ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28362
Resumo: Os novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais.
id UFF-2_5cf3032517eb91d38d833daaf22483de
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28362
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASILConsumoInadimplênciaEducação FinanceiraEstratégia Nacional de Educação FinanceiraMapeamentoOs novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais.Ney, Vanuza da Silva PereiraMarins, Cristiano SouzaRamos, Rodrigo ResendeROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO2023-03-27T14:41:04Z2023-03-27T14:41:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28362CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-27T14:41:07Zoai:app.uff.br:1/28362Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:33.279650Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
title ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
spellingShingle ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO
Consumo
Inadimplência
Educação Financeira
Estratégia Nacional de Educação Financeira
Mapeamento
title_short ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
title_full ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
title_fullStr ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
title_sort ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
author ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO
author_facet ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ney, Vanuza da Silva Pereira
Marins, Cristiano Souza
Ramos, Rodrigo Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv ROJAS, ADAN JHEYSON ALFARO
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Inadimplência
Educação Financeira
Estratégia Nacional de Educação Financeira
Mapeamento
topic Consumo
Inadimplência
Educação Financeira
Estratégia Nacional de Educação Financeira
Mapeamento
description Os novos cenários socioeconômicos evidenciam a importância da educação financeira ao mesmo tempo que podem ser agravadas na sua falta. Além disso, temos as relações estruturais intrínsecas de uma cultura consumista no Brasil e se torna imperativo o entendimento de que a educação financeira deve ser tratada como um assunto de importância nacional, uma vez que, diante do cenário atual, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas e acabam inadimplentes ou até mesmo sendo vulneráveis num ambiente financeiro por falta de conhecimento. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas de educação financeira no Brasil, bem como localizar e analisar essas ações considerando as entidades governamentais e privadas. A pesquisa é baseada em levantamentos bibliográficos por meio de pesquisas em livros, teses, artigos bibliográficos que abordam a educação financeira. Também foi utilizado como fonte de dados os mapeamentos disponíveis no website da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF no ano de 2014 e 2018. Entre os dados coletados do primeiro mapeamento podemos destacar que 60% das iniciativas são gratuitas, 50% têm atuação nacional, entre os projetos 46% são ofertadas presencialmente, 17% virtuais e 37% de forma mista sendo que a maior parte das ações tem concentração na região sul e sudeste. No segundo mapeamento podemos ver que houve um aumento de 72% das iniciativas, sendo lideradas por ações em escolas públicas, destaca-se também que o apoio por parte da secretaria de educação é importante para aumentar a capacitação e a cobertura da educação financeira, e a maior parte das iniciativas não tem um público específico. Concluindo assim, podemos ver que os mapeamentos serviram para poder planejar e estruturar futuras ações por parte da ENEF, destacando a inclusão da população em geral nas iniciativas em prol a educação financeira, é a inserção delas em distintos setores, a partir de políticas governamentais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-27T14:41:04Z
2023-03-27T14:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/28362
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823728722444288