Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4998 |
Resumo: | A partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de Pedagoga |
id |
UFF-2_f7e3c38686816612107582977ae4de0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4998 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusãoEducação inclusivaPedagogia hospitalarIniciação à docênciaCDD 370.11Inclusive educationHospital pedagogyInitiation to teachingA partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de PedagogaFrom the trajectory as a professional working in the area of health in the blood bank, and for that reason the transit in the pediatric ward and the awakening of interest, is located the initiation to teaching in the area of Hospital Pedagogy, bringing theoretical reflections from the bibliographic research. Establishing non-exclusion actions in education also becomes a health factor, the objective of this work to complete the course was to understand Hospital Pedagogy as a differentiated proposal of school mediation, which seeks to build knowledge about a learning context that contributes to the Well-being of hospitalized children. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos and Mugiatti (2007), Freire (1996), were authors that helped in this reflection, besides registries of the legislation as the 1988 Constitution and Law of Guidelines and Bases of Education 9394/96, among others, which were the main sources that contributed to the development of this work. It was possible to identify the many processes of the field of Pedagogia Hospitalar and a possibility of work place to practice the Pedagogue professionRodrigues, Maria GorettiMatos, Solange Paes de2017-10-25T17:58:31Z2017-10-25T17:58:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4998CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T17:56:01Zoai:app.uff.br:1/4998Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:23.887545Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão |
title |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão |
spellingShingle |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão Matos, Solange Paes de Educação inclusiva Pedagogia hospitalar Iniciação à docência CDD 370.11 Inclusive education Hospital pedagogy Initiation to teaching |
title_short |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão |
title_full |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão |
title_fullStr |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão |
title_full_unstemmed |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão |
title_sort |
Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão |
author |
Matos, Solange Paes de |
author_facet |
Matos, Solange Paes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Goretti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Solange Paes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Pedagogia hospitalar Iniciação à docência CDD 370.11 Inclusive education Hospital pedagogy Initiation to teaching |
topic |
Educação inclusiva Pedagogia hospitalar Iniciação à docência CDD 370.11 Inclusive education Hospital pedagogy Initiation to teaching |
description |
A partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de Pedagoga |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25T17:58:31Z 2017-10-25T17:58:31Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4998 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823728042967040 |