A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543 |
Resumo: | Esta pesquisa busca investigar as relações das crianças com a natureza, principalmente no cotidiano escolar da Educação Infantil. Entendo que é necessário discutir o confinamento das crianças em espaços fechados, visto que cada vez mais os pátios estão sendo concretados, como também, o trabalho pedagógico em folhas de atividades. Defendo que o contato com a natureza, ou, o trabalho pedagógico com elementos naturais contribui para a formação estética das crianças, como nos ensina Manoel de Barros, desperta o apreço pelas desimportâncias. Como referencial teórico, utilizo Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, entre outros. A pesquisa de campo é realizada em uma escola de Educação Infantil, na qual proponho uma intervenção pedagógica, que é caminhar pelos arredores da escola, com a intenção de sensibilizar o olhar para ver as miudezas. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa (auto) biográfica e narrativa |
id |
UFF-2_5fad5d74abacb476b3535c49f228820b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26543 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantilNaturezaCriançaEducação InfantilPedagogiaEducação infantilCriançaInfânciaNaturezaNatureChildhoodsChild educationEsta pesquisa busca investigar as relações das crianças com a natureza, principalmente no cotidiano escolar da Educação Infantil. Entendo que é necessário discutir o confinamento das crianças em espaços fechados, visto que cada vez mais os pátios estão sendo concretados, como também, o trabalho pedagógico em folhas de atividades. Defendo que o contato com a natureza, ou, o trabalho pedagógico com elementos naturais contribui para a formação estética das crianças, como nos ensina Manoel de Barros, desperta o apreço pelas desimportâncias. Como referencial teórico, utilizo Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, entre outros. A pesquisa de campo é realizada em uma escola de Educação Infantil, na qual proponho uma intervenção pedagógica, que é caminhar pelos arredores da escola, com a intenção de sensibilizar o olhar para ver as miudezas. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa (auto) biográfica e narrativaThis research seeks to investigate children's relationships with nature, especially in the school routine of Early Childhood Education. I understand that it is necessary to discuss the confinement of children in closed spaces, since more and more the patios are being concreted, as well as the pedagogical work in activity sheets. I argue that contact with nature, or, pedagogical work with natural elements, contributes to the aesthetic formation of children, as Manoel de Barros teaches us, awakens appreciation for unimportance. As a theoretical reference, I use Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, among others. The field research is carried out in a kindergarten school, in which I propose a pedagogical intervention, which is to walk around the school's surroundings, with the intention of sensitizing the look to see the offal. As a methodological approach, I use (auto) biographical and narrative research.56 f.Souza, Cristiana Callai dehttp://lattes.cnpq.br/8060028242388784Barcellos, Camilla TorquattoSouza, Isabelle de Araujo Lima ehttp://lattes.cnpq.br/7457661067170964http://lattes.cnpq.br/5530511126444193Costa, Karen Lima da2022-10-20T14:20:58Z2022-10-20T14:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Karen Lima da. A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T14:21:02Zoai:app.uff.br:1/26543Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:21.824081Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil |
title |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil |
spellingShingle |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil Costa, Karen Lima da Natureza Criança Educação Infantil Pedagogia Educação infantil Criança Infância Natureza Nature Childhoods Child education |
title_short |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil |
title_full |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil |
title_fullStr |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil |
title_sort |
A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil |
author |
Costa, Karen Lima da |
author_facet |
Costa, Karen Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Cristiana Callai de http://lattes.cnpq.br/8060028242388784 Barcellos, Camilla Torquatto Souza, Isabelle de Araujo Lima e http://lattes.cnpq.br/7457661067170964 http://lattes.cnpq.br/5530511126444193 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Karen Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza Criança Educação Infantil Pedagogia Educação infantil Criança Infância Natureza Nature Childhoods Child education |
topic |
Natureza Criança Educação Infantil Pedagogia Educação infantil Criança Infância Natureza Nature Childhoods Child education |
description |
Esta pesquisa busca investigar as relações das crianças com a natureza, principalmente no cotidiano escolar da Educação Infantil. Entendo que é necessário discutir o confinamento das crianças em espaços fechados, visto que cada vez mais os pátios estão sendo concretados, como também, o trabalho pedagógico em folhas de atividades. Defendo que o contato com a natureza, ou, o trabalho pedagógico com elementos naturais contribui para a formação estética das crianças, como nos ensina Manoel de Barros, desperta o apreço pelas desimportâncias. Como referencial teórico, utilizo Paulo Freire, Léa Tiriba, Manoel de Barros, entre outros. A pesquisa de campo é realizada em uma escola de Educação Infantil, na qual proponho uma intervenção pedagógica, que é caminhar pelos arredores da escola, com a intenção de sensibilizar o olhar para ver as miudezas. Como recorte metodológico, utilizo a pesquisa (auto) biográfica e narrativa |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T14:20:58Z 2022-10-20T14:20:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Karen Lima da. A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543 |
identifier_str_mv |
COSTA, Karen Lima da. A folha borboleta: criança e natureza na educação infantil. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823575474110464 |