A questão racial na formação de professores na perspectiva dos docentes da FFP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Mariza de Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/32930
Resumo: O presente trabalho de pesquisa representa um estudo que visa analisar como a questão racial vem sendo ou não abordada nos cursos de Licenciatura da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), considerando o que estabelece a Lei nº. 10639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira na Escola Básica. A reflexão sobre essa questão se justifica como pertinente uma vez que os licenciandos oriundos dessa unidade acadêmica serão educadores da Escola Básica sobre a qual recai a obrigatoriedade do cumprimento da Lei. Nesta direção, a pesquisa fundamenta-se em uma análise reflexiva que aborda: a diversidade étnico-cultural, em especial relativa à presença do negro na sociedade brasileira, a discriminação racial e a implementação da Lei nº. 10.639/03, inscrevendo-se no entrecruzamento de três eixos temáticos: Relações Raciais no Brasil, Multiculturalismo Crítico, Formação de Professores e Subjetividades, sem perder de vista a identificação das formas como esses conteúdos são ou não significados pelos docentes, sendo os mesmos, pontos centrais de análise. Por outro lado, ancorado na idéia de que é papel da formação de professores, fornecer ao licenciando condições de análise e interferência no fenômeno educativo, o presente estudo investigou, também, a percepção dos docentes quanto à possibilidade da introdução da questão racial nos currículos da FFP/UERJ com vista a gerar conhecimentos que facilitem a criação de estratégias de planejamento e intervenção na prática educativa que possam contribuir no combate à discriminação de minorias, particularmente da população negra. Para esta análise nos fundamentamos no multiculturalismo crítico, norteados sempre pelas seguintes questões: Qual a possibilidade de introduzir a discussão sobre a presença e contribuição do negro na sociedade brasileira, nos currículos dos cursos da FFP/UERJ? De que forma os docentes da FFP/UERJ abordam (se é que abordam) as questões raciais em suas disciplinas? Com implementar a LEI 10639/03 e suas diretrizes nas licenciaturas da FFP/UERJ?
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Nesta direção, a pesquisa fundamenta-se em uma análise reflexiva que aborda: a diversidade étnico-cultural, em especial relativa à presença do negro na sociedade brasileira, a discriminação racial e a implementação da Lei nº. 10.639/03, inscrevendo-se no entrecruzamento de três eixos temáticos: Relações Raciais no Brasil, Multiculturalismo Crítico, Formação de Professores e Subjetividades, sem perder de vista a identificação das formas como esses conteúdos são ou não significados pelos docentes, sendo os mesmos, pontos centrais de análise. Por outro lado, ancorado na idéia de que é papel da formação de professores, fornecer ao licenciando condições de análise e interferência no fenômeno educativo, o presente estudo investigou, também, a percepção dos docentes quanto à possibilidade da introdução da questão racial nos currículos da FFP/UERJ com vista a gerar conhecimentos que facilitem a criação de estratégias de planejamento e intervenção na prática educativa que possam contribuir no combate à discriminação de minorias, particularmente da população negra. Para esta análise nos fundamentamos no multiculturalismo crítico, norteados sempre pelas seguintes questões: Qual a possibilidade de introduzir a discussão sobre a presença e contribuição do negro na sociedade brasileira, nos currículos dos cursos da FFP/UERJ? De que forma os docentes da FFP/UERJ abordam (se é que abordam) as questões raciais em suas disciplinas? Com implementar a LEI 10639/03 e suas diretrizes nas licenciaturas da FFP/UERJ?The present research project is a study that aims to analyze if racial issues are or aren’t dealt with during undergraduate teachers training courses developed at Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). We take into account what prescribes the Law 10639/03, which makes mandatory the teaching of Afro-Brazilian Culture in basic schools. Reflection upon this practice is very important, as, in our institution, teachers to-be most likely will become public school teachers that will have to implement such legislation. Following this direction, the research is based upon a reflexive analysis that contemplates ethnical and cultural diversity, specially related to the presence of black individuals in Brazilian society, racial discrimination and implementation of the law mentioned above, crossing with three thematic axes: racial relations in Brazil, multiculturalism in a critical perspective and teachers training and subjectivity, without losing of sight the identification of how and if these contents are understood by the teachers involved, being them the central issue to be analyzed. On the other hand, based upon the idea that it is important to offer the student-teacher conditions to be able to interfere in the educational process, the present study investigated professors’ perceptions about introducing racial issues in FFP curricula in order to build up knowledge that can enable new strategies of planning and developing educational practices that act against minorities discrimination, specially racial prejudices against black people. Our main questions were: What is the possibility of introducing, in FFP’s curricula, the discussion about the presence and contribution of black people in Brazilian society? How and if FFP’s professors deal with racial issues in their classes? How to implement the Law 10639/03 and its ideas at FFP/UERJ?187 p.Brandão, André Augusto PereiraSilva, Waldeck CarneiroFortuna, Maria Lúcia AbrantesAssis, Mariza de Paula2024-06-25T17:44:31Z2024-06-25T17:44:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSIS, Mariza de Paula. A questão racial na formação de professores na perspectiva dos docentes da FFP. 2006. 187 f. 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