Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968 |
Resumo: | O uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos. |
id |
UFF-2_5ea3d25a8e9487f816d6e459f7123739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24968 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFFMídias EducacionaisTecnologias EducacionaisWhatsAppEnsino SuperiorCiências NaturaisEducational MediaEducational TechnologiesWhatsAppHigher educationO uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos.The use of virtual technology is increasingly present in the teaching-learning process. The present work deals with the analysis of the use of whatsapp application in the teachinglearning environment in the Natural Sciences Degree course at the Fluminense Institute of Northwest Higher Education of the Fluminense Federal University (INFES / UFF). A qualitative and quantitative research was carried out, with a descriptive approach, with bibliographical research and questionnaire application. According to the answers obtained in the research, it was observed that the students to deal with academic subjects forming groups among the classmates often use the use of the Whatssapp application. The application facilitates the communication and the development of the discipline because it facilitates the communication, the exchange of videos, audios, images and documents. Most students state that using the Whatsapp application brings a greater interaction between them, which can improve daily living in the classroom. In this research, 54% of the students cited the lack of privacy of schedules as a negative point. Although nearly half of respondents feel that the application should be restricted at certain times, most also agree that one of the good points of using the app is its full-time use. In conclusion, with the use of this digital tool it was possible to share reflections, make comparisons and share experiences between teachers and students.33 f.Silva, André Luiz Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/7913307240182478Jannuzzi, Célia Maria Lirahttp://lattes.cnpq.br/5054140626872578Mello, Renata Bacellarhttp://lattes.cnpq.br/1834123342403707http://lattes.cnpq.br/2842219870761498Barbosa, Sandro Lopes2022-05-03T13:54:12Z2022-05-03T13:54:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Sandro Lopes. Utilização do aplicativo Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em ciências naturais do INFES/UFF. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-25T19:32:11Zoai:app.uff.br:1/24968Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-25T19:32:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF |
title |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF |
spellingShingle |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF Barbosa, Sandro Lopes Mídias Educacionais Tecnologias Educacionais Ensino Superior Ciências Naturais Educational Media Educational Technologies Higher education |
title_short |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF |
title_full |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF |
title_fullStr |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF |
title_full_unstemmed |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF |
title_sort |
Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF |
author |
Barbosa, Sandro Lopes |
author_facet |
Barbosa, Sandro Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, André Luiz Gomes da http://lattes.cnpq.br/7913307240182478 Jannuzzi, Célia Maria Lira http://lattes.cnpq.br/5054140626872578 Mello, Renata Bacellar http://lattes.cnpq.br/1834123342403707 http://lattes.cnpq.br/2842219870761498 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Sandro Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias Educacionais Tecnologias Educacionais Ensino Superior Ciências Naturais Educational Media Educational Technologies Higher education |
topic |
Mídias Educacionais Tecnologias Educacionais Ensino Superior Ciências Naturais Educational Media Educational Technologies Higher education |
description |
O uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-05-03T13:54:12Z 2022-05-03T13:54:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Sandro Lopes. Utilização do aplicativo Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em ciências naturais do INFES/UFF. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Sandro Lopes. Utilização do aplicativo Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em ciências naturais do INFES/UFF. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838883670392832 |