Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599 |
Resumo: | A Entropia nas aulas de física do Ensino Médio é um tópico pouco valorizado. Os motivos dessa desvalorização são diversos, como a formação do professor sobre o tema, a escassez de material didático que traga boas propostas para o ensino da Entropia e o baixo índice de publicação de artigos e produtos educacionais relacionados a Entropia, principalmente se tratando de uma abordagem investigativa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade investigativa sobre a Entropia. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva conceitual e histórica sobre a Entropia, sua presença na BNCC e nos livros aprovados pelo PNLD 2021 e uma discussão sobre sua presença no cotidiano. Além disso, foi abordada as características e classificações das Atividades Investigativas, o papel do professor em um ensino por investigação em uma aula de ciências e a importância da argumentação em sala dos alunos. Por fim, foi proposta uma atividade investigativa caracterizada como um problema aberto para o Ensino Médio e relatada uma aplicação em sala como validação do material utilizado. |
id |
UFF-2_5dd3f29f2219bc00a245c1344a8d4972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26599 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médioEnsino de FísicaAtividade InvestigativaArgumentaçãoEntropiaEnsino de FísicaAtividade InvestigativaArgumentaçãoEntropiaProdução intelectualPhysics TeachingInquiry ActivityArgumentationEntropyA Entropia nas aulas de física do Ensino Médio é um tópico pouco valorizado. Os motivos dessa desvalorização são diversos, como a formação do professor sobre o tema, a escassez de material didático que traga boas propostas para o ensino da Entropia e o baixo índice de publicação de artigos e produtos educacionais relacionados a Entropia, principalmente se tratando de uma abordagem investigativa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade investigativa sobre a Entropia. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva conceitual e histórica sobre a Entropia, sua presença na BNCC e nos livros aprovados pelo PNLD 2021 e uma discussão sobre sua presença no cotidiano. Além disso, foi abordada as características e classificações das Atividades Investigativas, o papel do professor em um ensino por investigação em uma aula de ciências e a importância da argumentação em sala dos alunos. Por fim, foi proposta uma atividade investigativa caracterizada como um problema aberto para o Ensino Médio e relatada uma aplicação em sala como validação do material utilizado.Entropy in high school physics classes is an undervalued topic. The reasons for this devaluation are diverse, such as teacher training on the subject, the scarcity of didactic material that brings good proposals for the teaching of Entropy and the low rate of publication of articles and educational products related to Entropy, especially when it comes to an inquiry approach. Thus, this work has as main objective to propose an inquiry activity about Entropy. For that, a conceptual and historical retrospective was carried out about Entropy, its presence in the BNCC and in the books approved by the PNLD 2021 and a discussion about its presence in everyday life. In addition, the characteristics and classifications of Inquiry Activities, the role of the teacher at an inquiry teaching in a science class and the importance of argumentation of the student at classroom were addressed. Finally, an inquiry activity characterized as an open problem for High School was proposed and an application at the classroom was reported as a validation of the material used.49 fSouza , Eduardo Oliveira Ribeiro deFernandes , Sandro SoaresRodrigues, Carlos Frederico MarçalBorges, Matheus Jeronimo2022-10-24T19:22:17Z2022-10-24T19:22:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBorges, Matheus Jeronimo. Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:22:20Zoai:app.uff.br:1/26599Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-24T19:22:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio |
title |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio |
spellingShingle |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio Borges, Matheus Jeronimo Ensino de Física Atividade Investigativa Argumentação Entropia Ensino de Física Atividade Investigativa Argumentação Entropia Produção intelectual Physics Teaching Inquiry Activity Argumentation Entropy |
title_short |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio |
title_full |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio |
title_fullStr |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio |
title_sort |
Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio |
author |
Borges, Matheus Jeronimo |
author_facet |
Borges, Matheus Jeronimo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza , Eduardo Oliveira Ribeiro de Fernandes , Sandro Soares Rodrigues, Carlos Frederico Marçal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Matheus Jeronimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Atividade Investigativa Argumentação Entropia Ensino de Física Atividade Investigativa Argumentação Entropia Produção intelectual Physics Teaching Inquiry Activity Argumentation Entropy |
topic |
Ensino de Física Atividade Investigativa Argumentação Entropia Ensino de Física Atividade Investigativa Argumentação Entropia Produção intelectual Physics Teaching Inquiry Activity Argumentation Entropy |
description |
A Entropia nas aulas de física do Ensino Médio é um tópico pouco valorizado. Os motivos dessa desvalorização são diversos, como a formação do professor sobre o tema, a escassez de material didático que traga boas propostas para o ensino da Entropia e o baixo índice de publicação de artigos e produtos educacionais relacionados a Entropia, principalmente se tratando de uma abordagem investigativa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade investigativa sobre a Entropia. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva conceitual e histórica sobre a Entropia, sua presença na BNCC e nos livros aprovados pelo PNLD 2021 e uma discussão sobre sua presença no cotidiano. Além disso, foi abordada as características e classificações das Atividades Investigativas, o papel do professor em um ensino por investigação em uma aula de ciências e a importância da argumentação em sala dos alunos. Por fim, foi proposta uma atividade investigativa caracterizada como um problema aberto para o Ensino Médio e relatada uma aplicação em sala como validação do material utilizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24T19:22:17Z 2022-10-24T19:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Borges, Matheus Jeronimo. Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599 |
identifier_str_mv |
Borges, Matheus Jeronimo. Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135409576116224 |