Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17599 |
Resumo: | The general theme of this research is the discussion on labor and knowledge in postmodernity. The specific object of study is the Delors Report Report made for UNESCO by the International Commission on Education for the XXI Century, - published in 1996. The purpose is to comprehend the new educational proposed in the report, Education throughout life, through a critical analysis based on the political economy s method, and to try to apprehend and to identify in which way capitalism, in your current stage of development, expressed itself on labor, knowledge, education based on the main lines of the postmodern theories. In this research, we defended the hypothesis that postmodernity is, in fact, a political project able to legitimize capitalism in its current phase of accumulation. Despite the fragmented discourse and the negation of what is called as former period modernity and the idea of totality and any meta narrative, the postmodernity, in fact, strengthens the capital s metabolic system. |
id |
UFF-2_5d7a8d4c1cb12ae6b2a09b6da58a113b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/17599 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capitalEducaçãoFinalidade e objetivoEducaçãoAspecto socialPolítica educacionalEducação permanentePós-modernidadeTrabalhoPosmodernityEducationLaborCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe general theme of this research is the discussion on labor and knowledge in postmodernity. The specific object of study is the Delors Report Report made for UNESCO by the International Commission on Education for the XXI Century, - published in 1996. The purpose is to comprehend the new educational proposed in the report, Education throughout life, through a critical analysis based on the political economy s method, and to try to apprehend and to identify in which way capitalism, in your current stage of development, expressed itself on labor, knowledge, education based on the main lines of the postmodern theories. In this research, we defended the hypothesis that postmodernity is, in fact, a political project able to legitimize capitalism in its current phase of accumulation. Despite the fragmented discourse and the negation of what is called as former period modernity and the idea of totality and any meta narrative, the postmodernity, in fact, strengthens the capital s metabolic system.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho tem como tema geral a discussão sobre trabalho e conhecimento na pósmodernidade, sendo o seu objeto específico de estudo o Relatório Delors Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, - publicado em 1996. O objetivo é compreender a nova proposta educacional inscrita no seu interior, Educação ao Longo de Toda a Vida, analisando-o criticamente à luz do método da economia política, buscando apreender e identificar de que forma o capitalismo, em seu atual estágio de desenvolvimento, tem se expressado ideologicamente acerca do trabalho, do conhecimento, da educação a partir das linhas mestras das principais teorias celebratórias da pósmodernidade. A pesquisa defende a hipótese de que a pós-modernidade é na verdade um projeto político capaz de legitimar o capitalismo na sua atual fase de acumulação. Apesar do discurso fragmentado e de negação do que seria o período anterior a modernidade , assim como a idéia de totalidade e qualquer meta narrativa, acabaria por corroborar o fortalecimento e a existência do sistema metabólico do capital.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoReis, Ronaldo RosasCPF:38874970749http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794674Z2Tiriba, Lia VargasCPF:73612324772http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797892A6Leher, RobertoCPF:00633422322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705347Y4Almeida, Jane Barros2021-03-10T20:42:11Z2007-11-262021-03-10T20:42:11Z2007-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17599porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:42:11Zoai:app.uff.br:1/17599Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:02.383528Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital |
title |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital |
spellingShingle |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital Almeida, Jane Barros Educação Finalidade e objetivo Educação Aspecto social Política educacional Educação permanente Pós-modernidade Trabalho Posmodernity Education Labor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital |
title_full |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital |
title_fullStr |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital |
title_full_unstemmed |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital |
title_sort |
Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital |
author |
Almeida, Jane Barros |
author_facet |
Almeida, Jane Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Ronaldo Rosas CPF:38874970749 http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794674Z2 Tiriba, Lia Vargas CPF:73612324772 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797892A6 Leher, Roberto CPF:00633422322 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705347Y4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Jane Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Finalidade e objetivo Educação Aspecto social Política educacional Educação permanente Pós-modernidade Trabalho Posmodernity Education Labor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Finalidade e objetivo Educação Aspecto social Política educacional Educação permanente Pós-modernidade Trabalho Posmodernity Education Labor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The general theme of this research is the discussion on labor and knowledge in postmodernity. The specific object of study is the Delors Report Report made for UNESCO by the International Commission on Education for the XXI Century, - published in 1996. The purpose is to comprehend the new educational proposed in the report, Education throughout life, through a critical analysis based on the political economy s method, and to try to apprehend and to identify in which way capitalism, in your current stage of development, expressed itself on labor, knowledge, education based on the main lines of the postmodern theories. In this research, we defended the hypothesis that postmodernity is, in fact, a political project able to legitimize capitalism in its current phase of accumulation. Despite the fragmented discourse and the negation of what is called as former period modernity and the idea of totality and any meta narrative, the postmodernity, in fact, strengthens the capital s metabolic system. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-26 2007-04-09 2021-03-10T20:42:11Z 2021-03-10T20:42:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17599 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823598129643520 |