A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5647 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetos |
id |
UFF-2_6338ea43cca765ce788818e85f01eb9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5647 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa VerdeEducação escolar indígenaEducação do campoComunidades Tradicionais Caiçaras e IndígenasPedagogiaO presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetosAngra dos ReisNobre, Domingos BarrosOliveira, Mara Edilara Batista deRibeiro, William de GoesVecchia, Anna Beatriz Albuquerque2018-01-26T17:22:48Z2018-01-26T17:22:48Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5647Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T20:11:58Zoai:app.uff.br:1/5647Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:07.870616Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde |
title |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde |
spellingShingle |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque Educação escolar indígena Educação do campo Comunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas Pedagogia |
title_short |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde |
title_full |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde |
title_fullStr |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde |
title_full_unstemmed |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde |
title_sort |
A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde |
author |
Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque |
author_facet |
Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nobre, Domingos Barros Oliveira, Mara Edilara Batista de Ribeiro, William de Goes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar indígena Educação do campo Comunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas Pedagogia |
topic |
Educação escolar indígena Educação do campo Comunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas Pedagogia |
description |
O presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetos |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-26T17:22:48Z 2018-01-26T17:22:48Z 2018-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5647 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5647 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823582783733760 |