Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Solange Paes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4998
Resumo: A partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de Pedagoga
id UFF-2_f7e3c38686816612107582977ae4de0b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4998
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusãoEducação inclusivaPedagogia hospitalarIniciação à docênciaCDD 370.11Inclusive educationHospital pedagogyInitiation to teachingA partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de PedagogaFrom the trajectory as a professional working in the area of health in the blood bank, and for that reason the transit in the pediatric ward and the awakening of interest, is located the initiation to teaching in the area of Hospital Pedagogy, bringing theoretical reflections from the bibliographic research. Establishing non-exclusion actions in education also becomes a health factor, the objective of this work to complete the course was to understand Hospital Pedagogy as a differentiated proposal of school mediation, which seeks to build knowledge about a learning context that contributes to the Well-being of hospitalized children. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos and Mugiatti (2007), Freire (1996), were authors that helped in this reflection, besides registries of the legislation as the 1988 Constitution and Law of Guidelines and Bases of Education 9394/96, among others, which were the main sources that contributed to the development of this work. It was possible to identify the many processes of the field of Pedagogia Hospitalar and a possibility of work place to practice the Pedagogue professionRodrigues, Maria GorettiMatos, Solange Paes de2017-10-25T17:58:31Z2017-10-25T17:58:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4998CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T17:56:01Zoai:app.uff.br:1/4998Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:23.887545Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
title Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
spellingShingle Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
Matos, Solange Paes de
Educação inclusiva
Pedagogia hospitalar
Iniciação à docência
CDD 370.11
Inclusive education
Hospital pedagogy
Initiation to teaching
title_short Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
title_full Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
title_fullStr Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
title_full_unstemmed Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
title_sort Pedagogia hospitalar: um processo de mediação e inclusão
author Matos, Solange Paes de
author_facet Matos, Solange Paes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Goretti
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Solange Paes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Pedagogia hospitalar
Iniciação à docência
CDD 370.11
Inclusive education
Hospital pedagogy
Initiation to teaching
topic Educação inclusiva
Pedagogia hospitalar
Iniciação à docência
CDD 370.11
Inclusive education
Hospital pedagogy
Initiation to teaching
description A partir da trajetória como profissional atuante na área da saúde no banco de sangue, e por isso o trânsito na enfermaria pediátrica e o despertar do interesse, é situada a iniciação à docência na área da Pedagogia Hospitalar, trazendo reflexões teóricas oriundas da pesquisa bibliográfica. Estabelecer ações de não-exclusão na educação também passa a ser fator de saúde, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada de mediação escolar, que procura construir conhecimentos sobre um contexto de aprendizagem que contribua para o bem estar das crianças hospitalizadas. Ceccim (1997), Fonseca (2003), Libâneo (2010), Fontes (2005) Matos e Mugiatti (2007), Freire (1996), foram autores que ajudaram nesta reflexão, além de registros da legislação como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, entre outros, que foram as principais fontes que contribuíram para o desenvolvimento do presente trabalho. Foi possível identificar os muitos processos do campo de atuação da Pedagogia Hospitalar e uma possibilidade de local de trabalho para exercer a profissão de Pedagoga
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25T17:58:31Z
2017-10-25T17:58:31Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4998
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823728042967040