Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Matheus Jeronimo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599
Resumo: A Entropia nas aulas de física do Ensino Médio é um tópico pouco valorizado. Os motivos dessa desvalorização são diversos, como a formação do professor sobre o tema, a escassez de material didático que traga boas propostas para o ensino da Entropia e o baixo índice de publicação de artigos e produtos educacionais relacionados a Entropia, principalmente se tratando de uma abordagem investigativa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade investigativa sobre a Entropia. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva conceitual e histórica sobre a Entropia, sua presença na BNCC e nos livros aprovados pelo PNLD 2021 e uma discussão sobre sua presença no cotidiano. Além disso, foi abordada as características e classificações das Atividades Investigativas, o papel do professor em um ensino por investigação em uma aula de ciências e a importância da argumentação em sala dos alunos. Por fim, foi proposta uma atividade investigativa caracterizada como um problema aberto para o Ensino Médio e relatada uma aplicação em sala como validação do material utilizado.
id UFF-2_5dd3f29f2219bc00a245c1344a8d4972
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26599
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médioEnsino de FísicaAtividade InvestigativaArgumentaçãoEntropiaEnsino de FísicaAtividade InvestigativaArgumentaçãoEntropiaProdução intelectualPhysics TeachingInquiry ActivityArgumentationEntropyA Entropia nas aulas de física do Ensino Médio é um tópico pouco valorizado. Os motivos dessa desvalorização são diversos, como a formação do professor sobre o tema, a escassez de material didático que traga boas propostas para o ensino da Entropia e o baixo índice de publicação de artigos e produtos educacionais relacionados a Entropia, principalmente se tratando de uma abordagem investigativa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade investigativa sobre a Entropia. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva conceitual e histórica sobre a Entropia, sua presença na BNCC e nos livros aprovados pelo PNLD 2021 e uma discussão sobre sua presença no cotidiano. Além disso, foi abordada as características e classificações das Atividades Investigativas, o papel do professor em um ensino por investigação em uma aula de ciências e a importância da argumentação em sala dos alunos. Por fim, foi proposta uma atividade investigativa caracterizada como um problema aberto para o Ensino Médio e relatada uma aplicação em sala como validação do material utilizado.Entropy in high school physics classes is an undervalued topic. The reasons for this devaluation are diverse, such as teacher training on the subject, the scarcity of didactic material that brings good proposals for the teaching of Entropy and the low rate of publication of articles and educational products related to Entropy, especially when it comes to an inquiry approach. Thus, this work has as main objective to propose an inquiry activity about Entropy. For that, a conceptual and historical retrospective was carried out about Entropy, its presence in the BNCC and in the books approved by the PNLD 2021 and a discussion about its presence in everyday life. In addition, the characteristics and classifications of Inquiry Activities, the role of the teacher at an inquiry teaching in a science class and the importance of argumentation of the student at classroom were addressed. Finally, an inquiry activity characterized as an open problem for High School was proposed and an application at the classroom was reported as a validation of the material used.49 fSouza , Eduardo Oliveira Ribeiro deFernandes , Sandro SoaresRodrigues, Carlos Frederico MarçalBorges, Matheus Jeronimo2022-10-24T19:22:17Z2022-10-24T19:22:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBorges, Matheus Jeronimo. Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:22:20Zoai:app.uff.br:1/26599Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-24T19:22:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
title Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
spellingShingle Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
Borges, Matheus Jeronimo
Ensino de Física
Atividade Investigativa
Argumentação
Entropia
Ensino de Física
Atividade Investigativa
Argumentação
Entropia
Produção intelectual
Physics Teaching
Inquiry Activity
Argumentation
Entropy
title_short Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
title_full Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
title_fullStr Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
title_full_unstemmed Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
title_sort Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
author Borges, Matheus Jeronimo
author_facet Borges, Matheus Jeronimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza , Eduardo Oliveira Ribeiro de
Fernandes , Sandro Soares
Rodrigues, Carlos Frederico Marçal
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Matheus Jeronimo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Atividade Investigativa
Argumentação
Entropia
Ensino de Física
Atividade Investigativa
Argumentação
Entropia
Produção intelectual
Physics Teaching
Inquiry Activity
Argumentation
Entropy
topic Ensino de Física
Atividade Investigativa
Argumentação
Entropia
Ensino de Física
Atividade Investigativa
Argumentação
Entropia
Produção intelectual
Physics Teaching
Inquiry Activity
Argumentation
Entropy
description A Entropia nas aulas de física do Ensino Médio é um tópico pouco valorizado. Os motivos dessa desvalorização são diversos, como a formação do professor sobre o tema, a escassez de material didático que traga boas propostas para o ensino da Entropia e o baixo índice de publicação de artigos e produtos educacionais relacionados a Entropia, principalmente se tratando de uma abordagem investigativa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade investigativa sobre a Entropia. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva conceitual e histórica sobre a Entropia, sua presença na BNCC e nos livros aprovados pelo PNLD 2021 e uma discussão sobre sua presença no cotidiano. Além disso, foi abordada as características e classificações das Atividades Investigativas, o papel do professor em um ensino por investigação em uma aula de ciências e a importância da argumentação em sala dos alunos. Por fim, foi proposta uma atividade investigativa caracterizada como um problema aberto para o Ensino Médio e relatada uma aplicação em sala como validação do material utilizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T19:22:17Z
2022-10-24T19:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Borges, Matheus Jeronimo. Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599
identifier_str_mv Borges, Matheus Jeronimo. Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135409576116224