O desastre de Brumadinho e abordagem CTSA: uma proposta de ensino cooperativo para cálculos estequiométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Matheus Pires da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25766
Resumo: A atividade mineradora consiste em uma atividade econômica de destaque no país. Do mesmo modo, os impactos ambientais decorrentes de tal atividade apresentam-se em distintas escalas, geralmente com proporções catastróficas, como por exemplo o desastre de Brumadinho- MG (2019). Dada a proporção e importância desse acidente, optou-se pela escolha de tal tema para ser trabalhado nessa investigação, numa perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com vistas a aprendizagem de estequiometria uma vez que os alunos da educação básica possuem muita dificuldade com esse conteúdo. Assim, essa investigação objetiva elaborar e validar uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) para o estudo de cálculos estequiométricos, pautado em uma abordagem CTSA e na metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw, utilizando como temática o desastre de Brumadinho. A aplicação da SEA em escolas da educação básica ficou impossibilitada em razão da pandemia imposta em decorrência do COVID-19. Desta forma, posterior à elaboração da SEA, foi adaptado um instrumento de validação, para ser respondido por professores da educação básica, professores formadores e futuros professores de química, para que avaliassem e expusessem suas percepções sobre a SEA produzida. Neste sentido os resultados evidenciaram a importância da aplicação de uma proposta de ensino temática para promover a formação cidadã. Além disso, a partir do processo de avaliação por pares e especialistas buscou perspectivas dos professores frente ao instrumento de validação da SEA, e foi constatado que os professores em formação inicial possuem dificuldade na adequação da carga horária ao desenvolver determinado conteúdo, apenas o professor formador voltou sua atenção para os instrumentos avaliativos, e que os professores da educação básica têm uma preocupação maior ao se considerar a realidade da escola no planejamento das atividades. Assim, os resultados apontaram também que a validação da SEA poderá proporcionar ajustes ao material, de acordo com o contexto em que for aplicado.
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Assim, essa investigação objetiva elaborar e validar uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) para o estudo de cálculos estequiométricos, pautado em uma abordagem CTSA e na metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw, utilizando como temática o desastre de Brumadinho. A aplicação da SEA em escolas da educação básica ficou impossibilitada em razão da pandemia imposta em decorrência do COVID-19. Desta forma, posterior à elaboração da SEA, foi adaptado um instrumento de validação, para ser respondido por professores da educação básica, professores formadores e futuros professores de química, para que avaliassem e expusessem suas percepções sobre a SEA produzida. Neste sentido os resultados evidenciaram a importância da aplicação de uma proposta de ensino temática para promover a formação cidadã. Além disso, a partir do processo de avaliação por pares e especialistas buscou perspectivas dos professores frente ao instrumento de validação da SEA, e foi constatado que os professores em formação inicial possuem dificuldade na adequação da carga horária ao desenvolver determinado conteúdo, apenas o professor formador voltou sua atenção para os instrumentos avaliativos, e que os professores da educação básica têm uma preocupação maior ao se considerar a realidade da escola no planejamento das atividades. Assim, os resultados apontaram também que a validação da SEA poderá proporcionar ajustes ao material, de acordo com o contexto em que for aplicado.The mining activity is a prominent economic activity in the country. In the same way, the environmental impacts resulting from such activity are presented at different scales, usually with catastrophic proportions, such as the disaster of Brumadinho/MG (2019). Given the proportion and importance of this accident, it was decided to choose such a topic to be worked on in this investigation, from a Science, Technology, Society and Environment (STSE) perspective, with a view to learning stoichiometry since basic education students have very difficult with this contente. Thus, this investigation aims to develop and validate a TeachingLearning Sequence (TLS) for the study of stoichiometric calculations, based on a STSE approach and the Jigsaw cooperative learning methodology, using the Brumadinho disaster as a theme. The application of TLS in basic education schools was made impossible due to the pandemic imposed as a result of COVID-19. In this way, after the elaboration of the TLS, a validation instrument was adapted, to be answered by Basic Education teachers, former teachers and future Chemistry teachers, so that they could evaluate and expose their perceptions about the TLS produced. In this sense, the results evidenced the importance of application a thematic teaching proposal to promote citizen education. In addition, from the peer and expert evaluation process, it sought teachers' perspectives against the TLS validation instrument, and it was found that teachers in initial training have difficulty in adapting the workload when developing certain content, only the teacher trainer turned his attention to the evaluation instruments, and that teachers of basic education have a greater concern when considering the reality of school in planning activities. Thus, the results also pointed out that the validation of TLS can provide adjustments to the material, according to the context in which it is applied.76 p.Assai, Natany Dayani de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388Amado, Beatriz Crittellihttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437Oliveira, Ana Angélica Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210http://lattes.cnpq.br/4575685445728060Costa, Matheus Pires da2022-07-20T14:32:44Z2022-07-20T14:32:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Matheus Pires da. O desastre de Brumadinho e abordagem CTSA: uma proposta de ensino cooperativo para cálculos estequiométricos. 2022. 76 f. 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