Turismo backpaker: um estudo exploratório sobre perfil, características e motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Débora Tamy Barreto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1159
Resumo: O segmento backpacker vem apresentando considerável crescimento nos últimos anos e sua representatividade ganha cada vez mais importância. Porém, esse segmento, historicamente, tem sido alvo de preconceito por parte dos planejadores de políticas de turismo em diversos países do mundo. Percebe-se que o mochileiro é visto em nosso país, por vários agentes do turismo, inclusive pelos órgãos responsáveis pelas diretrizes do setor, com certo desprezo, talvez pelo desconhecimento de seu potencial. A fim de conhecer melhor a verdadeira importância desse segmento foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema assim como uma pesquisa exploratória com jovens que tiveram a oportunidade de viajar como backpackers nos últimos quinze anos. O objetivo principal da entrevista foi a análise do perfil, das características e do comportamento desses turistas durante suas viagens. Observou-se que ao considerar as três dimensões em que o turismo sustentável deve ser entendido: o meio econômico, o ambiental e o sociocultural, os turistas backpackers mostram condições favoráveis para o seu desenvolvimento. A despeito das desvantagens econômicas e sociais que freqüentemente são associadas a esse segmento verificou-se, por meio da análise de estudos internacionais, que os backpackers constituem um segmento com grande potencial de contribuição para o desenvolvimento regional por meio do turismo. Como sugestão para o desenvolvimento do segmento backpacker no Brasil propõem-se que as instituições ligadas ao turismo investiguem de forma mais abrangente esse mercado turístico e elaborem uma estratégia de marketing que inclua abordagens específicas para o segmento
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