Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Mayara Marmelo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26522
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso discute a timidez, como característica de personalidade, e destaca a mediação professor/aluno, em processos interativos de desenvolvimento e de aprendizagem, por meio de pedagogias facilitadoras nas atividades educativas e recreativas da escola. O objetivo buscou conhecer metodologias, que possam colaborar com alunos/crianças, a lidar com a timidez no processo educativo e interativo na escola. Para atingir este objetivo central destacouse os seguintes objetivos específicos: (a) investigar a timidez e as relações estabelecidas entre docentes e discentes no ambiente escolar; (b) entender práticas pedagógicas e suas contribuições para facilitar/melhorar a interação de alunos/crianças a lidar com a sua timidez na relação com outros sujeitos sociais; e (c) conhecer histórias de professore(a)s e suas experiências para lidar com alunos/crianças tímido(a)s no processo de ensino/aprendizagem e na interação com os outros na escola. A pesquisa construiu-se numa abordagem qualitativa e utilizou: (1) a metodologia de pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Axia (2003), Vieira (2010), Felix (2013) e outros; e (2) pesquisa com narrativas biográficas e autobiográficas, alicerçadas nas concepções de Abrahão (2003; 2011). Os resultados da pesquisa apontam algumas metodologias, que contribuem nos processos subjetivos interativos com alunos tímidos na escola e nas práticas docentes. Ressalta, entretanto, a impossibilidade na padronização de práticas/metodologias como eficazes para utilizar com alunos/crianças.
id UFF-2_5e5794d72bd26502152bbf7c88326605
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26522
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docenteTimidezMetodologias e práticas pedagógicasProcessos interativosFormação docentePedagogiaShynessPedagogical methodologies and practicesInteractive processTeacher trainingEste trabalho de conclusão de curso discute a timidez, como característica de personalidade, e destaca a mediação professor/aluno, em processos interativos de desenvolvimento e de aprendizagem, por meio de pedagogias facilitadoras nas atividades educativas e recreativas da escola. O objetivo buscou conhecer metodologias, que possam colaborar com alunos/crianças, a lidar com a timidez no processo educativo e interativo na escola. Para atingir este objetivo central destacouse os seguintes objetivos específicos: (a) investigar a timidez e as relações estabelecidas entre docentes e discentes no ambiente escolar; (b) entender práticas pedagógicas e suas contribuições para facilitar/melhorar a interação de alunos/crianças a lidar com a sua timidez na relação com outros sujeitos sociais; e (c) conhecer histórias de professore(a)s e suas experiências para lidar com alunos/crianças tímido(a)s no processo de ensino/aprendizagem e na interação com os outros na escola. A pesquisa construiu-se numa abordagem qualitativa e utilizou: (1) a metodologia de pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Axia (2003), Vieira (2010), Felix (2013) e outros; e (2) pesquisa com narrativas biográficas e autobiográficas, alicerçadas nas concepções de Abrahão (2003; 2011). Os resultados da pesquisa apontam algumas metodologias, que contribuem nos processos subjetivos interativos com alunos tímidos na escola e nas práticas docentes. Ressalta, entretanto, a impossibilidade na padronização de práticas/metodologias como eficazes para utilizar com alunos/crianças.This research conclusion explains shyness, as a personal characteristic, and stands out mediation between teacher and student, in the interactive process of development and learning, following the way of facilitating pedagogies in education and recreational activities provided from school. The objective seeks the knowledge about methodologies that can contribute with the students or children to deal with shyness at school in the process of education and interactives. To reach the main objective, the following specific objectives were highlighted: (a) to inquiry at school environment the relationship and shyness between teacher and student; (b) Understand pedagogical practices and their contributions to facilitate/improve the interaction of students/children to face and deal with their shyness with society; and (c) Analyzing teacher’s stories and their experiences in dealing with shy students/children in learning and teaching process added the interaction with others at school. This work was built on a qualitative approach and used: (1) bibliographic research methodology, based on studies by Axia (2003), Vieira (2010), Felix (2013), and others; and (2) research with biographical and autobiographical narratives, based on the conceptions of Abrahão (2003;2011). The result of this present inquiry points out some methodologies that contribute to the interactive subjective process with shy students at school and practices of teaching. It lay emphasis on, however, the impossibility of standardizing practices/methodologies as effective that possibilities to be used with students/children.Schindhelm, Virginia GeorgCunha, Mayara Marmelo da2022-10-19T15:37:13Z2022-10-19T15:37:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26522CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T15:37:17Zoai:app.uff.br:1/26522Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:42.723834Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
title Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
spellingShingle Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
Cunha, Mayara Marmelo da
Timidez
Metodologias e práticas pedagógicas
Processos interativos
Formação docente
Pedagogia
Shyness
Pedagogical methodologies and practices
Interactive process
Teacher training
title_short Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
title_full Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
title_fullStr Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
title_full_unstemmed Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
title_sort Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente
author Cunha, Mayara Marmelo da
author_facet Cunha, Mayara Marmelo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schindhelm, Virginia Georg
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Mayara Marmelo da
dc.subject.por.fl_str_mv Timidez
Metodologias e práticas pedagógicas
Processos interativos
Formação docente
Pedagogia
Shyness
Pedagogical methodologies and practices
Interactive process
Teacher training
topic Timidez
Metodologias e práticas pedagógicas
Processos interativos
Formação docente
Pedagogia
Shyness
Pedagogical methodologies and practices
Interactive process
Teacher training
description Este trabalho de conclusão de curso discute a timidez, como característica de personalidade, e destaca a mediação professor/aluno, em processos interativos de desenvolvimento e de aprendizagem, por meio de pedagogias facilitadoras nas atividades educativas e recreativas da escola. O objetivo buscou conhecer metodologias, que possam colaborar com alunos/crianças, a lidar com a timidez no processo educativo e interativo na escola. Para atingir este objetivo central destacouse os seguintes objetivos específicos: (a) investigar a timidez e as relações estabelecidas entre docentes e discentes no ambiente escolar; (b) entender práticas pedagógicas e suas contribuições para facilitar/melhorar a interação de alunos/crianças a lidar com a sua timidez na relação com outros sujeitos sociais; e (c) conhecer histórias de professore(a)s e suas experiências para lidar com alunos/crianças tímido(a)s no processo de ensino/aprendizagem e na interação com os outros na escola. A pesquisa construiu-se numa abordagem qualitativa e utilizou: (1) a metodologia de pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Axia (2003), Vieira (2010), Felix (2013) e outros; e (2) pesquisa com narrativas biográficas e autobiográficas, alicerçadas nas concepções de Abrahão (2003; 2011). Os resultados da pesquisa apontam algumas metodologias, que contribuem nos processos subjetivos interativos com alunos tímidos na escola e nas práticas docentes. Ressalta, entretanto, a impossibilidade na padronização de práticas/metodologias como eficazes para utilizar com alunos/crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T15:37:13Z
2022-10-19T15:37:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26522
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823681565884416