A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Karen Lima da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543
Resumo: Esta pesquisa busca investigar as relações das crianças com a natureza, principalmente no cotidiano escolar da Educação Infantil. Entendo que é necessário discutir o confinamento das crianças em espaços fechados, visto que cada vez mais os pátios estão sendo concretados, como também, o trabalho pedagógico em folhas de atividades. Defendo que o contato com a natureza, ou, o trabalho pedagógico com elementos naturais contribui para a formação estética das crianças, como nos ensina Manoel de Barros, desperta o apreço pelas desimportâncias. Como referencial teórico, utilizo Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, entre outros. A pesquisa de campo é realizada em uma escola de Educação Infantil, na qual proponho uma intervenção pedagógica, que é caminhar pelos arredores da escola, com a intenção de sensibilizar o olhar para ver as miudezas. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa (auto) biográfica e narrativa
id UFF-2_5fad5d74abacb476b3535c49f228820b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26543
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A folha borboleta: criança e natureza na educação infantilNaturezaCriançaEducação InfantilPedagogiaEducação infantilCriançaInfânciaNaturezaNatureChildhoodsChild educationEsta pesquisa busca investigar as relações das crianças com a natureza, principalmente no cotidiano escolar da Educação Infantil. Entendo que é necessário discutir o confinamento das crianças em espaços fechados, visto que cada vez mais os pátios estão sendo concretados, como também, o trabalho pedagógico em folhas de atividades. Defendo que o contato com a natureza, ou, o trabalho pedagógico com elementos naturais contribui para a formação estética das crianças, como nos ensina Manoel de Barros, desperta o apreço pelas desimportâncias. Como referencial teórico, utilizo Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, entre outros. A pesquisa de campo é realizada em uma escola de Educação Infantil, na qual proponho uma intervenção pedagógica, que é caminhar pelos arredores da escola, com a intenção de sensibilizar o olhar para ver as miudezas. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa (auto) biográfica e narrativaThis research seeks to investigate children's relationships with nature, especially in the school routine of Early Childhood Education. I understand that it is necessary to discuss the confinement of children in closed spaces, since more and more the patios are being concreted, as well as the pedagogical work in activity sheets. I argue that contact with nature, or, pedagogical work with natural elements, contributes to the aesthetic formation of children, as Manoel de Barros teaches us, awakens appreciation for unimportance. As a theoretical reference, I use Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, among others. The field research is carried out in a kindergarten school, in which I propose a pedagogical intervention, which is to walk around the school's surroundings, with the intention of sensitizing the look to see the offal. As a methodological approach, I use (auto) biographical and narrative research.56 f.Souza, Cristiana Callai dehttp://lattes.cnpq.br/8060028242388784Barcellos, Camilla TorquattoSouza, Isabelle de Araujo Lima ehttp://lattes.cnpq.br/7457661067170964http://lattes.cnpq.br/5530511126444193Costa, Karen Lima da2022-10-20T14:20:58Z2022-10-20T14:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Karen Lima da. A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T14:21:02Zoai:app.uff.br:1/26543Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:21.824081Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
title A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
spellingShingle A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
Costa, Karen Lima da
Natureza
Criança
Educação Infantil
Pedagogia
Educação infantil
Criança
Infância
Natureza
Nature
Childhoods
Child education
title_short A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
title_full A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
title_fullStr A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
title_full_unstemmed A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
title_sort A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
author Costa, Karen Lima da
author_facet Costa, Karen Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cristiana Callai de
http://lattes.cnpq.br/8060028242388784
Barcellos, Camilla Torquatto
Souza, Isabelle de Araujo Lima e
http://lattes.cnpq.br/7457661067170964
http://lattes.cnpq.br/5530511126444193
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Karen Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza
Criança
Educação Infantil
Pedagogia
Educação infantil
Criança
Infância
Natureza
Nature
Childhoods
Child education
topic Natureza
Criança
Educação Infantil
Pedagogia
Educação infantil
Criança
Infância
Natureza
Nature
Childhoods
Child education
description Esta pesquisa busca investigar as relações das crianças com a natureza, principalmente no cotidiano escolar da Educação Infantil. Entendo que é necessário discutir o confinamento das crianças em espaços fechados, visto que cada vez mais os pátios estão sendo concretados, como também, o trabalho pedagógico em folhas de atividades. Defendo que o contato com a natureza, ou, o trabalho pedagógico com elementos naturais contribui para a formação estética das crianças, como nos ensina Manoel de Barros, desperta o apreço pelas desimportâncias. Como referencial teórico, utilizo Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, entre outros. A pesquisa de campo é realizada em uma escola de Educação Infantil, na qual proponho uma intervenção pedagógica, que é caminhar pelos arredores da escola, com a intenção de sensibilizar o olhar para ver as miudezas. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa (auto) biográfica e narrativa
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T14:20:58Z
2022-10-20T14:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Karen Lima da. A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543
identifier_str_mv COSTA, Karen Lima da. A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823575474110464