O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Cristino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11930
Resumo: O presente estudo tem como objetivo examinar a construção no conto infantil, e através da contação de histórias na escola, de estereótipos raciais relacionados à menina negra. O que se coloca em discussão a partir deste exame é o paradigma da inferioridade racial e como ele pode ser reproduzido ou combatido através das narrativas literárias destinadas às crianças, especialmente na escola. Isso será feito por meio da análise de duas obras literárias brasileiras ―Negrinha‖ (1920), de Monteiro Lobato, e ―Menina Bonita do Laço de Fita‖ (1984), de Ana Maria Machado ⎯ assim como a partir da observação sobre a prática da contação de histórias em duas turmas da educação infantil em uma escola do ensino público localizada em um município no interior de Minas Gerais. A hipótese de partida deste trabalho, formulada a partir de minha experiência de vida, é a de que na escola pública brasileira, através da literatura infantil, não são apresentados ou são, mas de maneira insuficiente às meninas negras referenciais culturais que favoreçam a elas o desenvolvimento de sua autoestima e o reconhecimento positivo de sua identidade social. Isso porque as escolas não utilizam conscientemente narrativas dirigidas ao público infantil que sejam capazes de contribuir para a percepção não inferiorizada da menina negra
id UFF-2_60264d9f487239701b4d30b87ea0eda9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11930
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria MachadoEstereótipo racialDiversidadeRacismoConto infantilPedagogiaRacial stereotypeDiversityRacismChildren's storyO presente estudo tem como objetivo examinar a construção no conto infantil, e através da contação de histórias na escola, de estereótipos raciais relacionados à menina negra. O que se coloca em discussão a partir deste exame é o paradigma da inferioridade racial e como ele pode ser reproduzido ou combatido através das narrativas literárias destinadas às crianças, especialmente na escola. Isso será feito por meio da análise de duas obras literárias brasileiras ―Negrinha‖ (1920), de Monteiro Lobato, e ―Menina Bonita do Laço de Fita‖ (1984), de Ana Maria Machado ⎯ assim como a partir da observação sobre a prática da contação de histórias em duas turmas da educação infantil em uma escola do ensino público localizada em um município no interior de Minas Gerais. A hipótese de partida deste trabalho, formulada a partir de minha experiência de vida, é a de que na escola pública brasileira, através da literatura infantil, não são apresentados ou são, mas de maneira insuficiente às meninas negras referenciais culturais que favoreçam a elas o desenvolvimento de sua autoestima e o reconhecimento positivo de sua identidade social. Isso porque as escolas não utilizam conscientemente narrativas dirigidas ao público infantil que sejam capazes de contribuir para a percepção não inferiorizada da menina negraThe purpose of this study is to examine the construction of racial stereotypes related to the black girl in the children's story, and through storytelling at school. What is be-ing debated from this examination is the paradigm of racial inferiority and how it can be reproduced or countered through literary narratives intended to children, especial-ly at school. This will be done through the analysis of two Brazilian literary works "Negrinha" (1920), by Monteiro Lobato, and "Bonita do laço de Fita" (1984) by Ana Maria Machado as well as from the observation about the practice of storytelling in two classes of early childhood education in a public school located in the interior of Minas Gerais. The starting hypothesis of this work, formulated from my life experi-ence, is that in the Brazilian public school, through children's literature, they are not presented or are, but insufficiently to the black girls cultural references that favor the development of their self-esteem and the positive recognition of their social identity. This is because schools do not consciously use child-directed narratives that are ca-pable of contributing to the non-inferiorized perception of the black girlLima Junior, Maurílio MachadoSilva, Jéssica Cristino2019-11-08T16:07:29Z2019-11-08T16:07:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11930http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T14:53:15Zoai:app.uff.br:1/11930Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:00.591189Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
title O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
spellingShingle O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
Silva, Jéssica Cristino
Estereótipo racial
Diversidade
Racismo
Conto infantil
Pedagogia
Racial stereotype
Diversity
Racism
Children's story
title_short O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
title_full O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
title_fullStr O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
title_full_unstemmed O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
title_sort O estereótipo racial: análise da imagem da menina negra a partir dos contos Infantis de Monteiro Lobato e Ana Maria Machado
author Silva, Jéssica Cristino
author_facet Silva, Jéssica Cristino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Junior, Maurílio Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Cristino
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipo racial
Diversidade
Racismo
Conto infantil
Pedagogia
Racial stereotype
Diversity
Racism
Children's story
topic Estereótipo racial
Diversidade
Racismo
Conto infantil
Pedagogia
Racial stereotype
Diversity
Racism
Children's story
description O presente estudo tem como objetivo examinar a construção no conto infantil, e através da contação de histórias na escola, de estereótipos raciais relacionados à menina negra. O que se coloca em discussão a partir deste exame é o paradigma da inferioridade racial e como ele pode ser reproduzido ou combatido através das narrativas literárias destinadas às crianças, especialmente na escola. Isso será feito por meio da análise de duas obras literárias brasileiras ―Negrinha‖ (1920), de Monteiro Lobato, e ―Menina Bonita do Laço de Fita‖ (1984), de Ana Maria Machado ⎯ assim como a partir da observação sobre a prática da contação de histórias em duas turmas da educação infantil em uma escola do ensino público localizada em um município no interior de Minas Gerais. A hipótese de partida deste trabalho, formulada a partir de minha experiência de vida, é a de que na escola pública brasileira, através da literatura infantil, não são apresentados ou são, mas de maneira insuficiente às meninas negras referenciais culturais que favoreçam a elas o desenvolvimento de sua autoestima e o reconhecimento positivo de sua identidade social. Isso porque as escolas não utilizam conscientemente narrativas dirigidas ao público infantil que sejam capazes de contribuir para a percepção não inferiorizada da menina negra
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-08T16:07:29Z
2019-11-08T16:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11930
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823668506918912