ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28362 |
Resumo: | Os novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais. |
id |
UFF-2_5cf3032517eb91d38d833daaf22483de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28362 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASILConsumoInadimplênciaEducação FinanceiraEstratégia Nacional de Educação FinanceiraMapeamentoOs novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais.Ney, Vanuza da Silva PereiraMarins, Cristiano SouzaRamos, Rodrigo ResendeROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO2023-03-27T14:41:04Z2023-03-27T14:41:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28362CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-27T14:41:07Zoai:app.uff.br:1/28362Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:33.279650Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL |
title |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL |
spellingShingle |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO Consumo Inadimplência Educação Financeira Estratégia Nacional de Educação Financeira Mapeamento |
title_short |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL |
title_full |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL |
title_fullStr |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL |
title_sort |
ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL |
author |
ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO |
author_facet |
ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ney, Vanuza da Silva Pereira Marins, Cristiano Souza Ramos, Rodrigo Resende |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Inadimplência Educação Financeira Estratégia Nacional de Educação Financeira Mapeamento |
topic |
Consumo Inadimplência Educação Financeira Estratégia Nacional de Educação Financeira Mapeamento |
description |
Os novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-27T14:41:04Z 2023-03-27T14:41:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28362 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823728722444288 |