A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5647
Resumo: O presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetos
id UFF-2_6338ea43cca765ce788818e85f01eb9d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5647
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa VerdeEducação escolar indígenaEducação do campoComunidades Tradicionais Caiçaras e IndígenasPedagogiaO presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetosAngra dos ReisNobre, Domingos BarrosOliveira, Mara Edilara Batista deRibeiro, William de GoesVecchia, Anna Beatriz Albuquerque2018-01-26T17:22:48Z2018-01-26T17:22:48Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5647Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T20:11:58Zoai:app.uff.br:1/5647Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-10T20:11:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
title A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
spellingShingle A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque
Educação escolar indígena
Educação do campo
Comunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas
Pedagogia
title_short A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
title_full A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
title_fullStr A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
title_full_unstemmed A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
title_sort A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
author Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque
author_facet Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Domingos Barros
Oliveira, Mara Edilara Batista de
Ribeiro, William de Goes
dc.contributor.author.fl_str_mv Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Educação do campo
Comunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas
Pedagogia
topic Educação escolar indígena
Educação do campo
Comunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas
Pedagogia
description O presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26T17:22:48Z
2018-01-26T17:22:48Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5647
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5647
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838704319856640