Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das concepções pedagógicas e práticas educativas no processo de formação dos educandos (as) e especificamente se pretende investigar o processo de evolução histórica das concepções pedagógicas dos últimos anos; identificar as principais abordagens teóricas adotadas nas escolas públicas brasileiras e descrever o papel do professor e dos estudantes diante as novas concepções e práticas educativas. A metodologia adotada para sua construção é bibliográfica e de cunho qualitativo, pois para sua constituição foi necessário fazer uma coleta de material bibliográfico e submetê-lo a um processo de análise hermenêutica. O material coletado foi extraído de periódicos, bibliotecas digitas e livros que permitiram chegar a constatação de que tanto as novas concepções pedagógicas quanto às práticas educativas que hoje estão sendo empregadas em algumas escolas brasileiras, ainda que timidamente estão impactando de forma positiva na formação intelectual das crianças. |
id |
UFF-2_688e7c556df46005bcc768de85106ab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30161 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativasConcepções pedagógicasPráticas educativasFormação intelectual dos estudantesPedagogical conceptionsEducational methodsStudents' intellectual formationEssa pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das concepções pedagógicas e práticas educativas no processo de formação dos educandos (as) e especificamente se pretende investigar o processo de evolução histórica das concepções pedagógicas dos últimos anos; identificar as principais abordagens teóricas adotadas nas escolas públicas brasileiras e descrever o papel do professor e dos estudantes diante as novas concepções e práticas educativas. A metodologia adotada para sua construção é bibliográfica e de cunho qualitativo, pois para sua constituição foi necessário fazer uma coleta de material bibliográfico e submetê-lo a um processo de análise hermenêutica. O material coletado foi extraído de periódicos, bibliotecas digitas e livros que permitiram chegar a constatação de que tanto as novas concepções pedagógicas quanto às práticas educativas que hoje estão sendo empregadas em algumas escolas brasileiras, ainda que timidamente estão impactando de forma positiva na formação intelectual das crianças.This research's main goal is to analyze the impacts of the pedagogical conceptions and educational methods in the teachers' formation process and specifically intends to investigate the process of historic evolution of the pedagogical conceptions over the last years; identify the main theoretical approaches used at the brazilian public schools and describe the function of the professor up to new conceptions and educational methods. The methodology used to it's construction is bibliographical and of educational nature, because in order to constitute it, it was necessary to collect bibliographical data and submit it to a hermeneutic analysis process. The data was extracted from articles, digital libraries and books that allowed the confirmation that both new pedagogical conceptions and educational methods currently used at some brazilian schools still timidly impact positively in child's intellectual formation.33Silva, Rodrigo Torquato daSilva, Rodrigo Torquato daGonçalves, Anderson Xavier TibauSerra, Dayse Carla GeneroANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de2023-08-31T19:33:54Z2023-08-31T19:33:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAndrade, Dayana Oliveira Muniz de. Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T19:33:58Zoai:app.uff.br:1/30161Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:52.171579Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas |
title |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas |
spellingShingle |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de Concepções pedagógicas Práticas educativas Formação intelectual dos estudantes Pedagogical conceptions Educational methods Students' intellectual formation |
title_short |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas |
title_full |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas |
title_fullStr |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas |
title_full_unstemmed |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas |
title_sort |
Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas |
author |
ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de |
author_facet |
ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Torquato da Silva, Rodrigo Torquato da Gonçalves, Anderson Xavier Tibau Serra, Dayse Carla Genero |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções pedagógicas Práticas educativas Formação intelectual dos estudantes Pedagogical conceptions Educational methods Students' intellectual formation |
topic |
Concepções pedagógicas Práticas educativas Formação intelectual dos estudantes Pedagogical conceptions Educational methods Students' intellectual formation |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das concepções pedagógicas e práticas educativas no processo de formação dos educandos (as) e especificamente se pretende investigar o processo de evolução histórica das concepções pedagógicas dos últimos anos; identificar as principais abordagens teóricas adotadas nas escolas públicas brasileiras e descrever o papel do professor e dos estudantes diante as novas concepções e práticas educativas. A metodologia adotada para sua construção é bibliográfica e de cunho qualitativo, pois para sua constituição foi necessário fazer uma coleta de material bibliográfico e submetê-lo a um processo de análise hermenêutica. O material coletado foi extraído de periódicos, bibliotecas digitas e livros que permitiram chegar a constatação de que tanto as novas concepções pedagógicas quanto às práticas educativas que hoje estão sendo empregadas em algumas escolas brasileiras, ainda que timidamente estão impactando de forma positiva na formação intelectual das crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31T19:33:54Z 2023-08-31T19:33:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Andrade, Dayana Oliveira Muniz de. Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161 |
identifier_str_mv |
Andrade, Dayana Oliveira Muniz de. Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823673195102208 |