Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delazeri, Kelly Begnini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253224
Resumo: A presente pesquisa procurou compreender como a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, em Serafina Corrêa-RS, organiza, mantém e incentiva a criação de espaços destinados ao brincar e que valorizem a aproximação da criança aos elementos da natureza. Para tanto, como metodologia de trabalho optou-se pela pesquisa exploratória, a qual visou o levantamento de informações por meio de um questionário aplicado a funcionários e professores da escola. Mediante os dados levantados pode-se evidenciar o quanto é importante a valorização e disponibilidade de espaços destinados à natureza no ambiente escolar. No entanto, para que isso ocorra se faz necessário uma mudança de paradigma dentro das instituições de ensino, para que se possa olhar os ‘espaços abertos’ como um lugar de movimento, interação e descontração, onde por intermédio do brincar se é permitido conhecer e vivenciar o convívio cuidadoso com todas as formas de vida.
id UFRGS-2_c51f9949f9b9dea39f2fa41968e60b22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253224
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Delazeri, Kelly BegniniSiqueira, André Boccasius2022-12-24T05:06:32Z2022http://hdl.handle.net/10183/253224001155131A presente pesquisa procurou compreender como a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, em Serafina Corrêa-RS, organiza, mantém e incentiva a criação de espaços destinados ao brincar e que valorizem a aproximação da criança aos elementos da natureza. Para tanto, como metodologia de trabalho optou-se pela pesquisa exploratória, a qual visou o levantamento de informações por meio de um questionário aplicado a funcionários e professores da escola. Mediante os dados levantados pode-se evidenciar o quanto é importante a valorização e disponibilidade de espaços destinados à natureza no ambiente escolar. No entanto, para que isso ocorra se faz necessário uma mudança de paradigma dentro das instituições de ensino, para que se possa olhar os ‘espaços abertos’ como um lugar de movimento, interação e descontração, onde por intermédio do brincar se é permitido conhecer e vivenciar o convívio cuidadoso com todas as formas de vida.The present research sought to understand how the Municipal School of Early Childhood Education Nostri Bambini, in Serafina Corrêa-RS, organizes, maintains and encourages the creation of spaces intended for playing and that value the approximation of the child to the elements of nature. In order to do so, as a working methodology, an exploratory research was chosen, which aimed at gathering information through a questionnaire applied to employees and teachers of the school. Through the data collected, it can be shown how important it is to value and make available spaces destined for nature in the school environment. However, for this to occur, a paradigm shift is necessary within educational institutions, so that 'open spaces' can be seen as a place of movement, interaction and relaxation, where through play it is allowed to know and to experience careful coexistence with all forms of life.application/pdfporCriançasEducação infantilEscolaNaturezaNatureSchoolEarly childhood educationCrianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155131.pdf.txt001155131.pdf.txtExtracted Texttext/plain38589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253224/2/001155131.pdf.txt2fc7588a9aba6fe2ba164f553f2f71c1MD52ORIGINAL001155131.pdfTexto completoapplication/pdf512651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253224/1/001155131.pdfc4b3ea66d5fc9dde22f02dc2fbd7d817MD5110183/2532242022-12-25 05:56:46.489654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
title Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
spellingShingle Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
Delazeri, Kelly Begnini
Crianças
Educação infantil
Escola
Natureza
Nature
School
Early childhood education
title_short Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
title_full Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
title_fullStr Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
title_full_unstemmed Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
title_sort Crianças, natureza e educação infantil : a natureza como ferramenta pedagógica
author Delazeri, Kelly Begnini
author_facet Delazeri, Kelly Begnini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delazeri, Kelly Begnini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
contributor_str_mv Siqueira, André Boccasius
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação infantil
Escola
Natureza
topic Crianças
Educação infantil
Escola
Natureza
Nature
School
Early childhood education
dc.subject.eng.fl_str_mv Nature
School
Early childhood education
description A presente pesquisa procurou compreender como a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, em Serafina Corrêa-RS, organiza, mantém e incentiva a criação de espaços destinados ao brincar e que valorizem a aproximação da criança aos elementos da natureza. Para tanto, como metodologia de trabalho optou-se pela pesquisa exploratória, a qual visou o levantamento de informações por meio de um questionário aplicado a funcionários e professores da escola. Mediante os dados levantados pode-se evidenciar o quanto é importante a valorização e disponibilidade de espaços destinados à natureza no ambiente escolar. No entanto, para que isso ocorra se faz necessário uma mudança de paradigma dentro das instituições de ensino, para que se possa olhar os ‘espaços abertos’ como um lugar de movimento, interação e descontração, onde por intermédio do brincar se é permitido conhecer e vivenciar o convívio cuidadoso com todas as formas de vida.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:06:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253224
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155131
url http://hdl.handle.net/10183/253224
identifier_str_mv 001155131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253224/2/001155131.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253224/1/001155131.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fc7588a9aba6fe2ba164f553f2f71c1
c4b3ea66d5fc9dde22f02dc2fbd7d817
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647860027392