Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Angela Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6146
Resumo: O presente estudo trata dos prejuízos que a carência afetiva é capaz de causar ao desenvolvimento infantil, mantendo o seu foco principal na ocorrência da depressão durante a infância e como o professor pode lidar com essa situação em sala de aula. Assim o objetivo geral do presente estudo buscou analisar os impactos causados pela carência afetiva no processo de aprendizagem principalmente quando as crianças são acometidas um quadro depressivo investigando ainda como o professor pode contribuir para minimizar os danos que essa doença pode causar ao processo de aprendizagem. Conclusivamente a pesquisa verificou que o objetivo proposto foi alcançado ao constatar que a afetividade encontra-se diretamente relacionada com o desenvolvimento infantil sendo o pilar de todo esse processo, de modo que a carência afetiva ainda na infância é capaz de comprometer todo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional desta e que nos casos mais graves em que o aluno é acometido por um quadro de depressão o professor pode atuar orientado por uma equipe multidisciplinar, intervindo através de recursos lúdicos no intuito de garantir a aprendizagem desse aluno e minimizar os prejuízos causados pela depressão
id UFF-2_5ef2c4451dbe2fc2d9ba1672a9818770
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6146
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aulaDepressãoLúdicoInfantilAfetividadeAffectivityCDD 370.11Child depressionLudicidadeAffectivityO presente estudo trata dos prejuízos que a carência afetiva é capaz de causar ao desenvolvimento infantil, mantendo o seu foco principal na ocorrência da depressão durante a infância e como o professor pode lidar com essa situação em sala de aula. Assim o objetivo geral do presente estudo buscou analisar os impactos causados pela carência afetiva no processo de aprendizagem principalmente quando as crianças são acometidas um quadro depressivo investigando ainda como o professor pode contribuir para minimizar os danos que essa doença pode causar ao processo de aprendizagem. Conclusivamente a pesquisa verificou que o objetivo proposto foi alcançado ao constatar que a afetividade encontra-se diretamente relacionada com o desenvolvimento infantil sendo o pilar de todo esse processo, de modo que a carência afetiva ainda na infância é capaz de comprometer todo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional desta e que nos casos mais graves em que o aluno é acometido por um quadro de depressão o professor pode atuar orientado por uma equipe multidisciplinar, intervindo através de recursos lúdicos no intuito de garantir a aprendizagem desse aluno e minimizar os prejuízos causados pela depressãoThe present study deals with the losses that the affective deficiency is capable of causing to the child development, maintaining its main focus on the occurrence of depression during childhood and how the teacher can deal with this situation in the classroom. Thus, the general objective of the present study sought to analyze the impacts caused by the affective deficiency in the learning process, especially when the children are depressed, investigating how the teacher can contribute to minimize the damages that this disease can cause to the learning process. Conclusively, the research found that the proposed goal was achieved by noting that affectivity is directly related to child development being the pillar of this whole process, so that the affective deficiency still in childhood is capable of compromising all academic development, Social and emotional development and that in the most severe cases in which the student is affected by a depression, the teacher can act guided by a multidisciplinary team, intervening through playful resources in order to guarantee the student's learning and minimize the damages caused by depressionGomes, Jacqueline de SousaLuiz, Angela Ribeiro2018-04-09T12:06:15Z2018-04-09T12:06:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6146CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T18:37:29Zoai:app.uff.br:1/6146Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T18:37:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
title Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
spellingShingle Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
Luiz, Angela Ribeiro
Depressão
Lúdico
Infantil
Afetividade
Affectivity
CDD 370.11
Child depression
Ludicidade
Affectivity
title_short Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
title_full Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
title_fullStr Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
title_full_unstemmed Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
title_sort Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula
author Luiz, Angela Ribeiro
author_facet Luiz, Angela Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Angela Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Lúdico
Infantil
Afetividade
Affectivity
CDD 370.11
Child depression
Ludicidade
Affectivity
topic Depressão
Lúdico
Infantil
Afetividade
Affectivity
CDD 370.11
Child depression
Ludicidade
Affectivity
description O presente estudo trata dos prejuízos que a carência afetiva é capaz de causar ao desenvolvimento infantil, mantendo o seu foco principal na ocorrência da depressão durante a infância e como o professor pode lidar com essa situação em sala de aula. Assim o objetivo geral do presente estudo buscou analisar os impactos causados pela carência afetiva no processo de aprendizagem principalmente quando as crianças são acometidas um quadro depressivo investigando ainda como o professor pode contribuir para minimizar os danos que essa doença pode causar ao processo de aprendizagem. Conclusivamente a pesquisa verificou que o objetivo proposto foi alcançado ao constatar que a afetividade encontra-se diretamente relacionada com o desenvolvimento infantil sendo o pilar de todo esse processo, de modo que a carência afetiva ainda na infância é capaz de comprometer todo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional desta e que nos casos mais graves em que o aluno é acometido por um quadro de depressão o professor pode atuar orientado por uma equipe multidisciplinar, intervindo através de recursos lúdicos no intuito de garantir a aprendizagem desse aluno e minimizar os prejuízos causados pela depressão
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-09T12:06:15Z
2018-04-09T12:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6146
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838724091805696