Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plauska, Geraldo Claret
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4226
Resumo: O ensino da física no curso de formação de professores na modalidade Normal, vem sendo analisado e considerado deficiente por renomados educadores e até pelos próprios docentes que atuam nesses cursos. Para muitos, ensina-se física no Curso Normal sem a revestir de uma metodologia diferenciada que venha facilitar a futura transposição didática para os alunos das primeiras séries da educação básica. O presente trabalho é dirigido a auxiliar os estudantes normalistas, com uma proposta de ensino de alguns tópicos de astronomia utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), e com foco na participação ativa dos alunos, pretendendo-se que a metodologia proposta possa ser utilizada num futuro exercício da docência. Priorizou-se tópicos segundo a necessidade de adequação do conteúdo da matéria disposta no currículo mínimo para os normalistas à grade curricular do primeiro ciclo do ensino fundamental da educação do município de Volta Redonda. Na proposta, a atividade dos alunos em cada aula consta essencialmente de observação e registro, em forma de descrição (resumo), dos conteúdos exibidos e/ou explicados em vídeos, em aplicativos de simulação e em imagens (figuras), encadeados em uma sequência didática estabelecida. Para orientar os alunos, são feitas questões pertinentes que servem de base para a descrição e que também objetivam a organização dos conceitos aprimorando e/ou criando subsunçores, conforme a teoria de aprendizagem de Ausubel
id UFF-2_65505cb4396b04df85aee0ee2d476906
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4226
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso NormalEnsino de físicaCurso NormalProposta didáticaTópicos de astronomiaEnsino de físicaEnsino de astronomiaCurso NormalAprendizagem significativaDidáticaPhysics teachingTeacher-training collegeDidactic proposalAstronomy topicsO ensino da física no curso de formação de professores na modalidade Normal, vem sendo analisado e considerado deficiente por renomados educadores e até pelos próprios docentes que atuam nesses cursos. Para muitos, ensina-se física no Curso Normal sem a revestir de uma metodologia diferenciada que venha facilitar a futura transposição didática para os alunos das primeiras séries da educação básica. O presente trabalho é dirigido a auxiliar os estudantes normalistas, com uma proposta de ensino de alguns tópicos de astronomia utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), e com foco na participação ativa dos alunos, pretendendo-se que a metodologia proposta possa ser utilizada num futuro exercício da docência. Priorizou-se tópicos segundo a necessidade de adequação do conteúdo da matéria disposta no currículo mínimo para os normalistas à grade curricular do primeiro ciclo do ensino fundamental da educação do município de Volta Redonda. Na proposta, a atividade dos alunos em cada aula consta essencialmente de observação e registro, em forma de descrição (resumo), dos conteúdos exibidos e/ou explicados em vídeos, em aplicativos de simulação e em imagens (figuras), encadeados em uma sequência didática estabelecida. Para orientar os alunos, são feitas questões pertinentes que servem de base para a descrição e que também objetivam a organização dos conceitos aprimorando e/ou criando subsunçores, conforme a teoria de aprendizagem de AusubelCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe physics teaching in the teacher-training college in the Normal mode, has been analyzed and considered deficient by renowned educators and even by teachers themselves who work in these courses. For many, it is taught physics at teacher training course without covered of a different methodology that will facilitate the future implementation teaching for students of the first grades of basic education. This work is intended to assist students for teaching, with an educational proposal of some astronomical topics using information and communication technologies (ICTs) and with the focus on active participation of students, intending that the proposed methodology can be used in a future exercise of teaching. It was prioritized topics second to the need to adapt the matter content prepared in the minimum curriculum for teacher-training to the curriculum of the first cycle of basic education of the Volta Redonda city education. In the proposal, the students; activity in each class consists essentially of observation and recording, in the form of description, the content displayed and/or explained in videos, in simulation applications and images (pictures), chained in an established didactic sequence. To guide students in the topic description, are asked relevant questions that serve as the basis for the description and which also aim the organization of concepts improving and/or creating subsumers, according to Ausubel’s learning theoryHuguenin, José Augusto OliveiraPapa, Andrés Reinaldo RodriguezAuler, Luiz Telmo da SilvaPlauska, Geraldo Claret2017-08-21T16:05:50Z2017-08-21T16:05:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4226Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:44:27Zoai:app.uff.br:1/4226Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T19:44:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
title Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
Plauska, Geraldo Claret
Ensino de física
Curso Normal
Proposta didática
Tópicos de astronomia
Ensino de física
Ensino de astronomia
Curso Normal
Aprendizagem significativa
Didática
Physics teaching
Teacher-training college
Didactic proposal
Astronomy topics
title_short Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
title_full Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
title_sort Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal
author Plauska, Geraldo Claret
author_facet Plauska, Geraldo Claret
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huguenin, José Augusto Oliveira
Papa, Andrés Reinaldo Rodriguez
Auler, Luiz Telmo da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Plauska, Geraldo Claret
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Curso Normal
Proposta didática
Tópicos de astronomia
Ensino de física
Ensino de astronomia
Curso Normal
Aprendizagem significativa
Didática
Physics teaching
Teacher-training college
Didactic proposal
Astronomy topics
topic Ensino de física
Curso Normal
Proposta didática
Tópicos de astronomia
Ensino de física
Ensino de astronomia
Curso Normal
Aprendizagem significativa
Didática
Physics teaching
Teacher-training college
Didactic proposal
Astronomy topics
description O ensino da física no curso de formação de professores na modalidade Normal, vem sendo analisado e considerado deficiente por renomados educadores e até pelos próprios docentes que atuam nesses cursos. Para muitos, ensina-se física no Curso Normal sem a revestir de uma metodologia diferenciada que venha facilitar a futura transposição didática para os alunos das primeiras séries da educação básica. O presente trabalho é dirigido a auxiliar os estudantes normalistas, com uma proposta de ensino de alguns tópicos de astronomia utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), e com foco na participação ativa dos alunos, pretendendo-se que a metodologia proposta possa ser utilizada num futuro exercício da docência. Priorizou-se tópicos segundo a necessidade de adequação do conteúdo da matéria disposta no currículo mínimo para os normalistas à grade curricular do primeiro ciclo do ensino fundamental da educação do município de Volta Redonda. Na proposta, a atividade dos alunos em cada aula consta essencialmente de observação e registro, em forma de descrição (resumo), dos conteúdos exibidos e/ou explicados em vídeos, em aplicativos de simulação e em imagens (figuras), encadeados em uma sequência didática estabelecida. Para orientar os alunos, são feitas questões pertinentes que servem de base para a descrição e que também objetivam a organização dos conceitos aprimorando e/ou criando subsunçores, conforme a teoria de aprendizagem de Ausubel
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21T16:05:50Z
2017-08-21T16:05:50Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4226
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4226
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135332631609344