Educação permanente no programa de imunizações: minimizando oportunidades perdidas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3044 |
Resumo: | A vacinação é uma das ações primordiais da Atenção Básica, entretanto a ocorrência de Oportunidades Perdidas de Vacinação (OPV) aponta para a necessidade de se instituir estratégias de Educação Permanente em Vacinação, direcionadas aos profissionais de saúde, especialmente àqueles responsáveis pelo atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF). O objeto deste estudo foi a Educação Permanente em Saúde (EPS) sobre OPV na USF, e como objetivo geral o estudo visou: Propor uma experiência de EPS sobre OPV no contexto do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma USF da Baixada Fluminense. E especificamente: 1) Identificar o conhecimento dos profissionais de saúde atuantes nesta USF sobre OPV; 2) Descrever os motivos que levam à ocorrência de OPV relacionadas a estes profissionais; 3) Sensibilizar a equipe multiprofissional desta unidade de saúde sobre a importância da vacinação através da elaboração de um plano de intervenção para o problema. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, pesquisa-ação, através de trabalho de campo com elaboração de um Plano de Intervenção baseado numa simplificação do método Planejamento Estratégico Situacional (PES). A amostra constituiu-se por 13 trabalhadores da equipe multiprofissional atuantes nesta unidade. Os dados foram coletados através de questionário misto e submetidos à Análise de Conteúdo segundo Bardin. Foram realizados encontros de EPS, onde foi feita a análise das causas do problema em questão, definidos os Nós Críticos (NC) e criadas operações específicas para cada nó, culminando no Plano de Intervenção. A prática de vacinação pode expandir as atitudes profissionais buscando a compreensão das diferentes situações e desdobrando novas possibilidades com a consequente redução das oportunidades perdidas em imunização. Para tanto, a educação permanente em saúde deve ser adotada, visando principalmente à reflexão crítica profissional ante temas referentes à imunização, acompanhamento adequado das coberturas vacinais, busca ativa dos faltosos e demais estratégias de ação contando com o envolvimento de toda a equipe multiprofissional |
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E especificamente: 1) Identificar o conhecimento dos profissionais de saúde atuantes nesta USF sobre OPV; 2) Descrever os motivos que levam à ocorrência de OPV relacionadas a estes profissionais; 3) Sensibilizar a equipe multiprofissional desta unidade de saúde sobre a importância da vacinação através da elaboração de um plano de intervenção para o problema. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, pesquisa-ação, através de trabalho de campo com elaboração de um Plano de Intervenção baseado numa simplificação do método Planejamento Estratégico Situacional (PES). A amostra constituiu-se por 13 trabalhadores da equipe multiprofissional atuantes nesta unidade. Os dados foram coletados através de questionário misto e submetidos à Análise de Conteúdo segundo Bardin. 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Para tanto, a educação permanente em saúde deve ser adotada, visando principalmente à reflexão crítica profissional ante temas referentes à imunização, acompanhamento adequado das coberturas vacinais, busca ativa dos faltosos e demais estratégias de ação contando com o envolvimento de toda a equipe multiprofissionalVaccination is one of the main actions of the basic attention however the occurrence of missed opportunities for vaccination (MOV) points to the need to establish permanent education in Vaccination strategies, directed at health professionals, especially those responsible for servicing in family health units (FHU). The object of this study was the permanent education in health (PEH) about missed opportunities for vaccination in FHU, and as a general objective the study aimed to: To propose an experience of PEH on MOV in the context of the NationalProgramme of Immunizations (NPI) in a FHU of the Baixada Fluminense’s region. And specifically: 1) Identify the knowledge of health professionals acting in this FHU about MOV; 2) Describe the reasons that lead to the occurrence of MOV related to these professionals; 3) Sensitize the multidisciplinary team of this health unit about the importance of vaccination through the preparation of a contingency plan for the problem. It is descriptive research of qualitative approach, through field work, aimed at drawing up a contingency plan based on a simplification of the Situational strategic planning (SSP) method. The sample was created by 13 workers of the multiprofessional team working on this unit. The data were collected through questionnaire and joint subjected to content Analysis according to Bardin. PEH meetings were held, where the analysis of the causes of the problem in question, definided critical nodes (CN) and created specific operations for each node, culminating in the contingency plan.The practice of vaccination may expand the professional attitudes seeking the understanding of the different situations and deploying new possibilities with the consequent reduction of missed opportunities in immunization. To that end, the permanent education in health should be adopted, aiming mainly to critical reflection themes relating to immunization against professional, appropriate follow-up of vaccine coverage, active search of absentees and other action strategies with the involvement of the entire multidisciplinary teamCorvino, Marcos Paulo FonsecaNey, Márcia da SilveiraCortez, Elaine AntunesAssad, Suellen Gomes Barbosa2017-03-13T19:38:59Z2017-03-13T19:38:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSAD, Suellen Gomes Barbosa. Educação permanente no programa de imunizações: minimizando oportunidades perdidas. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/3044http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:45Zoai:app.uff.br:1/3044Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:57:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A vacinação é uma das ações primordiais da Atenção Básica, entretanto a ocorrência de Oportunidades Perdidas de Vacinação (OPV) aponta para a necessidade de se instituir estratégias de Educação Permanente em Vacinação, direcionadas aos profissionais de saúde, especialmente àqueles responsáveis pelo atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF). O objeto deste estudo foi a Educação Permanente em Saúde (EPS) sobre OPV na USF, e como objetivo geral o estudo visou: Propor uma experiência de EPS sobre OPV no contexto do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma USF da Baixada Fluminense. E especificamente: 1) Identificar o conhecimento dos profissionais de saúde atuantes nesta USF sobre OPV; 2) Descrever os motivos que levam à ocorrência de OPV relacionadas a estes profissionais; 3) Sensibilizar a equipe multiprofissional desta unidade de saúde sobre a importância da vacinação através da elaboração de um plano de intervenção para o problema. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, pesquisa-ação, através de trabalho de campo com elaboração de um Plano de Intervenção baseado numa simplificação do método Planejamento Estratégico Situacional (PES). A amostra constituiu-se por 13 trabalhadores da equipe multiprofissional atuantes nesta unidade. Os dados foram coletados através de questionário misto e submetidos à Análise de Conteúdo segundo Bardin. Foram realizados encontros de EPS, onde foi feita a análise das causas do problema em questão, definidos os Nós Críticos (NC) e criadas operações específicas para cada nó, culminando no Plano de Intervenção. A prática de vacinação pode expandir as atitudes profissionais buscando a compreensão das diferentes situações e desdobrando novas possibilidades com a consequente redução das oportunidades perdidas em imunização. Para tanto, a educação permanente em saúde deve ser adotada, visando principalmente à reflexão crítica profissional ante temas referentes à imunização, acompanhamento adequado das coberturas vacinais, busca ativa dos faltosos e demais estratégias de ação contando com o envolvimento de toda a equipe multiprofissional |
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