Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baio, Elen Caroline Martins Toniatto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255867
Resumo: Neste trabalho elaboramos uma sequência didática com atividades investigativas envolvendo conceitos de eletroquímica, em conjunto com um produto educacional composto por uma plataforma on-line responsiva de gerenciamento de argumentos. Propomos três atividades para serem realizadas em grupos colaborativos, sendo a primeira um desafio onde cada grupo deveria ajudar a professora a realizar uma troca de automóvel, atendendo um conjunto de condições como orçamento limitado, tamanho do carro e tipo de combustível, especificados em um cartão de informações disponibilizado para cada turma. A segunda e a terceira atividades correspondem a dois experimentos clássicos envolvendo reações de oxirredução. O gerenciador de argumentos foi aplicado para as duas atividades com uma turma de nove alunos do segundo ano do ensino médio. Nossos resultados mostram que as atividades propostas contribuíram para o engajamento ativo dos alunos na aprendizagem dos conteúdos de eletroquímica propostos. A utilização do gerenciador de argumentos auxiliou na promoção da argumentação, onde os alunos se engajaram nas discussões pertinentes às atividades. A análise dos argumentos segundo Mendonça e Justi (2009) na primeira atividade e segundo Osborne (2004) na segunda e terceira atividade, mostrou que houve incremento nas habilidades argumentativas e na qualidade desses argumentos. Concluímos que a utilização de atividades investigativas, contextualizadas, em conjunto com o aplicativo contribuiu para o desenvolvimento da argumentação e da cidadania crítica.
id UNSP_8f63a060878fe782dff5f0ded6a9f117
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255867
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino MédioInvestigative activities: argumentation favoring significant critical learning of electrochemical concepts by high school studentsQuímicaEnsinoContextualizaçãoChemistryTeachingContextualizationNeste trabalho elaboramos uma sequência didática com atividades investigativas envolvendo conceitos de eletroquímica, em conjunto com um produto educacional composto por uma plataforma on-line responsiva de gerenciamento de argumentos. Propomos três atividades para serem realizadas em grupos colaborativos, sendo a primeira um desafio onde cada grupo deveria ajudar a professora a realizar uma troca de automóvel, atendendo um conjunto de condições como orçamento limitado, tamanho do carro e tipo de combustível, especificados em um cartão de informações disponibilizado para cada turma. A segunda e a terceira atividades correspondem a dois experimentos clássicos envolvendo reações de oxirredução. O gerenciador de argumentos foi aplicado para as duas atividades com uma turma de nove alunos do segundo ano do ensino médio. Nossos resultados mostram que as atividades propostas contribuíram para o engajamento ativo dos alunos na aprendizagem dos conteúdos de eletroquímica propostos. A utilização do gerenciador de argumentos auxiliou na promoção da argumentação, onde os alunos se engajaram nas discussões pertinentes às atividades. A análise dos argumentos segundo Mendonça e Justi (2009) na primeira atividade e segundo Osborne (2004) na segunda e terceira atividade, mostrou que houve incremento nas habilidades argumentativas e na qualidade desses argumentos. Concluímos que a utilização de atividades investigativas, contextualizadas, em conjunto com o aplicativo contribuiu para o desenvolvimento da argumentação e da cidadania crítica.In this work, we developed a didactic sequence with investigative activities involving electrochemistry concepts, together with an educational product composed of a responsive online platform for argument management. We propose three activities to be carried out in collaborative groups, the first being a challenge where each group should help the teacher to change a car, meeting a set of conditions such as limited budget, size of the car and type specified on an information card made available to each class. The second and third activities correspond to two classic experiments involving oxidation-reduction reactions. The argument manager was applied for both activities with a class of nine second-year high school students. Our results show that the proposed activities contributed to the active engagement of students in the learning of the proposed electrochemistry contents. The use of the argument manager helped to promote argumentation, where students engaged in discussions relevant to the activities. The analysis of the arguments, according to Mendonça and Justi (2009) in the first activity, and according to Osborne (2004) in the second and third activities, showed that there was an increase in argumentative skills and in the quality of these arguments. We conclude that the use of contextualized investigative activities in conjunction with the application contributed to the development of argumentation and critical citizenship.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Denise Fernandes de [UNESP]Baio, Elen Caroline Martins Toniatto2024-06-06T13:53:39Z2024-06-06T13:53:39Z2024-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBAIO, Élen Caroline Martins Toniatto. Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceitos eletroquímicos por alunos do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-07T06:49:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-07T06:49:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
Investigative activities: argumentation favoring significant critical learning of electrochemical concepts by high school students
title Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
spellingShingle Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
Baio, Elen Caroline Martins Toniatto
Química
Ensino
Contextualização
Chemistry
Teaching
Contextualization
title_short Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
title_full Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
title_fullStr Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
title_sort Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceito eletroquímicos por alunos do Ensino Médio
author Baio, Elen Caroline Martins Toniatto
author_facet Baio, Elen Caroline Martins Toniatto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Denise Fernandes de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Baio, Elen Caroline Martins Toniatto
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Ensino
Contextualização
Chemistry
Teaching
Contextualization
topic Química
Ensino
Contextualização
Chemistry
Teaching
Contextualization
description Neste trabalho elaboramos uma sequência didática com atividades investigativas envolvendo conceitos de eletroquímica, em conjunto com um produto educacional composto por uma plataforma on-line responsiva de gerenciamento de argumentos. Propomos três atividades para serem realizadas em grupos colaborativos, sendo a primeira um desafio onde cada grupo deveria ajudar a professora a realizar uma troca de automóvel, atendendo um conjunto de condições como orçamento limitado, tamanho do carro e tipo de combustível, especificados em um cartão de informações disponibilizado para cada turma. A segunda e a terceira atividades correspondem a dois experimentos clássicos envolvendo reações de oxirredução. O gerenciador de argumentos foi aplicado para as duas atividades com uma turma de nove alunos do segundo ano do ensino médio. Nossos resultados mostram que as atividades propostas contribuíram para o engajamento ativo dos alunos na aprendizagem dos conteúdos de eletroquímica propostos. A utilização do gerenciador de argumentos auxiliou na promoção da argumentação, onde os alunos se engajaram nas discussões pertinentes às atividades. A análise dos argumentos segundo Mendonça e Justi (2009) na primeira atividade e segundo Osborne (2004) na segunda e terceira atividade, mostrou que houve incremento nas habilidades argumentativas e na qualidade desses argumentos. Concluímos que a utilização de atividades investigativas, contextualizadas, em conjunto com o aplicativo contribuiu para o desenvolvimento da argumentação e da cidadania crítica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-06T13:53:39Z
2024-06-06T13:53:39Z
2024-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAIO, Élen Caroline Martins Toniatto. Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceitos eletroquímicos por alunos do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255867
identifier_str_mv BAIO, Élen Caroline Martins Toniatto. Atividades investigativas: a argumentação favorecendo a aprendizagem significativa crítica de conceitos eletroquímicos por alunos do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650358744973312