RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mette, Frederike Monika Budiner
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araldi, Tamila, Rohde, Liliane Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380
Resumo: Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro.
id UFRGS-23_876b400065ca4c5efc5a71ad244906df
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94380
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRAResponsabilidade FinanceiraEducação FinanceiraAlfabetização FinanceiraInadimplênciaClasse C Brasileira.Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro.UFRGS2019-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 40 (2018): set./dez. 20182175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380/pdfCopyright (c) 2019 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMette, Frederike Monika BudinerAraldi, TamilaRohde, Liliane Antunes2019-07-13T18:59:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/94380Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2019-07-13T18:59:34ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
title RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
spellingShingle RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
Mette, Frederike Monika Budiner
Responsabilidade Financeira
Educação Financeira
Alfabetização Financeira
Inadimplência
Classe C Brasileira.
title_short RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
title_full RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
title_fullStr RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
title_sort RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
author Mette, Frederike Monika Budiner
author_facet Mette, Frederike Monika Budiner
Araldi, Tamila
Rohde, Liliane Antunes
author_role author
author2 Araldi, Tamila
Rohde, Liliane Antunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mette, Frederike Monika Budiner
Araldi, Tamila
Rohde, Liliane Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Financeira
Educação Financeira
Alfabetização Financeira
Inadimplência
Classe C Brasileira.
topic Responsabilidade Financeira
Educação Financeira
Alfabetização Financeira
Inadimplência
Classe C Brasileira.
description Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 40 (2018): set./dez. 2018
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350309097472