A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242 |
Resumo: | A crescente preocupação com os efeitos climáticos das emissões de COଶ, as quais têm no setor de transportes uma de suas principais fontes, motivou a busca por alternativas menos poluentes nesse segmento, tais como os veículos elétricos. Além dos aspectos climáticos, a difusão destes veículos atenderia a outros objetivos, como a redução da dependência de petróleo em países importadores, a diminuição do ruído nas áreas urbanas e a melhora na qualidade do ar. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de políticas de incentivo à adoção para a difusão de veículos elétricos no Brasil, considerando as características específicas do país, as quais influenciam o padrão de penetração destes. Pode-se destacar a elevada participação de biocombustíveis, fator que torna a determinante de mitigação de emissões menos relevante e a concentração da frota em modelos populares, segmento em que veículos elétricos têm pouca competitividade. A falta de infraestrutura de recarga também é um desafio em um país com dimensões continentais. A experiência prévia brasileira de difusão dos carros a etanol e bicombustíveis é importante para compreender como o país responde à introdução de tecnologias automotivas alternativas As características do mercado brasileiro deverão tornar a trajetória de difusão no país singular, com a entrada tardia dos veículos elétricos em nichos de mercado com alto poder aquisitivo e a coexistência de diferentes tecnologias automotivas. |
id |
UFF-2_62c60103f213c443649c74c950832682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34242 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoçãoVeículo elétricoBiocombustívelBrasilTecnologia automotivaA crescente preocupação com os efeitos climáticos das emissões de COଶ, as quais têm no setor de transportes uma de suas principais fontes, motivou a busca por alternativas menos poluentes nesse segmento, tais como os veículos elétricos. Além dos aspectos climáticos, a difusão destes veículos atenderia a outros objetivos, como a redução da dependência de petróleo em países importadores, a diminuição do ruído nas áreas urbanas e a melhora na qualidade do ar. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de políticas de incentivo à adoção para a difusão de veículos elétricos no Brasil, considerando as características específicas do país, as quais influenciam o padrão de penetração destes. Pode-se destacar a elevada participação de biocombustíveis, fator que torna a determinante de mitigação de emissões menos relevante e a concentração da frota em modelos populares, segmento em que veículos elétricos têm pouca competitividade. A falta de infraestrutura de recarga também é um desafio em um país com dimensões continentais. A experiência prévia brasileira de difusão dos carros a etanol e bicombustíveis é importante para compreender como o país responde à introdução de tecnologias automotivas alternativas As características do mercado brasileiro deverão tornar a trajetória de difusão no país singular, com a entrada tardia dos veículos elétricos em nichos de mercado com alto poder aquisitivo e a coexistência de diferentes tecnologias automotivas.The concern about the climate effects of COଶ emissions, which comes largely from the transport sector, has motivated the search for less polluting alternatives in this sector. The introduction of electric vehicles is one of the ways to reduce COଶ emissions from the transport sector. In addition, the diffusion of electric vehicles could help to achieve other objectives, such as the reduction of oil dependence in importing countries, the reduction of noise in urban areas and improved air quality. The objective of this study is to highlight the importance of adoption incentive policies for the diffusion of electric vehicles in Brazil, considering the specific characteristics of the country, which influence the way in which electric vehicles will be introduced. We can highlight the high share of biofuels that makes the issue of emissions less relevant and the concentration of the fleet in low value cars, a segment in which electric vehicles have less competitiveness. The lack of recharging infrastructure is also a challenge in a country with continental dimensions. Previous Brazilian experience with ethanol and flex-fuel vehicles is important to understand how the country responds to the introduction of alternative automotive technologies. The specific characteristics of the Brazilian market will make the diffusion trajectory in this country distinct from the others, with the late introduction of electric vehicles in market segments with high purchasing power and the coexistence of different automotive technologies.91 f.Losekann, Luciano Diashttp://lattes.cnpq.br/9494643475315811Urraca-Ruiz, Anahttp://lattes.cnpq.br/3295872770043382Almeida, Edmar Luiz Fagundes dehttp://lattes.cnpq.br/4102448005988261Silva, Niágara Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/2695850723126770http://lattes.cnpq.br/8686506939723923Cordeiro, Ana Carolina Ramos2024-08-16T20:23:28Z2024-08-16T20:23:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORDEIRO, Ana Carolina Ramos. A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-16T20:23:32Zoai:app.uff.br:1/34242Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:03.443564Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção |
title |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção |
spellingShingle |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção Cordeiro, Ana Carolina Ramos Veículo elétrico Biocombustível Brasil Tecnologia automotiva |
title_short |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção |
title_full |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção |
title_fullStr |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção |
title_full_unstemmed |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção |
title_sort |
A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção |
author |
Cordeiro, Ana Carolina Ramos |
author_facet |
Cordeiro, Ana Carolina Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Losekann, Luciano Dias http://lattes.cnpq.br/9494643475315811 Urraca-Ruiz, Ana http://lattes.cnpq.br/3295872770043382 Almeida, Edmar Luiz Fagundes de http://lattes.cnpq.br/4102448005988261 Silva, Niágara Rodrigues da http://lattes.cnpq.br/2695850723126770 http://lattes.cnpq.br/8686506939723923 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Ana Carolina Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículo elétrico Biocombustível Brasil Tecnologia automotiva |
topic |
Veículo elétrico Biocombustível Brasil Tecnologia automotiva |
description |
A crescente preocupação com os efeitos climáticos das emissões de COଶ, as quais têm no setor de transportes uma de suas principais fontes, motivou a busca por alternativas menos poluentes nesse segmento, tais como os veículos elétricos. Além dos aspectos climáticos, a difusão destes veículos atenderia a outros objetivos, como a redução da dependência de petróleo em países importadores, a diminuição do ruído nas áreas urbanas e a melhora na qualidade do ar. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de políticas de incentivo à adoção para a difusão de veículos elétricos no Brasil, considerando as características específicas do país, as quais influenciam o padrão de penetração destes. Pode-se destacar a elevada participação de biocombustíveis, fator que torna a determinante de mitigação de emissões menos relevante e a concentração da frota em modelos populares, segmento em que veículos elétricos têm pouca competitividade. A falta de infraestrutura de recarga também é um desafio em um país com dimensões continentais. A experiência prévia brasileira de difusão dos carros a etanol e bicombustíveis é importante para compreender como o país responde à introdução de tecnologias automotivas alternativas As características do mercado brasileiro deverão tornar a trajetória de difusão no país singular, com a entrada tardia dos veículos elétricos em nichos de mercado com alto poder aquisitivo e a coexistência de diferentes tecnologias automotivas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-16T20:23:28Z 2024-08-16T20:23:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORDEIRO, Ana Carolina Ramos. A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242 |
identifier_str_mv |
CORDEIRO, Ana Carolina Ramos. A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823668934737920 |