Alinhamento da política de comunicação à gestão estratégica organizacional em uma instituição pública de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10656 |
Resumo: | A efetividade nos processos comunicacionais é uma necessidade dos novos tempos, atinge diversas áreas da sociedade e está presente no cotidiano de cada indivíduo. Qualquer instituição, inclusive as públicas, que não priorize a comunicação tende a retroagir em sua produtividade. Assim, uma política de comunicação alinhada aos objetivos estratégicos é de suma importância para o bom desenvolvimento da comunicação organizacional, principalmente no que se refere ao fluxo de informações institucionais e no posicionamento da empresa frente ao mercado em que atua. Com 180 anos de história na educação pública brasileira e há 6 anos equiparado aos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, o Colégio Pedro II instituiu sua primeira política de comunicação, contendo orientações e normativas para o direcionamento das atividades nessa área. Através de uma análise da percepção que áreas estratégicas da instituição têm da comunicação como ferramenta de gestão, o presente estudo propôs diretrizes para o efetivo alinhamento da política de comunicação à gestão estratégica organizacional do CPII. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso único com abordagem descritiva e propositiva. Os dados foram coletados a partir de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que ainda falta na instituição a adequada assimilação do que é a comunicação organizacional e para quais intenções ela atua. Embora o colégio atualmente concentre esforços na área de comunicação, na prática, o entendimento dos servidores acerca dessas atividades ainda é bastante confuso e disperso. A visão que gestores, adjuntos de direção, chefes de seção, coordenadores e assessores funcionais têm da comunicação se assemelha em alguns pontos e diverge em outros. Servidores gerenciais percebem a comunicação como estratégica e funcional para estabelecer o equilíbrio informacional e de imagem da instituição. Já os servidores mais operacionais apontam falhas nas práticas comunicacionais, divergindo quanto a entendimentos e aplicabilidade. |
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Alinhamento da política de comunicação à gestão estratégica organizacional em uma instituição pública de ensinoAlignment of communication policy for strategic management organization in a public institution of teachingPolítica de comunicaçãoComunicação organizacionalPlanejamento estratégicoRede federal de ensinoPolítica de comunicaçãoPlanejamento estratégicoEnsino públicoCommunication policyOrganizational communicationStrategic planningFederal education networkA efetividade nos processos comunicacionais é uma necessidade dos novos tempos, atinge diversas áreas da sociedade e está presente no cotidiano de cada indivíduo. Qualquer instituição, inclusive as públicas, que não priorize a comunicação tende a retroagir em sua produtividade. Assim, uma política de comunicação alinhada aos objetivos estratégicos é de suma importância para o bom desenvolvimento da comunicação organizacional, principalmente no que se refere ao fluxo de informações institucionais e no posicionamento da empresa frente ao mercado em que atua. Com 180 anos de história na educação pública brasileira e há 6 anos equiparado aos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, o Colégio Pedro II instituiu sua primeira política de comunicação, contendo orientações e normativas para o direcionamento das atividades nessa área. Através de uma análise da percepção que áreas estratégicas da instituição têm da comunicação como ferramenta de gestão, o presente estudo propôs diretrizes para o efetivo alinhamento da política de comunicação à gestão estratégica organizacional do CPII. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso único com abordagem descritiva e propositiva. Os dados foram coletados a partir de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que ainda falta na instituição a adequada assimilação do que é a comunicação organizacional e para quais intenções ela atua. Embora o colégio atualmente concentre esforços na área de comunicação, na prática, o entendimento dos servidores acerca dessas atividades ainda é bastante confuso e disperso. A visão que gestores, adjuntos de direção, chefes de seção, coordenadores e assessores funcionais têm da comunicação se assemelha em alguns pontos e diverge em outros. Servidores gerenciais percebem a comunicação como estratégica e funcional para estabelecer o equilíbrio informacional e de imagem da instituição. Já os servidores mais operacionais apontam falhas nas práticas comunicacionais, divergindo quanto a entendimentos e aplicabilidade.Effectiveness in communicational processes is a necessity of the new times, reaches several areas of society and is present in the daily life of everyone. Any institution, including public ones, that does not prioritize communication tends to retroact into its productivity. Thus, a communication policy aligned with the strategic objectives is of paramount importance for the proper development of organizational communication, especially about the flow of institutional information and the positioning of the company in front of the market in which it operates. With 180 years of history in Brazilian public education and for 6 years, it has been assimilated to the federal institutes of professional, scientific and technological education, Colégio Pedro II instituted its first communication policy, containing guidelines and regulations for directing activities in this area. Through an analysis of the perception that strategic areas of the institution have of communication as a management tool, the present study proposed guidelines for the effective alignment of communication policy with the organizational strategic management of the CPII. The research method adopted was the single case study with a descriptive and propositive approach. Data were collected from documental analysis and semi-structured interviews. The results obtained in the research indicate that the institution still lacks the adequate assimilation of what organizational communication is and for what intentions it acts. Although CPII currently focuses its efforts in communication, in practice, the understanding of the servants about these activities is still rather confusing and scattered. The view that managers, deputy directors, section heads, coordinators and functional advisors have of the communication resembles in some points and diverges in others. Management servers perceive communication as strategic and functional to establish the informational and image equilibrium of the institution. On the other hand, the most operational servers point to failures in communicational practices, differing in understanding and applicability.123 f.NiteróiSilva, Guido VazMeiriño, Marcelo JasmimOliveira, André Ribeiro deMalta, Luciana Gomes2019-08-01T14:46:02Z2019-08-01T14:46:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMALTA, Luciana Gomes. Alinhamento da Política de Comunicação à gestão estratégica organizacional em uma instituição pública de ensino. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10656Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:41:01Zoai:app.uff.br:1/10656Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:18.592545Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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