Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715 |
Resumo: | Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno |
id |
UFF-2_6140dd19fd6806adc5fa2451900491c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22519 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicasProposed contextualized teaching sequence with the perfume generator theme for the study of organic functionsEnsino de químicaContextualizaçãoQuímica orgânicaEnsino médioAprendizagem significativaSala de aulaChemistry teachingContextualizationOrganic chemistryPesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do alunoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorResearch in the area of Chemistry Education has investigated the ability of students to construct explanations and articulate their understanding of concepts and ideas related to chemistry in order to make sense of scientific phenomena. Most of the studies conducted through interviews in order to identify and demonstrate the often-confused understanding of chemical concepts. The objective of the present work was to elaborate and propose a didactic sequence contextualized with the generating theme perfumes for the study of organic functions for students in the 3rd year of high school, using the steps of the didactic sequence with a CTS approach - Science, Technology and Society, and based on the theoretical assumptions of Vygotsky. This work not applied due to the pandemic of the new coronavirus, which made it impossible to develop the research in person. The expected results of the research dialogued with the literature in order to justify and support our expectations at each stage. Based on this dialogue with articles in the area we can conclude that: experiments help learning, but the resources are insufficient; the number of students in the classroom is large, which makes some activities unfeasible, and that very long content makes the practical part difficult. However, activities such as workshops and experimentation are very important because, despite their cost, their use increases student interest and curiosity99 f.Alves, Andréa Aparecida RibeiroNovais, Robson MacedoVieira, Lígia Maria Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6914381696409329http://lattes.cnpq.br/5969031244402632http://lattes.cnpq.br/8018498634297142http://lattes.cnpq.br/0059570879207078Reis, Eufrásia Barboza dos2021-07-09T21:19:28Z2021-07-09T21:19:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfREIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-02T12:46:07Zoai:app.uff.br:1/22519Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:28.863414Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas Proposed contextualized teaching sequence with the perfume generator theme for the study of organic functions |
title |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas |
spellingShingle |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas Reis, Eufrásia Barboza dos Ensino de química Contextualização Química orgânica Ensino médio Aprendizagem significativa Sala de aula Chemistry teaching Contextualization Organic chemistry |
title_short |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas |
title_full |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas |
title_fullStr |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas |
title_sort |
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas |
author |
Reis, Eufrásia Barboza dos |
author_facet |
Reis, Eufrásia Barboza dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro Novais, Robson Macedo Vieira, Lígia Maria Mendonça http://lattes.cnpq.br/6914381696409329 http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 http://lattes.cnpq.br/8018498634297142 http://lattes.cnpq.br/0059570879207078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Eufrásia Barboza dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Contextualização Química orgânica Ensino médio Aprendizagem significativa Sala de aula Chemistry teaching Contextualization Organic chemistry |
topic |
Ensino de química Contextualização Química orgânica Ensino médio Aprendizagem significativa Sala de aula Chemistry teaching Contextualization Organic chemistry |
description |
Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09T21:19:28Z 2021-07-09T21:19:28Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715 |
identifier_str_mv |
REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIQUI.2021.mp.72989459715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1817064415406587904 |