“Gosto (não) se discute”: perspectivas humano-algorítmicas a partir do Spotify e da “Descobertas da Semana”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Alékis de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27594
Resumo: Esta pesquisa se propõe a realizar uma análise das recentes transformações na indústria fonográfica na cultura digital, com um olhar focado nos usuários e nas plataformas de streaming musical, entendendo especificamente o Spotify e sua playlist “Descobertas da Semana” como agentes importantes no que diz respeito ao consumo personalizado e baseado em contexto. A partir de noções como plataformização, sistemas de recomendação, agência algorítmica e curadoria (humana e automatizada), entre outras, desvelamos processos emergentes, enquanto nos debruçando sobre atores humanos e não humanos no sentido de mapear essas relações. Partimos da premissa de que a noção de gosto pautada pelo sistema de recomendação do Spotify seria insuficiente para entender e dar conta da complexidade das preferências subjetivas dos usuários. Nesse sentido, nosso objetivo central aponta para uma compreensão do que eles, os usuários, dizem sobre e como se posicionam em relação ao que vêem refletido na plataforma / playlist / experiência. Nossa hipótese é de que a plataforma consegue resultados positivos em sua empreitada junto à maioria dos usuários, entendendo que isso pode ser reflexo das estratégias da empresa por consolidar a nova fase de seu modelo de negócio, em busca da máxima “personalização”. Com o objetivo, portanto, de entender a perspectiva dos usuários da playlist, e testar nossa hipótese, coletamos – ao longo de dois anos – e analisamos 2.215 tweets que comentavam sobre as recomendações de músicas feitas pela plataforma. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia, nossos resultados apontam para uma parcela significativa (54,1% ou 1199 tweets) falando positivamente e dando a entender que possuem um sentimento de satisfação em relação à playlist e as descobertas que realizam a partir dela, fazendo questão de afirmar isso em postagens em uma plataforma de rede social (Twitter). Identificamos ainda uma parcela que parece resistir e tensionar o modelo de gosto pautado pelo Spotify (26,5% contrários). Assim, corroborações e controvérsias dão a ver continuidades e rupturas na performance do sistema de recomendação da plataforma de modo a problematizar a noção de gosto estabelecida por engenheiros em suas perspectivas algorítmicas.
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spelling “Gosto (não) se discute”: perspectivas humano-algorítmicas a partir do Spotify e da “Descobertas da Semana”“Taste is (not) discussed”: Human-algorithmic perspectives from Spotify and its “Discover Weekly” playlistSpotifySistemas de RecomendaçãoPlaylist Descobertas da SemanaPerformance de gostoAnálise de ConteúdoMúsicaPlataforma aberta da WebAnálise de conteúdo (Comunicação)SpotifyRecommender SystemsDiscover Weekly PlaylistTaste PerformanceContent AnalysisEsta pesquisa se propõe a realizar uma análise das recentes transformações na indústria fonográfica na cultura digital, com um olhar focado nos usuários e nas plataformas de streaming musical, entendendo especificamente o Spotify e sua playlist “Descobertas da Semana” como agentes importantes no que diz respeito ao consumo personalizado e baseado em contexto. A partir de noções como plataformização, sistemas de recomendação, agência algorítmica e curadoria (humana e automatizada), entre outras, desvelamos processos emergentes, enquanto nos debruçando sobre atores humanos e não humanos no sentido de mapear essas relações. Partimos da premissa de que a noção de gosto pautada pelo sistema de recomendação do Spotify seria insuficiente para entender e dar conta da complexidade das preferências subjetivas dos usuários. Nesse sentido, nosso objetivo central aponta para uma compreensão do que eles, os usuários, dizem sobre e como se posicionam em relação ao que vêem refletido na plataforma / playlist / experiência. Nossa hipótese é de que a plataforma consegue resultados positivos em sua empreitada junto à maioria dos usuários, entendendo que isso pode ser reflexo das estratégias da empresa por consolidar a nova fase de seu modelo de negócio, em busca da máxima “personalização”. Com o objetivo, portanto, de entender a perspectiva dos usuários da playlist, e testar nossa hipótese, coletamos – ao longo de dois anos – e analisamos 2.215 tweets que comentavam sobre as recomendações de músicas feitas pela plataforma. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia, nossos resultados apontam para uma parcela significativa (54,1% ou 1199 tweets) falando positivamente e dando a entender que possuem um sentimento de satisfação em relação à playlist e as descobertas que realizam a partir dela, fazendo questão de afirmar isso em postagens em uma plataforma de rede social (Twitter). Identificamos ainda uma parcela que parece resistir e tensionar o modelo de gosto pautado pelo Spotify (26,5% contrários). Assim, corroborações e controvérsias dão a ver continuidades e rupturas na performance do sistema de recomendação da plataforma de modo a problematizar a noção de gosto estabelecida por engenheiros em suas perspectivas algorítmicas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroThis research proposes to carry out an analysis of the recent transformations in the music industry in digital culture, with a focus on users and music streaming platforms, specifically understanding Spotify and its playlist “Discover Weekly” as important agents in terms of respect to personalized and context-based consumption. Based on notions such as platformization, recommendation systems, algorithmic agency and curation (human and automated), among others, we unveil emerging processes in music consumption, while focusing on human and non-human actors in order to map these relationships. We start from the premise that the notion of taste guided by Spotify's recommendation system would be insufficient to understand and account for the complexity of users' subjective preferences. In this sense, our main objective points to an understanding of what they, the users, say about and how they position themselves in relation to what they see reflected in the platform / playlist / experience. Our hypothesis is that the platform achieves positive results in its endeavor with the majority of users, understanding that this may be a reflection of the company's strategies for consolidating the new phase of its business model, in search of maximum “personalization”. In order, therefore, to understand the perspective of playlist users, and to test our hypothesis, we collected – over two years – and analyzed 2,215 tweets that commented on the music recommendations made by the platform. Using content analysis as a methodology, our results point to a significant portion (54.1% or 1199 tweets) speaking positively and implying that they have a feeling of satisfaction with the playlist and the discoveries they make from it, making a point of stating this in posts on a social networking platform (Twitter). We also identified a portion that seems to resist and strain the model of taste guided by Spotify (26.5% against). Thus, corroborations and controversies reveal continuities and ruptures in the performance of the platform's recommendation system, which makes us question the notion of taste established by engineers in their algorithmic perspectives.194 p.Polivanov, BeatrizTrotta, Felipede Marchi, LeonardoAraújo, Willian Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6933538184289894Moreira, Alékis de Carvalho2023-01-18T11:47:33Z2023-01-18T11:47:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Alékis de Carvalho. “Gosto (não) se discute”: perspectivas humano-algorítmicas a partir do Spotify e da “Descobertas da Semana”. 2022. 194 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27594Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-18T11:47:37Zoai:app.uff.br:1/27594Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-18T11:47:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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