A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana Carolina Ramos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242
Resumo: A crescente preocupação com os efeitos climáticos das emissões de COଶ, as quais têm no setor de transportes uma de suas principais fontes, motivou a busca por alternativas menos poluentes nesse segmento, tais como os veículos elétricos. Além dos aspectos climáticos, a difusão destes veículos atenderia a outros objetivos, como a redução da dependência de petróleo em países importadores, a diminuição do ruído nas áreas urbanas e a melhora na qualidade do ar. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de políticas de incentivo à adoção para a difusão de veículos elétricos no Brasil, considerando as características específicas do país, as quais influenciam o padrão de penetração destes. Pode-se destacar a elevada participação de biocombustíveis, fator que torna a determinante de mitigação de emissões menos relevante e a concentração da frota em modelos populares, segmento em que veículos elétricos têm pouca competitividade. A falta de infraestrutura de recarga também é um desafio em um país com dimensões continentais. A experiência prévia brasileira de difusão dos carros a etanol e bicombustíveis é importante para compreender como o país responde à introdução de tecnologias automotivas alternativas As características do mercado brasileiro deverão tornar a trajetória de difusão no país singular, com a entrada tardia dos veículos elétricos em nichos de mercado com alto poder aquisitivo e a coexistência de diferentes tecnologias automotivas.
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