Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jane Barros
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17599
Resumo: The general theme of this research is the discussion on labor and knowledge in postmodernity. The specific object of study is the Delors Report Report made for UNESCO by the International Commission on Education for the XXI Century, - published in 1996. The purpose is to comprehend the new educational proposed in the report, Education throughout life, through a critical analysis based on the political economy s method, and to try to apprehend and to identify in which way capitalism, in your current stage of development, expressed itself on labor, knowledge, education based on the main lines of the postmodern theories. In this research, we defended the hypothesis that postmodernity is, in fact, a political project able to legitimize capitalism in its current phase of accumulation. Despite the fragmented discourse and the negation of what is called as former period modernity and the idea of totality and any meta narrative, the postmodernity, in fact, strengthens the capital s metabolic system.
id UFF-2_5d7a8d4c1cb12ae6b2a09b6da58a113b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17599
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capitalEducaçãoFinalidade e objetivoEducaçãoAspecto socialPolítica educacionalEducação permanentePós-modernidadeTrabalhoPosmodernityEducationLaborCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe general theme of this research is the discussion on labor and knowledge in postmodernity. The specific object of study is the Delors Report Report made for UNESCO by the International Commission on Education for the XXI Century, - published in 1996. The purpose is to comprehend the new educational proposed in the report, Education throughout life, through a critical analysis based on the political economy s method, and to try to apprehend and to identify in which way capitalism, in your current stage of development, expressed itself on labor, knowledge, education based on the main lines of the postmodern theories. In this research, we defended the hypothesis that postmodernity is, in fact, a political project able to legitimize capitalism in its current phase of accumulation. Despite the fragmented discourse and the negation of what is called as former period modernity and the idea of totality and any meta narrative, the postmodernity, in fact, strengthens the capital s metabolic system.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho tem como tema geral a discussão sobre trabalho e conhecimento na pósmodernidade, sendo o seu objeto específico de estudo o Relatório Delors Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, - publicado em 1996. O objetivo é compreender a nova proposta educacional inscrita no seu interior, Educação ao Longo de Toda a Vida, analisando-o criticamente à luz do método da economia política, buscando apreender e identificar de que forma o capitalismo, em seu atual estágio de desenvolvimento, tem se expressado ideologicamente acerca do trabalho, do conhecimento, da educação a partir das linhas mestras das principais teorias celebratórias da pósmodernidade. A pesquisa defende a hipótese de que a pós-modernidade é na verdade um projeto político capaz de legitimar o capitalismo na sua atual fase de acumulação. Apesar do discurso fragmentado e de negação do que seria o período anterior a modernidade , assim como a idéia de totalidade e qualquer meta narrativa, acabaria por corroborar o fortalecimento e a existência do sistema metabólico do capital.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoReis, Ronaldo RosasCPF:38874970749http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794674Z2Tiriba, Lia VargasCPF:73612324772http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797892A6Leher, RobertoCPF:00633422322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705347Y4Almeida, Jane Barros2021-03-10T20:42:11Z2007-11-262021-03-10T20:42:11Z2007-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17599porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:42:11Zoai:app.uff.br:1/17599Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:02.383528Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
title Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
spellingShingle Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
Almeida, Jane Barros
Educação
Finalidade e objetivo
Educação
Aspecto social
Política educacional
Educação permanente
Pós-modernidade
Trabalho
Posmodernity
Education
Labor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
title_full Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
title_fullStr Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
title_full_unstemmed Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
title_sort Educação ao longo de toda a vida: uma proposta de educação pós-moderna: trabalho e conhecimento como forças produtivas do capital
author Almeida, Jane Barros
author_facet Almeida, Jane Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Ronaldo Rosas
CPF:38874970749
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794674Z2
Tiriba, Lia Vargas
CPF:73612324772
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797892A6
Leher, Roberto
CPF:00633422322
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705347Y4
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jane Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Finalidade e objetivo
Educação
Aspecto social
Política educacional
Educação permanente
Pós-modernidade
Trabalho
Posmodernity
Education
Labor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Finalidade e objetivo
Educação
Aspecto social
Política educacional
Educação permanente
Pós-modernidade
Trabalho
Posmodernity
Education
Labor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The general theme of this research is the discussion on labor and knowledge in postmodernity. The specific object of study is the Delors Report Report made for UNESCO by the International Commission on Education for the XXI Century, - published in 1996. The purpose is to comprehend the new educational proposed in the report, Education throughout life, through a critical analysis based on the political economy s method, and to try to apprehend and to identify in which way capitalism, in your current stage of development, expressed itself on labor, knowledge, education based on the main lines of the postmodern theories. In this research, we defended the hypothesis that postmodernity is, in fact, a political project able to legitimize capitalism in its current phase of accumulation. Despite the fragmented discourse and the negation of what is called as former period modernity and the idea of totality and any meta narrative, the postmodernity, in fact, strengthens the capital s metabolic system.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-26
2007-04-09
2021-03-10T20:42:11Z
2021-03-10T20:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/17599
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823598129643520