Branding: impacto e influência sobre o consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Guilherme Siqueira Rocha de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6245
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo primeiramente fornecer um estudo teórico sobre economia comportamental e suas áreas correlatas, em seguida, descrever um experimento que visa compreender o efeito das marcas no consumo de produtos alimentícios. 123 voluntários avaliaram duas marcas de chocolate, uma nacional e uma belga, após lerem textos pró-marcas e anti-marcas, para examinar o efeito da manipulação contextual em suas percepções sobre as marcas e os chocolates. Os grupos pró-marca, anti-marca e controle não apresentaram diferenças significativas em suas avaliações, não foi possível encontrar efeito da manipulação contextual na avaliação dos chocolates
id UFF-2_5c83a67e2f8155ab500daa9909037b0d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6245
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Branding: impacto e influência sobre o consumoEconomia comportamentalManipulação contextualConsumoEconomia comportamentalEconomiaConsumoBrandingBehavioral economicsMaternal ideologyConsumeO presente trabalho tem por objetivo primeiramente fornecer um estudo teórico sobre economia comportamental e suas áreas correlatas, em seguida, descrever um experimento que visa compreender o efeito das marcas no consumo de produtos alimentícios. 123 voluntários avaliaram duas marcas de chocolate, uma nacional e uma belga, após lerem textos pró-marcas e anti-marcas, para examinar o efeito da manipulação contextual em suas percepções sobre as marcas e os chocolates. Os grupos pró-marca, anti-marca e controle não apresentaram diferenças significativas em suas avaliações, não foi possível encontrar efeito da manipulação contextual na avaliação dos chocolatesThis paper aims to provide a theoretical review on behavioral economics and its related areas, and then describe an experiment that aims to understand the effect of brands on the consumption of food products. 123 volunteers evaluated two chocolate brands, a brazilian one and a Belgian one, after reading pro-brand and anti-brand texts to examine the effect of contextual manipulation on their perceptions of the brands and chocolates. The pro-brand, anti-brand and control groups did not present significant differences between their evaluations, it was not possible to find effects of contextual manipulation in the evaluation of chocolatesFaria Junior, Aydamari João PereiraAlves, Priscila PiresCosta, Arley José Silveira daSouza, Guilherme Siqueira Rocha de2018-04-12T21:28:49Z2018-04-12T21:28:49Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6245Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T18:38:54Zoai:app.uff.br:1/6245Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-09T18:38:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Branding: impacto e influência sobre o consumo
title Branding: impacto e influência sobre o consumo
spellingShingle Branding: impacto e influência sobre o consumo
Souza, Guilherme Siqueira Rocha de
Economia comportamental
Manipulação contextual
Consumo
Economia comportamental
Economia
Consumo
Branding
Behavioral economics
Maternal ideology
Consume
title_short Branding: impacto e influência sobre o consumo
title_full Branding: impacto e influência sobre o consumo
title_fullStr Branding: impacto e influência sobre o consumo
title_full_unstemmed Branding: impacto e influência sobre o consumo
title_sort Branding: impacto e influência sobre o consumo
author Souza, Guilherme Siqueira Rocha de
author_facet Souza, Guilherme Siqueira Rocha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria Junior, Aydamari João Pereira
Alves, Priscila Pires
Costa, Arley José Silveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Guilherme Siqueira Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Economia comportamental
Manipulação contextual
Consumo
Economia comportamental
Economia
Consumo
Branding
Behavioral economics
Maternal ideology
Consume
topic Economia comportamental
Manipulação contextual
Consumo
Economia comportamental
Economia
Consumo
Branding
Behavioral economics
Maternal ideology
Consume
description O presente trabalho tem por objetivo primeiramente fornecer um estudo teórico sobre economia comportamental e suas áreas correlatas, em seguida, descrever um experimento que visa compreender o efeito das marcas no consumo de produtos alimentícios. 123 voluntários avaliaram duas marcas de chocolate, uma nacional e uma belga, após lerem textos pró-marcas e anti-marcas, para examinar o efeito da manipulação contextual em suas percepções sobre as marcas e os chocolates. Os grupos pró-marca, anti-marca e controle não apresentaram diferenças significativas em suas avaliações, não foi possível encontrar efeito da manipulação contextual na avaliação dos chocolates
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-12T21:28:49Z
2018-04-12T21:28:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6245
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6245
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838912231505920