Álgebra elementar : do verbal ao simbólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andressa dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77253
Resumo: O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica.
id UFRGS-2_9393305fb3ad7bb326ef959875003914
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77253
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Andressa dos SantosSant'Ana, Marilaine de Fraga2013-08-22T01:45:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/77253000895783O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica.This paper presents a teaching proposal for the introduction of elementary algebra in the middle school which aims the students' understanding of the necessity of algebraic language using, initially, the native language. We developed this proposal after a theoretical study about the existent approaches between the native language and mathematics, about the most frequent difficulties among students and about the historical evolution of algebraic notation. For a better understanding of the issue, we also defined what we’ll call as teaching, communication, speech, language, algebra, algebraic thinking and algebraic language. The motivation to write about this subject arose because we believe that algebraic language, which is used by the teacher in elementary and high school, may be incomprehensible to the students, and algebra may be like a useless content to them. Assuming that these conditions may be coming from a lack of understanding of algebra practical applications and from the reason of using letters in mathematics, the teaching proposal presented here seeks to use the students’ native language in solutions for problem-situations to show them the necessity of algebra and of algebraic language.application/pdfporMetodologia do ensinoAlgebra elementarEnsino : MatematicaElementary algebraElementary and high schoolTeaching methodologyAlgebraic languageNative languageÁlgebra elementar : do verbal ao simbólicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895783.pdf000895783.pdfTexto completoapplication/pdf2939203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/1/000895783.pdf47ebcfa278043060967d4e3cb3eee757MD51TEXT000895783.pdf.txt000895783.pdf.txtExtracted Texttext/plain160328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/2/000895783.pdf.txte1e4452e5ef33bc0eb48474af0b80086MD52THUMBNAIL000895783.pdf.jpg000895783.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/3/000895783.pdf.jpgbe84a09ddc0bbb40bafad646bfa23520MD5310183/772532018-10-17 07:26:39.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
title Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
spellingShingle Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
Ferreira, Andressa dos Santos
Metodologia do ensino
Algebra elementar
Ensino : Matematica
Elementary algebra
Elementary and high school
Teaching methodology
Algebraic language
Native language
title_short Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
title_full Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
title_fullStr Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
title_full_unstemmed Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
title_sort Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
author Ferreira, Andressa dos Santos
author_facet Ferreira, Andressa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andressa dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia do ensino
Algebra elementar
Ensino : Matematica
topic Metodologia do ensino
Algebra elementar
Ensino : Matematica
Elementary algebra
Elementary and high school
Teaching methodology
Algebraic language
Native language
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary algebra
Elementary and high school
Teaching methodology
Algebraic language
Native language
description O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a língua materna. Elaboramos esta proposta após um estudo teórico sobre as aproximações existentes entre a língua materna e a matemática, sobre as dificuldades mais frequentes entre os alunos e sobre a evolução histórica da notação algébrica. Para uma melhor compreensão do tema, também definimos o que chamaremos de ensino, comunicação, linguagem, língua, álgebra, pensamento algébrico e linguagem algébrica. A motivação para escrever sobre o presente tema surgiu por acreditarmos que a linguagem algébrica, utilizada pelo professor no ensino básico, pode estar sendo incompreensível para os alunos e a álgebra pode estar lhes parecendo um conteúdo inútil. Supondo que estas situações podem ser advindas de uma falta de entendimento de aplicações práticas da álgebra e do motivo de se utilizar letras na matemática, a proposta de ensino, aqui apresentada, procura usar a língua materna dos alunos em soluções de situações problema para mostrar-lhes a necessidade da álgebra e da linguagem algébrica.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895783
url http://hdl.handle.net/10183/77253
identifier_str_mv 000895783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/1/000895783.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/2/000895783.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77253/3/000895783.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47ebcfa278043060967d4e3cb3eee757
e1e4452e5ef33bc0eb48474af0b80086
be84a09ddc0bbb40bafad646bfa23520
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450745565184