Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o Problema de Roteamento de Veículos – PRV (Vehicle Routing Problem – VRP) por meio do estudo de heurísticas. O objetivo é fazer uso das heurísticas para encontrar soluções que serão aproximadas, em virtude de o problema ser NP-difícil, mas que minimizem o número de veículos necessários para realizar uma sequência de entregas e retornar ao depósito. Serão apresentados resultados comparativos em tabelas, que demonstram a eficiência das heurísticas para uma situação ou cenário. Três heurísticas serão apresentadas: o Método da Economia (Saving Algorithm) de Clarke e Wright, o Método da Varredura (Sweep Algorithm) e o Método de Fisher e Jaikumar. Essas heurísticas abrangem duas categorias: as construtivas e as de duas fases. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica de ordem comparativa e crítica. Visando a alcançar patamares tratáveis para o escopo de um trabalho monográfico de graduação, foi feita uma restrição da abordagem para circunscrever-se sobre o aspecto métrico da PRV, que em alguns casos pode ser identificado como uma generalização PCV (Problema do Caixeiro Viajante, ou TSP - Travelling Salesman Problem). A abordagem crítico-comparativa se estende em direção ao teste de um algoritmo programado, levando-se em conta o melhor perfil de otimização discutido ao longo do trabalho |
id |
UFF-2_5b15bd525519a77bbdaedac31e810f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33671 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de VeículosProblema de Roteamento de VeículosHeurísticasMétodo da Economia de Clarke e WrightMétodo da VarreduraMétodo de Fischer e JaikumarHeurísticaAbordagens heurísticasVehicle Routing ProblemHeuristicsClarke’s and Wright’s Saving MethodSweep MethodFisher and Jaikumar’s methodO presente trabalho aborda o Problema de Roteamento de Veículos – PRV (Vehicle Routing Problem – VRP) por meio do estudo de heurísticas. O objetivo é fazer uso das heurísticas para encontrar soluções que serão aproximadas, em virtude de o problema ser NP-difícil, mas que minimizem o número de veículos necessários para realizar uma sequência de entregas e retornar ao depósito. Serão apresentados resultados comparativos em tabelas, que demonstram a eficiência das heurísticas para uma situação ou cenário. Três heurísticas serão apresentadas: o Método da Economia (Saving Algorithm) de Clarke e Wright, o Método da Varredura (Sweep Algorithm) e o Método de Fisher e Jaikumar. Essas heurísticas abrangem duas categorias: as construtivas e as de duas fases. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica de ordem comparativa e crítica. Visando a alcançar patamares tratáveis para o escopo de um trabalho monográfico de graduação, foi feita uma restrição da abordagem para circunscrever-se sobre o aspecto métrico da PRV, que em alguns casos pode ser identificado como uma generalização PCV (Problema do Caixeiro Viajante, ou TSP - Travelling Salesman Problem). A abordagem crítico-comparativa se estende em direção ao teste de um algoritmo programado, levando-se em conta o melhor perfil de otimização discutido ao longo do trabalhoAbstract This work addresses the Vehicle Routing Problem – VRP, from the perspective of a study on heuristics. The main goal is to start from a comparative appraisal of selected heu- ristics to indicate how they could yield approximate solutions—since PRV is NP-Hard—for minimizing and optimizing the number of required vehicles deployed to perform the de- livery sequence, then returning to the central depot. The comparative results will be dis- played in tables, grading the relative efficiency of each considered heuristic to selected situational contexts or scenarios. Three heuristics will be presented and discussed: The Saving Algorithm by Clarke and Wright, the Sweep Algorithm, and Fisher and Jaikumar’s method. These heuristics range over two categories: the constructive and the two steps. The applied methodology was bibliographic research from a critical and comparative point of view. A scope restriction was required since the approach should be enclosed within the limits of an undergraduate monography. Only selected metric aspects of PRV (which in some cases could be equated to a generalization of the Travelling Salesman Problema – TSP) were considered. The critical and comparative assessment included the test of a written algorithm, a program built over an accepted optimization level, according to the optimization profile discussed throughout the text43 p.Silva, Maise Dantas daSilva, André Renato Villela daMartins, Carlos BazilioVianna, Dalessandro SoaresAndrade, Marcos Ribeiro Quinet DeSilva, Layla de Oliveira Sampaio daSilva, Thiago dos Santos2024-07-25T20:25:40Z2024-07-25T20:25:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Layla de Oliveira Sampaio da; SILVA, Thiago dos Santos. Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T20:25:44Zoai:app.uff.br:1/33671Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:25.880729Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos |
title |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos |
spellingShingle |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos Silva, Layla de Oliveira Sampaio da Problema de Roteamento de Veículos Heurísticas Método da Economia de Clarke e Wright Método da Varredura Método de Fischer e Jaikumar Heurística Abordagens heurísticas Vehicle Routing Problem Heuristics Clarke’s and Wright’s Saving Method Sweep Method Fisher and Jaikumar’s method |
title_short |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos |
title_full |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos |
title_fullStr |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos |
title_full_unstemmed |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos |
title_sort |
Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos |
author |
Silva, Layla de Oliveira Sampaio da |
author_facet |
Silva, Layla de Oliveira Sampaio da Silva, Thiago dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thiago dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maise Dantas da Silva, André Renato Villela da Martins, Carlos Bazilio Vianna, Dalessandro Soares Andrade, Marcos Ribeiro Quinet De |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Layla de Oliveira Sampaio da Silva, Thiago dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problema de Roteamento de Veículos Heurísticas Método da Economia de Clarke e Wright Método da Varredura Método de Fischer e Jaikumar Heurística Abordagens heurísticas Vehicle Routing Problem Heuristics Clarke’s and Wright’s Saving Method Sweep Method Fisher and Jaikumar’s method |
topic |
Problema de Roteamento de Veículos Heurísticas Método da Economia de Clarke e Wright Método da Varredura Método de Fischer e Jaikumar Heurística Abordagens heurísticas Vehicle Routing Problem Heuristics Clarke’s and Wright’s Saving Method Sweep Method Fisher and Jaikumar’s method |
description |
O presente trabalho aborda o Problema de Roteamento de Veículos – PRV (Vehicle Routing Problem – VRP) por meio do estudo de heurísticas. O objetivo é fazer uso das heurísticas para encontrar soluções que serão aproximadas, em virtude de o problema ser NP-difícil, mas que minimizem o número de veículos necessários para realizar uma sequência de entregas e retornar ao depósito. Serão apresentados resultados comparativos em tabelas, que demonstram a eficiência das heurísticas para uma situação ou cenário. Três heurísticas serão apresentadas: o Método da Economia (Saving Algorithm) de Clarke e Wright, o Método da Varredura (Sweep Algorithm) e o Método de Fisher e Jaikumar. Essas heurísticas abrangem duas categorias: as construtivas e as de duas fases. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica de ordem comparativa e crítica. Visando a alcançar patamares tratáveis para o escopo de um trabalho monográfico de graduação, foi feita uma restrição da abordagem para circunscrever-se sobre o aspecto métrico da PRV, que em alguns casos pode ser identificado como uma generalização PCV (Problema do Caixeiro Viajante, ou TSP - Travelling Salesman Problem). A abordagem crítico-comparativa se estende em direção ao teste de um algoritmo programado, levando-se em conta o melhor perfil de otimização discutido ao longo do trabalho |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-25T20:25:40Z 2024-07-25T20:25:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Layla de Oliveira Sampaio da; SILVA, Thiago dos Santos. Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671 |
identifier_str_mv |
SILVA, Layla de Oliveira Sampaio da; SILVA, Thiago dos Santos. Um estudo de heurísticas para o Problema de Roteamento de Veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823569809702912 |