Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Eufrásia Barboza dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715
Resumo: Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno
id UFF-2_6140dd19fd6806adc5fa2451900491c2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22519
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicasProposed contextualized teaching sequence with the perfume generator theme for the study of organic functionsEnsino de químicaContextualizaçãoQuímica orgânicaEnsino médioAprendizagem significativaSala de aulaChemistry teachingContextualizationOrganic chemistryPesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do alunoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorResearch in the area of Chemistry Education has investigated the ability of students to construct explanations and articulate their understanding of concepts and ideas related to chemistry in order to make sense of scientific phenomena. Most of the studies conducted through interviews in order to identify and demonstrate the often-confused understanding of chemical concepts. The objective of the present work was to elaborate and propose a didactic sequence contextualized with the generating theme perfumes for the study of organic functions for students in the 3rd year of high school, using the steps of the didactic sequence with a CTS approach - Science, Technology and Society, and based on the theoretical assumptions of Vygotsky. This work not applied due to the pandemic of the new coronavirus, which made it impossible to develop the research in person. The expected results of the research dialogued with the literature in order to justify and support our expectations at each stage. Based on this dialogue with articles in the area we can conclude that: experiments help learning, but the resources are insufficient; the number of students in the classroom is large, which makes some activities unfeasible, and that very long content makes the practical part difficult. However, activities such as workshops and experimentation are very important because, despite their cost, their use increases student interest and curiosity99 f.Alves, Andréa Aparecida RibeiroNovais, Robson MacedoVieira, Lígia Maria Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6914381696409329http://lattes.cnpq.br/5969031244402632http://lattes.cnpq.br/8018498634297142http://lattes.cnpq.br/0059570879207078Reis, Eufrásia Barboza dos2021-07-09T21:19:28Z2021-07-09T21:19:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfREIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-02T12:46:07Zoai:app.uff.br:1/22519Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-02T12:46:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
Proposed contextualized teaching sequence with the perfume generator theme for the study of organic functions
title Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
spellingShingle Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
Reis, Eufrásia Barboza dos
Ensino de química
Contextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
title_short Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
title_full Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
title_fullStr Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
title_sort Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
author Reis, Eufrásia Barboza dos
author_facet Reis, Eufrásia Barboza dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
Novais, Robson Macedo
Vieira, Lígia Maria Mendonça
http://lattes.cnpq.br/6914381696409329
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
http://lattes.cnpq.br/8018498634297142
http://lattes.cnpq.br/0059570879207078
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Eufrásia Barboza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Contextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
topic Ensino de química
Contextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
description Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T21:19:28Z
2021-07-09T21:19:28Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715
identifier_str_mv REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135291277869056