A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana Carolina Ramos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242
Resumo: A crescente preocupação com os efeitos climáticos das emissões de COଶ, as quais têm no setor de transportes uma de suas principais fontes, motivou a busca por alternativas menos poluentes nesse segmento, tais como os veículos elétricos. Além dos aspectos climáticos, a difusão destes veículos atenderia a outros objetivos, como a redução da dependência de petróleo em países importadores, a diminuição do ruído nas áreas urbanas e a melhora na qualidade do ar. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de políticas de incentivo à adoção para a difusão de veículos elétricos no Brasil, considerando as características específicas do país, as quais influenciam o padrão de penetração destes. Pode-se destacar a elevada participação de biocombustíveis, fator que torna a determinante de mitigação de emissões menos relevante e a concentração da frota em modelos populares, segmento em que veículos elétricos têm pouca competitividade. A falta de infraestrutura de recarga também é um desafio em um país com dimensões continentais. A experiência prévia brasileira de difusão dos carros a etanol e bicombustíveis é importante para compreender como o país responde à introdução de tecnologias automotivas alternativas As características do mercado brasileiro deverão tornar a trajetória de difusão no país singular, com a entrada tardia dos veículos elétricos em nichos de mercado com alto poder aquisitivo e a coexistência de diferentes tecnologias automotivas.
id UFF-2_62c60103f213c443649c74c950832682
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34242
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoçãoVeículo elétricoBiocombustívelBrasilTecnologia automotivaA crescente preocupação com os efeitos climáticos das emissões de COଶ, as quais têm no setor de transportes uma de suas principais fontes, motivou a busca por alternativas menos poluentes nesse segmento, tais como os veículos elétricos. Além dos aspectos climáticos, a difusão destes veículos atenderia a outros objetivos, como a redução da dependência de petróleo em países importadores, a diminuição do ruído nas áreas urbanas e a melhora na qualidade do ar. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de políticas de incentivo à adoção para a difusão de veículos elétricos no Brasil, considerando as características específicas do país, as quais influenciam o padrão de penetração destes. Pode-se destacar a elevada participação de biocombustíveis, fator que torna a determinante de mitigação de emissões menos relevante e a concentração da frota em modelos populares, segmento em que veículos elétricos têm pouca competitividade. A falta de infraestrutura de recarga também é um desafio em um país com dimensões continentais. A experiência prévia brasileira de difusão dos carros a etanol e bicombustíveis é importante para compreender como o país responde à introdução de tecnologias automotivas alternativas As características do mercado brasileiro deverão tornar a trajetória de difusão no país singular, com a entrada tardia dos veículos elétricos em nichos de mercado com alto poder aquisitivo e a coexistência de diferentes tecnologias automotivas.The concern about the climate effects of COଶ emissions, which comes largely from the transport sector, has motivated the search for less polluting alternatives in this sector. The introduction of electric vehicles is one of the ways to reduce COଶ emissions from the transport sector. In addition, the diffusion of electric vehicles could help to achieve other objectives, such as the reduction of oil dependence in importing countries, the reduction of noise in urban areas and improved air quality. The objective of this study is to highlight the importance of adoption incentive policies for the diffusion of electric vehicles in Brazil, considering the specific characteristics of the country, which influence the way in which electric vehicles will be introduced. We can highlight the high share of biofuels that makes the issue of emissions less relevant and the concentration of the fleet in low value cars, a segment in which electric vehicles have less competitiveness. The lack of recharging infrastructure is also a challenge in a country with continental dimensions. Previous Brazilian experience with ethanol and flex-fuel vehicles is important to understand how the country responds to the introduction of alternative automotive technologies. The specific characteristics of the Brazilian market will make the diffusion trajectory in this country distinct from the others, with the late introduction of electric vehicles in market segments with high purchasing power and the coexistence of different automotive technologies.91 f.Losekann, Luciano Diashttp://lattes.cnpq.br/9494643475315811Urraca-Ruiz, Anahttp://lattes.cnpq.br/3295872770043382Almeida, Edmar Luiz Fagundes dehttp://lattes.cnpq.br/4102448005988261Silva, Niágara Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/2695850723126770http://lattes.cnpq.br/8686506939723923Cordeiro, Ana Carolina Ramos2024-08-16T20:23:28Z2024-08-16T20:23:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORDEIRO, Ana Carolina Ramos. A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-16T20:23:32Zoai:app.uff.br:1/34242Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:03.443564Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
title A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
spellingShingle A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
Cordeiro, Ana Carolina Ramos
Veículo elétrico
Biocombustível
Brasil
Tecnologia automotiva
title_short A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
title_full A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
title_fullStr A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
title_full_unstemmed A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
title_sort A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção
author Cordeiro, Ana Carolina Ramos
author_facet Cordeiro, Ana Carolina Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Losekann, Luciano Dias
http://lattes.cnpq.br/9494643475315811
Urraca-Ruiz, Ana
http://lattes.cnpq.br/3295872770043382
Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
http://lattes.cnpq.br/4102448005988261
Silva, Niágara Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/2695850723126770
http://lattes.cnpq.br/8686506939723923
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Ana Carolina Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Veículo elétrico
Biocombustível
Brasil
Tecnologia automotiva
topic Veículo elétrico
Biocombustível
Brasil
Tecnologia automotiva
description A crescente preocupação com os efeitos climáticos das emissões de COଶ, as quais têm no setor de transportes uma de suas principais fontes, motivou a busca por alternativas menos poluentes nesse segmento, tais como os veículos elétricos. Além dos aspectos climáticos, a difusão destes veículos atenderia a outros objetivos, como a redução da dependência de petróleo em países importadores, a diminuição do ruído nas áreas urbanas e a melhora na qualidade do ar. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de políticas de incentivo à adoção para a difusão de veículos elétricos no Brasil, considerando as características específicas do país, as quais influenciam o padrão de penetração destes. Pode-se destacar a elevada participação de biocombustíveis, fator que torna a determinante de mitigação de emissões menos relevante e a concentração da frota em modelos populares, segmento em que veículos elétricos têm pouca competitividade. A falta de infraestrutura de recarga também é um desafio em um país com dimensões continentais. A experiência prévia brasileira de difusão dos carros a etanol e bicombustíveis é importante para compreender como o país responde à introdução de tecnologias automotivas alternativas As características do mercado brasileiro deverão tornar a trajetória de difusão no país singular, com a entrada tardia dos veículos elétricos em nichos de mercado com alto poder aquisitivo e a coexistência de diferentes tecnologias automotivas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-16T20:23:28Z
2024-08-16T20:23:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORDEIRO, Ana Carolina Ramos. A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242
identifier_str_mv CORDEIRO, Ana Carolina Ramos. A difusão do carro elétrico no Brasil: desafios e políticas de incentivo à adoção. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823668934737920