Orientações de enfermagem junto as crianças em idade escolar em tratamento quimioterápico antineoplásico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4411 |
Resumo: | As orientações de enfermagem para crianças em idade escolar em tratamento quimioterápico antineoplásico foi o objeto de investigação desta pesquisa, com os objetivos de identificar as orientações feitas pela enfermagem junto às crianças em idade escolar sobre a quimioterapia antineoplásica; descrever os recursos utilizados pela enfermagem para orientar as crianças em idade escolar sobre a quimioterapia antineoplásica; e discutir as dificuldades e facilidades que a enfermagem encontra para realização da orientação à criança em idade escolar sobre a quimioterapia antineoplásica. Para alcançar os objetivos propostos, escolheu-se a pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa. O cenário foi uma enfermaria de um hospital público pediátrico, que oferece atendimento a crianças em tratamento oncológico, localizado no Rio de Janeiro. Os sujeitos foram nove profissionais de enfermagem, dos quais três foram enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2012, a partir de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com protocolo número 26/12. As falas dos sujeitos foram transcritas na íntegra e analisadas por meio da análise temática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maior parte dos profissionais realizam as orientações sobre a quimioterapia direcionando-as para os pais e não para as crianças em idade escolar, embora eles demonstrem entender que as crianças em idade escolar já sejam capazes de compreender sua patologia e seu tratamento. O principal recurso utilizado pelos profissionais para orientação é a conversa informal e carinhosa. Não foram mencionados outros recursos como a dramatização, lúdico, brinquedo ou brinquedo terapêutico. Entre as facilidades que a enfermagem encontra para realizar a orientação à criança, estão o contato e a relação da criança com seus pares e familiares. Tais relações são mediadoras da melhor aceitação do tratamento por parte da criança. Entre as dificuldades encontradas para realização dessa orientação, foram destacadas o fato da criança não entender as orientações e as dificuldades com os familiares, pois os pais muitas vezes não aceitam a patologia do filho. Conclui-se que a orientação voltada à criança em idade escolar precisa fazer parte dos cuidados de enfermagem, tendo em vista que as crianças nesta idade já conseguem compreender sobre sua patologia e seu tratamento, desde que orientadas em linguagem adequada ao seu nível de desenvolvimento, através de recursos como o lúdico, a música, uso de histórias infantis, brinquedos e jogos. Essas orientações podem contribuir para a melhora da qualidade de vida das mesmas |
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O cenário foi uma enfermaria de um hospital público pediátrico, que oferece atendimento a crianças em tratamento oncológico, localizado no Rio de Janeiro. Os sujeitos foram nove profissionais de enfermagem, dos quais três foram enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2012, a partir de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com protocolo número 26/12. As falas dos sujeitos foram transcritas na íntegra e analisadas por meio da análise temática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maior parte dos profissionais realizam as orientações sobre a quimioterapia direcionando-as para os pais e não para as crianças em idade escolar, embora eles demonstrem entender que as crianças em idade escolar já sejam capazes de compreender sua patologia e seu tratamento. O principal recurso utilizado pelos profissionais para orientação é a conversa informal e carinhosa. Não foram mencionados outros recursos como a dramatização, lúdico, brinquedo ou brinquedo terapêutico. Entre as facilidades que a enfermagem encontra para realizar a orientação à criança, estão o contato e a relação da criança com seus pares e familiares. Tais relações são mediadoras da melhor aceitação do tratamento por parte da criança. Entre as dificuldades encontradas para realização dessa orientação, foram destacadas o fato da criança não entender as orientações e as dificuldades com os familiares, pois os pais muitas vezes não aceitam a patologia do filho. Conclui-se que a orientação voltada à criança em idade escolar precisa fazer parte dos cuidados de enfermagem, tendo em vista que as crianças nesta idade já conseguem compreender sobre sua patologia e seu tratamento, desde que orientadas em linguagem adequada ao seu nível de desenvolvimento, através de recursos como o lúdico, a música, uso de histórias infantis, brinquedos e jogos. Essas orientações podem contribuir para a melhora da qualidade de vida das mesmasNursing guidelines for school- age children in anticancer chemotherapeutic treatment was the object of investigation of this research, with the objective of identifying the guidelines made by the nursing school- aged children on chemotherapy anticancer; describe the resources used by the nursing staff to guide the school children on chemotherapy anticancer; and discuss the difficulties and amenities that nursing find to conduct the orientation to the school- age child about chemotherapy anticancer. To achieve the proposed objectives, the exploratory descriptive research with qualitative approach was chosen. The scenario was a ward of a public pediatric hospital, wich provides care to children in cancer treatment, located in Rio de Janeiro. The subjects were nine nursing professionals, of wich three were nurses and six nursing technicians. The data collection was held in November 2012, from a semi-structured interview. The research was approved by the Research of Ethics Committee, with protocol number 26/12. The speeches of the subjects were transcribed in full and analyzed using the thematic analysis. The survey results showed that most professionals carry out the guidelines on chemotherapy by directing them to the parents and not to the school- age children, although they demonstrate understanding that school children are already capable of understanding their condition and treatment. The primary resource used by professionals for guidance is an informal and affectionate conversation. Were not mentioned other features such as role play, playful, toy or therapeutic toy. Among the facilities that nursing find to carry out the guidance to the child are the contact and the relationship of the child with their peers and families. Such relationships mediate the best acceptance of treatment by the child. Among the difficulties encountered to achieving this guidance were highlighted the fact that the child does not understand the guidelines and difficulties with the families, because parents often do not accept child pathology. It is concluded that the guidance aimed at school-age child needs to be part of nursing care, bearing in mind that children at this age can understand about this pathology and its treatment, provided that appropriate language to their level of development is used, through features like the playful, the music, the use of children’s stories, toys and games. These guidelines can contribute to the improvement of their quality of lifeGóes, Fernanda Garcia BezerraAguiar, Rosane Cordeiro Burla deCruz, Elaine Freire2017-09-04T19:24:25Z2017-09-04T19:24:25Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCruz, Elaine Freire. Orientações de enfermagem junto as crianças em idade escolar em tratamento quimioterápico antineoplásico. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4411http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-04T20:03:50Zoai:app.uff.br:1/4411Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:53.098007Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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