algoritmo programado, levando-se em conta o melhor perfil de otimização discutido ao longo do trabalhoAbstract This work addresses the Vehicle Routing Problem – VRP, from the perspective of a study on heuristics. The main goal is to start from a comparative appraisal of selected heu- ristics to indicate how they could yield approximate solutions—since PRV is NP-Hard—for minimizing and optimizing the number of required vehicles deployed to perform the de- livery sequence, then returning to the central depot. The comparative results will be dis- played in tables, grading the relative efficiency of each considered heuristic to selected situational contexts or scenarios. Three heuristics will be presented and discussed: The Saving Algorithm by Clarke and Wright, the Sweep Algorithm, and Fisher and Jaikumar’s method. These heuristics range over two categories: the constructive and the two steps. The applied methodology was bibliographic research from a critical and comparative point of view. A scope restriction was required since the approach should be enclosed within the limits of an undergraduate monography. Only selected metric aspects of PRV (which in some cases could be equated to a generalization of the Travelling Salesman Problema – TSP) were considered. The critical and comparative assessment included the test of a written algorithm, a program built over an accepted optimization level, according to the optimization profile discussed throughout the text43 p.Silva, Maise Dantas daSilva, André Renato Villela daMartins, Carlos BazilioVianna, Dalessandro SoaresAndrade, Marcos Ribeiro Quinet DeSilva, Layla de Oliveira Sampaio daSilva, Thiago dos Santos2024-07-25T20:25:40Z2024-07-25T20:25:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Layla de Oliveira Sampaio da; SILVA, Thiago dos Santos. Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T20:25:44Zoai:app.uff.br:1/33671Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:25.880729Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
title Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
spellingShingle Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
Silva, Layla de Oliveira Sampaio da
Problema de Roteamento de Veículos
Heurísticas
Método da Economia de Clarke e Wright
Método da Varredura
Método de Fischer e Jaikumar
Heurística
Abordagens heurísticas
Vehicle Routing Problem
Heuristics
Clarke’s and Wright’s Saving Method
Sweep Method
Fisher and Jaikumar’s method
title_short Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
title_full Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
title_fullStr Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
title_full_unstemmed Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
title_sort Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
author Silva, Layla de Oliveira Sampaio da
author_facet Silva, Layla de Oliveira Sampaio da
Silva, Thiago dos Santos
author_role author
author2 Silva, Thiago dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maise Dantas da
Silva, André Renato Villela da
Martins, Carlos Bazilio
Vianna, Dalessandro Soares
Andrade, Marcos Ribeiro Quinet De
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Layla de Oliveira Sampaio da
Silva, Thiago dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de Roteamento de Veículos
Heurísticas
Método da Economia de Clarke e Wright
Método da Varredura
Método de Fischer e Jaikumar
Heurística
Abordagens heurísticas
Vehicle Routing Problem
Heuristics
Clarke’s and Wright’s Saving Method
Sweep Method
Fisher and Jaikumar’s method
topic Problema de Roteamento de Veículos
Heurísticas
Método da Economia de Clarke e Wright
Método da Varredura
Método de Fischer e Jaikumar
Heurística
Abordagens heurísticas
Vehicle Routing Problem
Heuristics
Clarke’s and Wright’s Saving Method
Sweep Method
Fisher and Jaikumar’s method
description O presente trabalho aborda o Problema de Roteamento de Veículos – PRV (Vehicle Routing Problem – VRP) por meio do estudo de heurísticas. O objetivo é fazer uso das heurísticas para encontrar soluções que serão aproximadas, em virtude de o problema ser NP-difícil, mas que minimizem o número de veículos necessários para realizar uma sequência de entregas e retornar ao depósito. Serão apresentados resultados comparativos em tabelas, que demonstram a eficiência das heurísticas para uma situação ou cenário. Três heurísticas serão apresentadas: o Método da Economia (Saving Algorithm) de Clarke e Wright, o Método da Varredura (Sweep Algorithm) e o Método de Fisher e Jaikumar. Essas heurísticas abrangem duas categorias: as construtivas e as de duas fases. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica de ordem comparativa e crítica. Visando a alcançar patamares tratáveis para o escopo de um trabalho monográfico de graduação, foi feita uma restrição da abordagem para circunscrever-se sobre o aspecto métrico da PRV, que em alguns casos pode ser identificado como uma generalização PCV (Problema do Caixeiro Viajante, ou TSP - Travelling Salesman Problem). A abordagem crítico-comparativa se estende em direção ao teste de um algoritmo programado, levando-se em conta o melhor perfil de otimização discutido ao longo do trabalho
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-25T20:25:40Z
2024-07-25T20:25:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Layla de Oliveira Sampaio da; SILVA, Thiago dos Santos. Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671
identifier_str_mv SILVA, Layla de Oliveira Sampaio da; SILVA, Thiago dos Santos. Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823569809702912