Criança e natureza : uma análise de sites de escolas de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199255 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo da Pedagogia da Infância, objetiva analisar os modos como escolas de Educação Infantil a partir das práticas pedagógicas veiculadas em seus sites de divulgação, promovem o encontro das crianças com a natureza. Diante do exposto, foram estabelecidos três objetivos para a realização da investigação, sendo eles: 1) discutir a centralidade que a natureza tem adquirido nas discussões sobre a infância contemporânea; 2) abordar a importância do desemparedamento das crianças na Educação Infantil, tendo em vista a importância de que as mesmas possam habitar espaços que extrapolem os limites dos prédios escolares; 3) compartilhar algumas implicações e efeitos presentes nas interações com a natureza na Educação Infantil. A materialidade investigativa é constituída por um conjunto de sites das seguintes instituições de Educação Infantil: Casa Redonda (SP), Caminho do Meio (RS) e Amigos do Verde (RS). A metodologia investigativa pautou-se na análise do conteúdo, a partir da qual foram definidas como unidades: a) concepção de criança; b) concepção e natureza; c) concepção das relações entre criança e natureza. A partir da análise dos sites, foram apresentadas instituições, voltadas para educação da infância, que tomam a natureza como eixo central de organização curricular. Por fim, a partir das análises empreendidas no decorrer no trabalho, foi possível destacar a importância de que seja promovido o encontro entre criança e natureza através de espaços e propostas pedagógicas planejadas intencionalmente, que valorizem a participação e o protagonismo das crianças nas ações do cotidiano. |
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