Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sandro Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968
Resumo: O uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos.
id UFF-2_5ea3d25a8e9487f816d6e459f7123739
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24968
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFFMídias EducacionaisTecnologias EducacionaisWhatsAppEnsino SuperiorCiências NaturaisEducational MediaEducational TechnologiesWhatsAppHigher educationO uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos.The use of virtual technology is increasingly present in the teaching-learning process. The present work deals with the analysis of the use of whatsapp application in the teachinglearning environment in the Natural Sciences Degree course at the Fluminense Institute of Northwest Higher Education of the Fluminense Federal University (INFES / UFF). A qualitative and quantitative research was carried out, with a descriptive approach, with bibliographical research and questionnaire application. According to the answers obtained in the research, it was observed that the students to deal with academic subjects forming groups among the classmates often use the use of the Whatssapp application. The application facilitates the communication and the development of the discipline because it facilitates the communication, the exchange of videos, audios, images and documents. Most students state that using the Whatsapp application brings a greater interaction between them, which can improve daily living in the classroom. In this research, 54% of the students cited the lack of privacy of schedules as a negative point. Although nearly half of respondents feel that the application should be restricted at certain times, most also agree that one of the good points of using the app is its full-time use. In conclusion, with the use of this digital tool it was possible to share reflections, make comparisons and share experiences between teachers and students.33 f.Silva, André Luiz Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/7913307240182478Jannuzzi, Célia Maria Lirahttp://lattes.cnpq.br/5054140626872578Mello, Renata Bacellarhttp://lattes.cnpq.br/1834123342403707http://lattes.cnpq.br/2842219870761498Barbosa, Sandro Lopes2022-05-03T13:54:12Z2022-05-03T13:54:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Sandro Lopes. Utilização do aplicativo Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em ciências naturais do INFES/UFF. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-25T19:32:11Zoai:app.uff.br:1/24968Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-25T19:32:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
title Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
spellingShingle Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
Barbosa, Sandro Lopes
Mídias Educacionais
Tecnologias Educacionais
WhatsApp
Ensino Superior
Ciências Naturais
Educational Media
Educational Technologies
WhatsApp
Higher education
title_short Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
title_full Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
title_fullStr Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
title_full_unstemmed Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
title_sort Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF
author Barbosa, Sandro Lopes
author_facet Barbosa, Sandro Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, André Luiz Gomes da
http://lattes.cnpq.br/7913307240182478
Jannuzzi, Célia Maria Lira
http://lattes.cnpq.br/5054140626872578
Mello, Renata Bacellar
http://lattes.cnpq.br/1834123342403707
http://lattes.cnpq.br/2842219870761498
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sandro Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias Educacionais
Tecnologias Educacionais
WhatsApp
Ensino Superior
Ciências Naturais
Educational Media
Educational Technologies
WhatsApp
Higher education
topic Mídias Educacionais
Tecnologias Educacionais
WhatsApp
Ensino Superior
Ciências Naturais
Educational Media
Educational Technologies
WhatsApp
Higher education
description O uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-05-03T13:54:12Z
2022-05-03T13:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Sandro Lopes. Utilização do aplicativo Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em ciências naturais do INFES/UFF. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968
identifier_str_mv BARBOSA, Sandro Lopes. Utilização do aplicativo Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em ciências naturais do INFES/UFF. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838883670392832