Como o marketing pode aperfeiçoar o serviço público estudo de caso: autarquia municipal - SAAE-VR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Fernando de Aguiar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bigonha, Leandro da Silva Valloni, Figueiredo, Victor Sousa de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2043
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é verificar a contribuição do marketing como ferramenta para aperfeiçoar o desempenho das organizações públicas nos serviços prestados à sociedade. O problema com base no qual ele foi formulado é o seguinte: considerando que as ferramentas e os conceitos de marketing aplicados no contexto das organizações privadas têm apresentado resultados positivos quanto à melhoria da imagem destas perante o público-alvo, com o fortalecimento da marca e a fidelização de clientes, assim, como extrapolar a barreira da esfera privada e obter os benefícios da utilização dos conceitos de marketing no âmbito das organizações e agências de serviços públicos? A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica em obras impressas, artigos científicos, monografias, teses e dissertações disponibilizados em bancos de dados localizados na internet, conciliada com um estudo de caso aplicado em uma Autarquia da esfera municipal. Os resultados alcançados neste estudo demonstram que a Autarquia SAAE-VR, embora utilize alguns conceitos e ferramentas de marketing, utiliza-os muito mais de maneira intuitiva e empírica do que de forma planejada e incorporada à estratégia da organização. No entanto, certamente, podemos afirmar que o marketing pode ser utilizado para aperfeiçoar o serviço público, na medida em que as instituições públicas também fazem trocas com o seu público-alvo, que é a sociedade, de um modo geral, tendo, então, que atender as suas expectativas. A conclusão obtida demonstra que, até em decorrência da noção de administração gerencial importada das organizações privadas, as instituições públicas vêm sendo gradativamente direcionadas à utilização de conceitos de marketing para ajudar a redefinir o papel dos órgãos públicos em atendimento à demanda social
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