Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das concepções pedagógicas e práticas educativas no processo de formação dos educandos (as) e especificamente se pretende investigar o processo de evolução histórica das concepções pedagógicas dos últimos anos; identificar as principais abordagens teóricas adotadas nas escolas públicas brasileiras e descrever o papel do professor e dos estudantes diante as novas concepções e práticas educativas. A metodologia adotada para sua construção é bibliográfica e de cunho qualitativo, pois para sua constituição foi necessário fazer uma coleta de material bibliográfico e submetê-lo a um processo de análise hermenêutica. O material coletado foi extraído de periódicos, bibliotecas digitas e livros que permitiram chegar a constatação de que tanto as novas concepções pedagógicas quanto às práticas educativas que hoje estão sendo empregadas em algumas escolas brasileiras, ainda que timidamente estão impactando de forma positiva na formação intelectual das crianças.
id UFF-2_688e7c556df46005bcc768de85106ab8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30161
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativasConcepções pedagógicasPráticas educativasFormação intelectual dos estudantesPedagogical conceptionsEducational methodsStudents' intellectual formationEssa pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das concepções pedagógicas e práticas educativas no processo de formação dos educandos (as) e especificamente se pretende investigar o processo de evolução histórica das concepções pedagógicas dos últimos anos; identificar as principais abordagens teóricas adotadas nas escolas públicas brasileiras e descrever o papel do professor e dos estudantes diante as novas concepções e práticas educativas. A metodologia adotada para sua construção é bibliográfica e de cunho qualitativo, pois para sua constituição foi necessário fazer uma coleta de material bibliográfico e submetê-lo a um processo de análise hermenêutica. O material coletado foi extraído de periódicos, bibliotecas digitas e livros que permitiram chegar a constatação de que tanto as novas concepções pedagógicas quanto às práticas educativas que hoje estão sendo empregadas em algumas escolas brasileiras, ainda que timidamente estão impactando de forma positiva na formação intelectual das crianças.This research's main goal is to analyze the impacts of the pedagogical conceptions and educational methods in the teachers' formation process and specifically intends to investigate the process of historic evolution of the pedagogical conceptions over the last years; identify the main theoretical approaches used at the brazilian public schools and describe the function of the professor up to new conceptions and educational methods. The methodology used to it's construction is bibliographical and of educational nature, because in order to constitute it, it was necessary to collect bibliographical data and submit it to a hermeneutic analysis process. The data was extracted from articles, digital libraries and books that allowed the confirmation that both new pedagogical conceptions and educational methods currently used at some brazilian schools still timidly impact positively in child's intellectual formation.33Silva, Rodrigo Torquato daSilva, Rodrigo Torquato daGonçalves, Anderson Xavier TibauSerra, Dayse Carla GeneroANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de2023-08-31T19:33:54Z2023-08-31T19:33:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAndrade, Dayana Oliveira Muniz de. Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T19:33:58Zoai:app.uff.br:1/30161Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:52.171579Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
title Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
spellingShingle Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de
Concepções pedagógicas
Práticas educativas
Formação intelectual dos estudantes
Pedagogical conceptions
Educational methods
Students' intellectual formation
title_short Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
title_full Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
title_fullStr Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
title_full_unstemmed Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
title_sort Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas
author ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de
author_facet ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rodrigo Torquato da
Silva, Rodrigo Torquato da
Gonçalves, Anderson Xavier Tibau
Serra, Dayse Carla Genero
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções pedagógicas
Práticas educativas
Formação intelectual dos estudantes
Pedagogical conceptions
Educational methods
Students' intellectual formation
topic Concepções pedagógicas
Práticas educativas
Formação intelectual dos estudantes
Pedagogical conceptions
Educational methods
Students' intellectual formation
description Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das concepções pedagógicas e práticas educativas no processo de formação dos educandos (as) e especificamente se pretende investigar o processo de evolução histórica das concepções pedagógicas dos últimos anos; identificar as principais abordagens teóricas adotadas nas escolas públicas brasileiras e descrever o papel do professor e dos estudantes diante as novas concepções e práticas educativas. A metodologia adotada para sua construção é bibliográfica e de cunho qualitativo, pois para sua constituição foi necessário fazer uma coleta de material bibliográfico e submetê-lo a um processo de análise hermenêutica. O material coletado foi extraído de periódicos, bibliotecas digitas e livros que permitiram chegar a constatação de que tanto as novas concepções pedagógicas quanto às práticas educativas que hoje estão sendo empregadas em algumas escolas brasileiras, ainda que timidamente estão impactando de forma positiva na formação intelectual das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31T19:33:54Z
2023-08-31T19:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Andrade, Dayana Oliveira Muniz de. Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161
identifier_str_mv Andrade, Dayana Oliveira Muniz de. Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823673195102208